1. Secretário de C&T do Ministério da Saúde realiza conferência no Isags

    O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde recebe o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos para a Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, e pesquisador da ENSP/Fiocruz, Carlos Augusto Grabois Gadelha, para a conferência Inovação, acesso e desenvolvimento: perspectiva teórica e política do complexo econômico-industrial da saúde, que será realizada no dia 17/10, às 10 horas. O evento terá transmissão on-line em português, inglês e espanhol.

  2. Secretário de C&T do Ministério da Saúde realiza conferência no Isags

    O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde recebe o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos para a Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, e pesquisador da ENSP/Fiocruz, Carlos Augusto Grabois Gadelha, para a conferência Inovação, acesso e desenvolvimento: perspectiva teórica e política do complexo econômico-industrial da saúde, que será realizada no dia 17/10, às 10 horas. O evento terá transmissão on-line em português, inglês e espanhol.

  3. Isags debate sistemas universais de saúde

    O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags-Unasul) receberá, em 21/2, às 12h, a pesquisadora Asa Cristina Laurell para a conferência Sistemas Universais de Saúde: objetivos e desafios. O evento será transmitido pela internet em tempo real e aberto à participação interativa. Os participantes poderão enviar perguntas e comentários pelos endereços www.isags-unasul.org ou http://aovivonaweb.tv/isagstwitter e facebook.

     

  4. Alames e Isags debatem o direito à saúde

    O Centro de Estudos da ENSP de 13 de dezembro reuniu coordenadores da Asociación Latinoamericana de Medicina Social (Alames) e do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags/Unasul) para debater o tema Direitos à saúde na América Latina: barreiras e oportunidades. O diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, destacou o compromisso da Alames, fundada há cerca de 30 anos, com o pensamento crítico, a intervenção e a ação articulada com outras instituições. A coordenadora-geral da Alames, Nila Heredia, ex-ministra da Saúde da Bolívia, elogiou a ENSP pela sua particularidade em toda a América Latina. A coordenação do Ceensp coube ao coordenador adjunto da Alames, José Carvalho de Noronha.

  5. Investimento dos royalties só para educação afetará o SUS

    O ex-ministro da saúde, atual diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) e pesquisador da ENSP/Fiocruz, José Gomes Temporão, afirmou, em entrevista para o jornal O Globo de 9 de dezembro que, até o ano 2030, o Brasil terá mais velhos para cuidar e menos jovens para educar. Segundo ele, a estagnação da saúde e a iniquidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorrerão em consequência da concentração total dos recursos dos royalties do petróleo da camada do pré-sal na educação.

  6. Isags lança livro sobre sistemas de saúde na América do Sul

    A publicação Sistemas de Saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, a integralidade e a equidade, organizada pelo Instituto de Governo em Saúde da Unasul (Isags), é resultado de trabalho conjunto dos 12 países do bloco e oferece amplo panorama da região. Ligia Giovanella, pesquisadora da ENSP e uma das organizadoras da publicação, destacou, em entrevista ao Isags, que o livro reúne informações valiosas para estudantes, estudiosos e pesquisadores. Substrato precioso, a obra permite análises sobre as diversas dimensões dos sistemas de saúde. A publicação está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  7. Tecnologias em saúde: experiência do CVSP em debate

    Encerrando as atividades da II Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp/Unasul), no dia 19/10, a coordenadora da Comunicação Institucional da Escola Nacional de Saúde Pública, Ana Furniel, apresentou a experiência do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) e a experiência do Nodo Brasil, o qual ela também coordena. O Campus Virtual é um espaço na internet com o objetivo de desenvolver programas de cooperação internacional na área de educação em saúde pública. Em sua apresentação, Ana Furniel abordou os principais componentes do CVSP, citando os repositórios e fóruns de discussão. Sobre o CVSP Brasil, a coordenadora explicou o modelo cooperado do Nodo Brasil. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio do evento.

     

  8. Apresentações da II Reunião da Resp/Unasul disponíveis na internet

    Nos dia 18 e 19 de outubro, ocorreu, no Rio de Janeiro, Brasil, a II Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp/Unasul). Seus objetivos foram: discutir a governança da formação de recursos humanos para a saúde pelos governos e experiências exitosas no continente sul-americano; conhecer políticas e programas de formação em recursos humanos para a saúde pública na perspectiva dos países; e identificar áreas e temas de cooperação técnica na Resp. O evento aconteceu na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

  9. Fortalezas e fragilidades da formação em saúde pública

    Fortalecer o campo de formação de profissionais em saúde pública na área de pós-graduação nos países integrantes da Unasul é o principal objetivo da Rede de Escolas de Saúde Pública. Para cumprir com esse compromisso, os representantes dos institutos de governança em saúde integrantes da Rede apresentaram, no salão internacional da ENSP, durante o primeiro dia (18/10) da II Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp/Unasul), os principais avanços e fragilidades dessa área em seu país.