1. NAF/ENSP comemora 20 anos de atuação em prol das políticas farmacêuticas

    O NAF/ENSP completou, em 2018, 20 anos de credenciamento como Centro Colaborador da Opas/OMS em Políticas Farmacêuticas. Como parte da celebração dessas duas décadas de trajetória, o departamento realizou um seminário comemorativo. Na ocasião, foram lançados o novo site do NAF e um livreto sobre a história do departamento. A atividade debateu temas como medicamentos essenciais para os sistemas de saúde; e política, regulação, e iniciativas para o acesso a medicamentos. Todas as apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP, no Youtube. 

  2. Pesquisadora da ENSP participa de evento global sobre clima e seus impactos na saúde

    No momento em que líderes mundiais se reúnem na Polônia, para discutir as mudanças climáticas, na COP 24, cientistas, organizações e pessoas em todo mundo se mobilizaram para alertar sobre os impactos do aquecimento global na saúde durante as "24 horas de realidade". "A crise climática é uma crise de saúde. Onde há população humana, os impactos das mudanças climáticas são sentidos na vida e na saúde das pessoas", explica Sandra Hacon, pesquisadora da ENSP/Fiocruz, que participou do encontro durante a 18ª hora, dedicada ao Brasil e à América do Sul.

  3. Pesquisadores da ENSP participam da 4º Assembleia Global de Saúde dos Povos

    Os pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Lígia Giovanella e Ary Miranda, participaram da 4º Assembleia Global de Saúde dos Povos (PHA 4), realizada em Bangladesh, de 15 a 19 de novembro de 2018. O encontro, que contou com mais de 1.400 ativistas, representando 73 países, fortaleceu a necessidade de desenvolver estratégias conjuntas globais para combater as ameaças ao direito humano universal à saúde e as abordagens neoliberais da saúde.

  4. 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Seminário comemorativo segue com inscrições abertas

    Este ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos. Para celebrar o septuagenário da afirmação dos direitos humanos no mundo, o Dihs/ENSP realizará, de 10 a 12 de dezembro, o X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde e XIV Seminário Nacional Direitos Humanos e Saúde: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. As inscrições seguem abertas até 9 de dezembro.

  5. Estudo alerta para impactos das mudanças climáticas na saúde

    As mudanças climáticas são a maior preocupação na área de saúde do século 21. O aumento da temperatura global já é sentido nas atuais ondas de calor, nas doenças transmitidas por vetores e na segurança alimentar de populações de todas as regiões do mundo. Para monitorar essa questão, 27 instituições acadêmicas de todos os continentes, entre elas a Fiocruz, acabam de publicar o relatório Contagem regressiva para a saúde e mudanças climáticas. 

  6. 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Dihs/ENSP divulga programação completa

    Este ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos. Para celebrar o septuagenário da afirmação dos direitos humanos no mundo, o Dihs/ENSP realizará, de 10 a 12 de dezembro, o X Seminário Internacional Direitos Humanos e Saúde e XIV Seminário Nacional Direitos Humanos e Saúde: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A programação completa está disponível e os interessados devem se inscrever até 9 de dezembro.
     

  7. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública celebra 10 anos

    O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP completou, este ano, 10 anos de atuação. Para marcar a data, realizou uma celebração no âmbito do II Seminário de Ensino da Escola. Remanescente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, o PPGEPI foi criado, no contexto de reestruturação da pós-graduação na ENSP, a partir da necessidade de desenvolver um programa que não abarcasse somente a epidemiologia metodológica, mas fosse capaz de oferecer uma abordagem multidisciplinar do ensino.

  8. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública celebra 10 anos

    O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP completou, este ano, 10 anos de atuação. Para marcar a data, realizou uma celebração no âmbito do II Seminário de Ensino da Escola. Remanescente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, o PPGEPI foi criado, no contexto de reestruturação da pós-graduação na ENSP, a partir da necessidade de desenvolver um programa que não abarcasse somente a epidemiologia metodológica, mas fosse capaz de oferecer uma abordagem multidisciplinar do ensino.

  9. Dia Mundial de Luta contra Aids: óbitos diminuem e desafio da prevenção persiste

    Mundialmente, em 1º de dezembro, celebra-se o Dia de Luta Contra a Aids. No Brasil, chegamos a três décadas de luta contra a Aids e o HIV, com mais de um milhão de pessoas vivendo com HIV/Aids registradas. Nos últimos dez anos, os óbitos, por causa básica associada à Aids, têm se mantido em patamares muito altos. A cada ano, registra-se em média 40 mil novos casos de Aids. Os números absolutos são alarmantes e inadmissíveis para um país que já foi considerado referência mundial no controle do HIV/Aids. 

  10. Claves/ENSP celebra 30 anos debatendo privação de liberdade e direitos humanos

    O Claves/ENSP realizará nesta terça e quarta-feira, 4 e 5 de dezembro, o Seminário Internacional Privação de Liberdade e Direitos Humanos: o direito à saúde em debate. A atividade marca a celebração dos 30 anos do departamento, que desde sua fundação tem como missão a pesquisa estratégica e a formação de pessoas, além do subsídio de políticas públicas e de saúde. O encontro é aberto aos interessados e acontecerá, a partir das 9 horas, no auditório térreo da ENSP.