1. Isags inaugura página na internet

    A página do Pró-Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Pró-Isags) já está disponível para leitura. O site contém entrevistas com o coordenador executivo do Pró-Isags, José Gomes Temporão, e o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) da Fiocruz, Paulo Buss.

  2. Países apresentam seus sistemas de saúde ao Isags

    No terceiro dia (27/7) do seminário de inauguração do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), representantes do Chile, Colômbia, Equador e Paraguai traçaram os panoramas de seus respectivos sistemas de saúde. Apesar de serem universais e sempre em busca de oferecer melhor qualidade de vida e saúde para os povos, foram constantes as reclamações quanto à baixa oferta de recursos humanos, à fragmentação dos serviços e aos problemas de financiamento. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, os áudios e apresentações do evento.

  3. Brasil, Argentina e Bolívia na pauta do Isags

    As atividades do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) prosseguiram na terça-feira (26/7) com três apresentações: Argentina, Brasil e Bolívia. Além do início da oficina, em que os representantes dos 12 países integrantes do instituto expuseram as características e especificidades dos seus respectivos sistemas de saúde, foi realizado o primeiro encontro da Rede dos Institutos Nacionais de Câncer (Rinc), que contou com a participação do ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, os áudios e apresentações do evento.

  4. Isags é oficialmente lançado no Rio de Janeiro

    O ex-ministro da Saúde e pesquisador da ENSP/Fiocruz, José Gomes Temporão, assumiu, nesta segunda-feira (25/7), pelos próximos três anos, a Coordenação Executiva do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde. A solenidade, que marcou a inauguração do Isags, aconteceu no Rio de Janeiro, reunindo ministros, vice-ministros e representantes dos 12 países que integram o organismo. Em seu discurso, Temporão destacou que a agenda estratégica de saúde do Mercosul abarca um conjunto de temas, como os determinantes sociais da saúde ou sistemas universais, que serão prioritários para o Isags na busca do mais alto grau de saúde para as populações. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, os áudios da solenidade.

  5. Rio sedia instituto de governo em saúde da Unasul

    Apoiar os países da Unasul no fortalecimento das capacidades nacionais e regionais e no desenvolvimento adequado de recursos humanos é uma das diversas atribuições do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde. O Isags, que será lançado oficialmente no dia 25/7, é uma instituição internacional criada pelo Conselho Sul-Americano de Saúde (Unasul-Saúde) e está localizado no Rio de Janeiro. A cerimônia de inauguração, que acontecerá na Academia Nacional de Medicina (RJ) e será transmitida na internet pelo Canal Saúde/Fiocruz, reunirá ministros e vice-ministros da Saúde dos 12 países-membro da Unasul, além do futuro diretor-executivo da Isags, José Gomes Temporão, e do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, responsável pela Secretaria Executiva da Rede de Escolas de Saúde Pública da América do Sul, que também integra a Unasul.