1. Desafios da formação em saúde pública no contexto da pandemia é pauta de seminário internacional

    A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública da América Latina (RESP-AL) promoveu, no dia 16 de setembro, o seminário virtual Desafios da formação em saúde pública em tempos de pandemia. A atividade se propôs a discutir em que medida a pandemia influencia a formação em Saúde Pública e quais reflexões são necessárias para levar adiante estratégias formativas que considerem o novo cenário. Assista ao debate!

  2. Seminário internacional discutirá desafios da formação em Saúde Pública em tempos de pandemia

    A pandemia tem imposto uma série de desafios para além da Saúde afetando diversos campos, sendo um deles, o da Educação. Ciente da importância do debate acerca desses impactos gerados pelo novo coronavírus, a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública da América Latina (RESP-AL) vai promover, no dia 16 de setembro, das 16h às 18h, o seminário virtual Desafios da formação em saúde pública em tempos de pandemia. Saiba mais e participe!

  3. ENSP celebra 66 anos com debates sobre desafios e caminhos da saúde em tempos de pandemia

    Ela nasceu em 1954, ancorada em um conceito amplo de saúde pública. De lá para cá, traçou uma jornada repleta de conquistas. A maior Escola de Saúde Pública da América do Sul vai completar 66 anos e celebrará essa longa trajetória com uma série de debates on-line. Na pauta, temáticas atuais, abordadas por palestrantes consagrados. Confira a programação e participe!

  4. ENSP celebra 66 anos com debates sobre desafios e caminhos da saúde em tempos de pandemia

    Ela nasceu em 1954, ancorada em um conceito amplo de saúde pública. De lá para cá, traçou uma jornada repleta de conquistas. A maior Escola de Saúde Pública da América do Sul vai completar 66 anos e celebrará essa longa trajetória com uma série de debates on-line. Na pauta, temáticas atuais, abordadas por palestrantes consagrados. Confira a programação e participe!

  5. Lançada pesquisa que vai avaliar impactos sociais e econômicos da pandemia no Brasil

    O que os brasileiros pensam do isolamento social? Quais são as principais dificuldades da população para acessar os serviços de saúde? Quais mecanismos as famílias, principalmente as que atuam na informalidade, estão adotando para enfrentar sua condição de saúde? A pesquisa Termômetro Social Covid-19 Brasil chegou para responder a essas e outras perguntas. Saiba mais!

  6. Participe da Pesquisa Termômetro Social Covid-19 Brasil!

    Você sabia que entender como a pandemia afetou a sua vida pode ajudar em muito a combatê-la? A ENSP se deu conta da importância de se compreender a percepção da população acerca do surgimento do novo coronavírus e lançou, nesta terça-feira (18/8), a Pesquisa Termômetro Social Covid-19 Brasil. A iniciativa vai medir os impactos da pandemia de Covid-19 na vida dos brasileiros, considerando os aspectos sociais, econômicos e na saúde de quem vive nas cidades, periferias e espaços rurais. Participe!

     

  7. Conselho Econômico e Social da ONU de 2020: esperança ou fracasso?

    O coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocuz) e ex-diretor da ENSP, Paulo Buss, e o embaixador Santiago Alcazar fizeram uma análise crítica acerca dos últimos debates surgidos nas sessões do segmento de alto nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, instância responsável por levar adiante a discussão sobre o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões. Confira!

  8. Claves/ENSP conduzirá pesquisa sobre hábitos e percepções de um novo tempo

    O Claves/ENSP/Fiocruz conduzirá, no Brasil, um projeto de ciência cidadã criado por uma equipe de cientistas e pesquisadores do International Security and Development Center (ISDC), Leibniz-Institut für Gemüse-und Zierpflanzenbau (IGZ), United Nations University World Institute For Development Economics Research (UNU-WIDER) e Institute of Development Studies (IDS), que contará com a colaboração estreita de diversos parceiros internacionais. A pesquisa, Viver com Corona, busca coletar dados sobre exposição ao coronavírus, práticas e percepções.

  9. Pesquisador da ENSP coordenará pesquisa sobre dinâmicas de gênero durante a pandemia da covid-19

    Em parceria com um grupo de pesquisa internacional, a Fiocruz obteve financiamento para conduzir análises em tempo real das dinâmicas de gênero durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa será possibilitada por meio de uma verba de 1.6 milhões de dólares concedida pela Fundação Bill e Melinda Gates à Universidade Simon Fraiser (Canadá), que está repassando parte do recurso a outras instituições, de forma a incluir mais países nessa análise. Na Fiocruz, o caso do Brasil será coordenado pelos pesquisadores Gustavo Matta, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e por Denise Nacif Pimenta, da Fiocruz Minas.

  10. Hoje: seminário aborda vacinas e medicamentos para covid-19 como bens públicos

    O Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a Rede de Escolas de Saúde Pública da América Latina (Resp-AL), a Aliança Latino-Americana de Saúde Global (Alasag), a Rede Argentina de Escolas de Saúde Pública e a Rede Internacional de Técnicos em Saúde (Rets), promovem o Seminário Virtual Internacional: Vacinas e medicamentos para Covid-19 como bens públicos globais. O evento será realizado nesta quinta-feira (30/7), a partir das 17h (horário de Brasília).