1. 'O Brasil tem um grande espírito solidário, mas esse sentimento precisa ser despertado'

    A Escola Nacional de Saúde Pública recebeu o embaixador e ex-ministro da defesa e das Relações Exteriores, Celso Amorim, para uma conversa a respeito das ações de cooperação internacional do governo brasileiro, sobretudo na área humanista da política externa - que inclui a luta contra a fome e a pobreza - e na saúde. Além de comentar o quadro político-geral que levou à intensificação da cooperação sul-sul e os bastidores dos acordos sobre tabaco, IBAS e Brics, referiu-se à Fiocruz como uma instituição de 'orgulho para o país' e ao Brasil como uma nação solidária. "Não há, necessariamente, uma contradição entre solidariedade e interesse nacional. O programa de combate à fome é um exemplo disso". Amorim esteve na ENSP durante o seminário Relações Internacionais e Saúde: Política externa e cooperação internacional em saúde, coordenado pela pesquisadora Celia Almeida. 

  2. ENSP é reconduzida à Secretaria Executiva da Resp para o período 2015-2016

    Foi realizada, em dezembro de 2014, na Escola de Saúde Pública Dr. Salvador Allende/Universidade de Chile, em Santiago, a 3ª Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul (Resp/Unasul), rede na qual a ENSP representa o Brasil e ocupa a Secretaria Executiva. Do encontro, decidiu-se pela produção conjunta de um documento técnico sobre o panorama da Formação de Saúde Pública na região, atividade que será conduzida pelos representantes de Uruguai e Chile, além da aprovação da proposta de Oficina para discutir e avaliar a Educação profissional e Superior. A ENSP foi reconduzida à Secretaria Executiva da Resp para o período 2015-2016.

  3. Evento debate a Translação do Conhecimento em Saúde Pública

    Para apresentar as inciativas de pesquisas aplicadas e intervencionais no âmbito global, fruto de parceria da Fiocruz com as Universidades de Montreal e de Nova Lisboa, a Rede Saúde Manguinhos realizou um ciclo de oficinas de trabalho. O encontro contou com a participação da doutora em Saúde da Comunidade e docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade de Montreal, Louise Potvin, que também é editora do Canadian Journal of Public Health. Assista ao vídeo Translação do Conhecimento em Saúde Pública: iniciativas da Fiocruz (em português com legendas em inglês), produzido pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (PDTSP/VPPLR). Além de Louise Potvin, o vídeo traz ainda a exposição da coordenadora do PDTSP e pesquisadora da ENSP Isabela Soares Santos.

  4. Seminário Relações Internacionais e Saúde prossegue na terça-feira (13/1)

    O seminário Relações Internacionais e Saúde: Política externa e cooperação internacional em saúde continua nesta terça-feira (13/1) com a realização de dois painéis que apresentarão diferentes aspectos da cooperação internacional em saúde. A atividade está marcada para as 9 horas, no salão internacional da ENSP. À tarde, os alunos do mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde irão expor os estudos de caso de cooperação internacional da Fiocruz. O evento é coordenado pela pesquisadora Célia Almeida e tem como proposta discutir a política externa Brasileira e a cooperação internacional, além de suas perspectivas e tendências em geral e na saúde.

  5. Políticas internacionais de saúde em debate na ENSP

    Nos dias 12 e 13 de janeiro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca sediará o seminário Relações Internacionais e Saúde: Política externa e cooperação internacional em saúde, fruto de um projeto de pesquisa multi-institucional, coordenado pela pesquisadora Celia Almeida, e financiado pela Faperj. A atividade está marcada para às 9 horas, no salão internacional da ENSP. A conferência de abertura será proferida pelo embaixador Celso Amorim, ex-chanceler e ex-ministro da Defesa.

  6. ENSP publica Relatório de Gestão 2013

    O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Hermano Castro, divulgou, na terça-feira, 23/12, nota a respeito do lançamento do Relatório de Gestão 2013 - o primeiro publicado pela Escola. O documento traz um panorama com indicadores dos últimos quatro anos de atividades da unidade, de 2010 a 2013. Em sua nota de apresentação, Hermano Castro cita a criação de fóruns da Escola, a definição de prioridades e ações para os próximos anos, os projetos aprovados pelas agências financiadoras e muitas outras conquistas. Hermano reforça ainda a continuidade de uma caminhada na busca pela excelência no ensino, na pesquisa e na produção em serviços de saúde para o SUS, sem abrir mão das discussões com a sociedade civil e o compromisso na elaboração de políticas públicas. Confira o documento.

  7. Segurança do Paciente: lançamento de livros e curso marcam 2014

    Promover, proteger e recuperar a saúde é o que se espera dos serviços de saúde. Por isso, provoca espanto quando se fala que o processo de cuidado em saúde pode causar incidentes com danos. Alguns perigos são inerentes a esse processo - como os efeitos colaterais conhecidos de determinados medicamentos. Outros podem ser consequências de erros que acontecem em qualquer ramo de atividade, inclusive na saúde. Para fazer frente à frequência e à magnitude desses problemas, deve-se disseminar a cultura da segurança nos serviços de saúde, cujo objetivo é melhorar a qualidade e os resultados desses serviços. Como uma importante contribuição nesse sentido, no ano de 2014, foram realizados um curso internacional e o lançamento de dois livros Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde e Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras, ambos publicados pela EAD/ENSP e a Editora Fiocruz.

  8. ENSP é reconduzida à Secretaria Executiva da Resp para o período 2015-2016

    Foi realizada, em dezembro de 2014, na Escola de Saúde Pública Dr. Salvador Allende/Universidade de Chile, em Santiago, a 3ª Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul (Resp/Unasul), rede na qual a ENSP representa o Brasil e ocupa a Secretaria Executiva. Do encontro, decidiu-se pela produção conjunta de um documento técnico sobre o panorama da Formação de Saúde Pública na região, atividade que será conduzida pelos representantes de Uruguai e Chile, além da aprovação da proposta de Oficina para discutir e avaliar a Educação profissional e Superior. A ENSP foi reconduzida à Secretaria Executiva da Resp para o período 2015-2016.

  9. Oficina discute preparação do setor saúde em grandes eventos e desastres

    Os setores da saúde, incluindo vigilância sanitária e assistência farmacêutica, estão preparados para lidar com os grandes eventos de massa e os desastres no país? As lições aprendidas durante a Copa do Mundo e os desafios que estão por vir em 2016, com a realização das Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro, têm despertado o interesse da comunidade científica. Para discutir o tema com os profissionais da saúde envolvidos na preparação e resposta aos desastres e aos grandes eventos, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza, de 15 a 19 de dezembro, a oficina Elaboração de planos de preparação para desastres no setor saúde, ministrada pela professora emérita da UCLA e pesquisadora do Center for Public Health and Disasters - University of Utah, Kimberley Shoaf. 

  10. Reunião debaterá formação em Saúde Pública para Unasul

    De 10 a 12 de dezembro acontecerá, em Santiago do Chile, a Terceira Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp/Unasul) com a finalidade de debater os desafios da formação em Saúde Pública para a região. O encontro reunirá representantes dos 12 países que integram União de Nações Sul-Americanas. A comitiva brasileira que participará das atividades é composta pelo diretor da ENSP e secretário executivo da Resp, Hermano Castro, o vice-diretor da instituição, Frederico Peres, Caco Xavier e Francisco Salazar, da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, além de representantes do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags).