1. Palestra Internacional da ENSP aborda Zika e Saúde Global

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu a professora da London School of Economics and Political Science (LSE), Clare Wenham, para ministrar a palestra Limpe sua casa e não engravide: Zika e uma crítica feminista da securitização da Saúde Global. Promovida pela Rede Zika Ciências Sociais, a atividade abordou a falta de inclusão da mulher em políticas de segurança e saúde global, além dos seus impactos durante as emergências sanitárias.
     

  2. ENSP internacional: Pesquisadora fala sobre zika e Saúde Global nesta sexta-feira (9/8)

    No dia 9 de agosto, a ENSP/Fiocruz receberá a professora e pesquisadora da London School of Economics and Political Science (LSE), Clare Wenham, para a palestra intitulada “Limpe sua casa e não engravide: Zika e uma crítica feminista da securitização da Saúde Global”. Wenham é professora e diretora do Mestrado em Política de Saúde Global da LSE e coordenadora da pesquisa financiada pela Wellcome Trust que investiga as interseções entre zika, emergências sanitárias e direitos sexuais e reprodutivos.

  3. Encontro na ENSP discute criação do Centro de Conhecimento em Políticas de Tabaco no Brasil

    O diretor da ENSP/Fiocruz, Hermano Castro, pesquisadores do Cetab e membros da Assessoria de Cooperação Internacional receberam a chefe do Secretariado da CQCT/OMS, Vera da Costa e Silva, e membros da Conicq para discutir uma proposta de cooperação técnica para fortalecimento das políticas de controle do tabaco nos estados-membros da CQCT, com ênfase em países de língua portuguesa. O Objetivo é criar um Centro de Conhecimento sobre Políticas de Controle do Tabaco, no âmbito do Cetab/ENSP/Fiocruz.

  4. ENSP internacional: Pesquisadora fala sobre zika e Saúde Global nesta sexta-feira (9/8)

    No dia 9 de agosto, a ENSP/Fiocruz receberá a professora e pesquisadora da London School of Economics and Political Science (LSE), Clare Wenham, para a palestra intitulada “Limpe sua casa e não engravide: Zika e uma crítica feminista da securitização da Saúde Global”. Wenham é professora e diretora do Mestrado em Política de Saúde Global da LSE e coordenadora da pesquisa financiada pela Wellcome Trust que investiga as interseções entre zika, emergências sanitárias e direitos sexuais e reprodutivos.

  5. ENSP apresenta experiências de monitoramento da indústria do tabaco em evento no Sri Lanka

    A pesquisadora Silvana Rubano Turci, do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da ENSP, participou, entre os dias 15 e 17 de julho, da inauguração do South Asia Regional Consortium Centre for Combating Tobacco (SARC-CCT), organizado pelo Centro de Monitoramento da Indústria do Tabaco no Sri Lanka. A atividade faz parte de uma iniciativa do Sri Lanka para implantar diretrizes do Artigo 5.3, da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS nos países do sudoeste asiático. 

  6. Cartografia social para riscos e desastres: produção de sentidos nos territórios

    Na intenção de desenvolver metodologias para mapear vulnerabilidades socioambientais georreferenciadas, em parceria com o instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Igot), da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal, a pesquisadora da ENSP/Fiocruz Simone Santos Oliveira foi aprovada para o programa Institucional de Internacionalização da Fundação Oswaldo Cruz (prInt Fiocruz-Capes). 

  7. Reabilitação e condições de saúde dos jovens nas prisões: diálogos entre Brasil e Escócia

    “Trajetórias de Reabilitação e condições de saúde de jovens nas prisões: diálogos Brasil e Escócia” foi o tema selecionado pelo programa PrInt-Fiocruz-Capes no processo seletivo para professor visitante no exterior, modalidade Sênior, da pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Fátima Ceccheto. A proposta intenciona dar continuidade às redes de pesquisas estabelecidas entre professores e pesquisadores que se dedicam à temática da juventude, violência e segurança pública no Brasil e na Escócia, na Universidade de Dundee e Abertay.

     

  8. Instituições propõem formação da Rede Latino-Americana de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública

    Representantes de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública do Brasil, Argentina, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai se reuniram para reestrutuar a Rede Latino-Americana de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública. A iniciativa pretende ampliar as ações da RESP/Unasul – atualmente suspensa –, além de reforçar a capacidade estrutural do ensino e da pesquisa na América Latina. A ENSP/Fiocruz seguirá na Secretaria Executiva. 
     

  9. Residência Médica: ENSP oferece estágio internacional em Cuba

    A ENSP acaba de lançar a chamada interna 2019 para o Programa de Estágio Internacional das Residências Médicas: Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família. O acordo, estabelecido com a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia, oferece seis vagas de estágio visando o conhecimento das características do sistema de saúde cubano, assim como a vivência da realidade dos serviços de Atenção Básica e epidemiologia em Cuba. As inscrições vão até 23/6.