1. Debate sobre Atenção Primária à Saúde disponível em vídeo

    Estão disponíveis em vídeo as apresentações do Centro de Estudos da ENSP realizado em 29 de outubro. Com o tema Avaliação da APS no Brasil, a tividade contou com as exposições das pesquisadoras da Escola Lígia Giovanella e Marcia Fausto, além da presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), Ana Costa.  As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP do Youtube. A Atenção Primária à Saúde (APS) é entendida como um conjunto de intervenções de saúde no âmbito individual e coletivo que envolve promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação respondendo, de forma regionalizada, contínua e sistematizada, a maior parte das necessidades de saúde de uma população. 

  2. ENSP adere ao movimento Outubro Rosa para controle do câncer de mama

    A Escola Nacional de Saúde Pública aderiu ao movimento Outubro Rosa, que tem por objetivo promover a conscientização acerca da doença, compartilhar informações e estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Para isso, os trabalhadores da ENSP se reuniram para uma foto que marca o apoio da instituição à campanha. A ENSP TV também acompanhou a iniciativa e coletou depoimentos sobre a importância do  movimento.

  3. Vídeos e reportagens destacam participação da ENSP no Sibsa 2014

    O 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, organizado pelo Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), agitou a capital mineira. De 19 a 22 de outubro, pesquisadores, representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil estiveram reunidos para discutir os mais diversos temas relacionados à saúde e ambiente. As discussões resultaram na carta de BH, cujo objetivo é fornecer subsídios para a construção de uma política que efetivamente contemple a interface entre saúde e ambiente e reforce a interação entre os saberes acadêmico e popular. A ENSP TV produziu reportagem que traz uma avaliação do evento, além de apresentar uma novidade do Sibsa: a relatoria gráfica, uma prática trazida pelos movimentos sociais para as discussões do simpósio.

  4. Construção compartilhada de conhecimentos envolve academia e sociedade

    A academia vem se aproximando cada vez mais do conhecimento popular para enfrentar os reais desafios vividos pela nossa sociedade. Esse foi um dos aspectos abordados no segundo eixo de debates do 2º Congresso Brasileiro de Saúde e Ambiente, que abordou a construção do conhecimento compartilhado. Para buscar compreender melhor essa questão, a ENSP TV conversou com professores formados em universidade e na vida sobre como se constrói, verdadeiramente, este conhecimento comum a todos

  5. Reportagem destaca abertura do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente

    Belo Horizonte teve uma noite de domingo (19/10) diferente. A cidade recebeu a solenidade de abertura do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, promovido pela Abrasco. O filósofo francês Jean Pierre Leroy ministrou a conferência de abertura, que teve como tema Direitos, justiça ambiental e políticas públicas. A equipe da ENSP TV está cobrindo o 2º Sibsa e produziu uma matéria especial sobre o início do evento, trazendo as participações do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e do diretor da ENSP, Hermano Castro.