1. NAF/ENSP celebra 20 anos de atuação como Centro Colaborador da Opas/OMS

    O Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, completa em 2018, 20 anos de credenciamento como Centro Colaborador da Organização Pan Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde em Políticas Farmacêuticas. Como parte da celebração destes 20 anos de trajetória, o NAF realizará, no dia 27 de novembro, um seminário comemorativo. Na ocasião será lançado o novo site do NAF e um livreto sobre a história do departamento.

  2. Epidemia das drogas psiquiátricas: 2º Seminário Internacional debate o tema

    O foco na medicalização e na abordagem biomédica, em detrimento da valorização dos aspectos psicossociais no tratamento de pessoas com transtornos mentais, faz mal à saúde. O tema esteve em debate no 2º Seminário Internacional A epidemia das drogas psiquiátricas, realizadode 29 a 31 de outubro de 2018 na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). 

  3. Programa da ENSP celebra uma década de atuação

    O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP completa 10 anos de atuação em 2018. Para marcar a data, realizará, na tarde de quarta-feira, 31/10, no âmbito do II Seminário de Ensino, uma celebração. O encontro acontece a partir das 13h, no auditório internacional. Para a coordenadora do PPGEPI, Letícia Cardoso, apesar do cenário adverso do país, é preciso celebrar o que foi conquistado nesta década e mostrar o que a ENSP tem potencial de realizar. O encontro é aberto a todos os interessados. 

  4. Epidemia das Drogas Psiquiátricas: segunda edição debaterá interferência do mercado na prescrição médica

    Entre os dias 29 e 31 de outubro, a ENSP/Ficoruz receberá a segunda edição do Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: as evidências científicas para desmedicação segura e eficaz. O evento coordenado pelos pesquisadores Paulo Amarante e Fernando Freitas, do Laps, receberá convidados nacionais e internacionais com experiências críticas ao modelo biomédico da psiquiatria e seu viés mercadológico. 

  5. Epidemia das Drogas Psiquiátricas: segunda edição debaterá interferência do mercado na prescrição médica

    Entre os dias 29 e 31 de outubro, a ENSP/Ficoruz receberá a segunda edição do Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: as evidências científicas para desmedicação segura e eficaz. O evento coordenado pelos pesquisadores Paulo Amarante e Fernando Freitas, do Laps, receberá convidados nacionais e internacionais com experiências críticas ao modelo biomédico da psiquiatria e seu viés mercadológico. 

  6. ENSP participa da elaboração das Diretrizes sobre Saneamento e Saúde da OMS

    No dia 1º de outubro, a Organização Mundial da Saúde lançou as Diretrizes sobre Saneamento e Saúde, um conjunto de medidas para estimular sistemas e práticas de saneamento seguros para promoção da saúde. O pesquisador Renato Castiglia Feitosa, da ENSP/Fiocruz, participou da elaboração do Guia a convite do coordenador da Equipe Técnica Regional de Água e Saneamento da Opas (Etras) e também pesquisador da ENSP, Teófilo Monteiro. 

  7. Curso internacional abordará vulnerabilidade e suas implicações para o risco de emergências e desastres

    O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz promoverá o Curso internacional Metodologias participativas para abordagem da vulnerabilidade e suas implicações para a análise do risco de emergências e desastres: Brasil-Portugal. O objetivo do curso é propor uma abordagem analítica, baseada na ecologia de saberes que consolide epistemologias cidadãs pertinentes à vulnerabilidade social, às mudanças climáticas e aos modos de vida sustentáveis.

  8. Na ONU, países se comprometem a conter expansão da tuberculose

    No dia 26 de Setembro, em Nova York, aconteceu a primeira reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre tuberculose. Chefes de Estado e pesquisadores renomados de vários países, entre eles Júlio Croda, da Fiocruz Mato Grosso do Sul e da Rede TB, e Margareth Dalcolmo, da ENSP/Fiocruz, participaram ativamente das discussões sobre a necessidade imediata de conter a expansão da doença.

  9. ENSP/Fiocruz integra delegação oficial do Brasil na COP8

    As pesquisadoras Valeska Figueiredo e Silvana Rubano Turci, do Cetab/ENSP/Fiocruz, compõem a delegação brasileira que participa da COP8, de 1º a 6 de outubro, em Genebra. Valeska é membro do Grupo de Especialistas responsável pela elaboração do documento sobre o Artigo 13 da CQCT, sobre Propaganda, Promoção e Patrocínio Transfronteiriço de Produtos do Tabaco.