1. ENSP disponibiliza vídeos em seu canal no YouTube

    A ENSP possui um canal no YouTube no qual disponibiliza vídeos produzidos pelo Núcleo Audiovisual da Escola. Além de reportagens sobre aulas e eventos realizados na Escola, o espaço também apresenta entrevistas, projetos, entre outras produções com um conteúdo voltado para o campo da saúde pública.

  2. Assista ao ceensp sobre metodologias qualitativas em saúde

    O Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP promoveu, em 27/8, um debate acerca do tema ‘Metodologias qualitativas e abordagens participativas em Saúde’. O evento contou com as participações da diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do Instituto de Higiene e Medicina Tropical/UNL em Lisboa (Portugal), Sonia Diaz, e do pesquisador da ENSP Willer Baumgarten Marcondes. Confira, no canal da ENSP no YouTube, a íntegra das exposições.

  3. Vídeos de Ceensp sobre vigilância sanitária disponíveis na web

    Já estão disponíveis, no canal da ENSP no YouTube, os vídeos do Centro de Estudos Miguel Murat (Ceensp) que teve como tema Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública. O evento, realizado em 20/8, contou com as participações de Claudia Cristina Santiago Gomes, da Superintendência de Serviços de Saúde e Gestão do SNVS/Anvisa; Márcia Teixeira, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde/Daps/ENSP; e André Ferraz, da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. A atividade foi coordenada pela pesquisadora da Escola Vera Pepe.

  4. Epivix debate os temas mais importantes da saúde no Brasil

    O penúltimo dia (9/9) do 9º Congresso Brasileiro de Epidemiologia começou falando de diabetes, Maria Inês Schmidt proferiu, pela manhã, a conferência ‘A epidemia do diabetes – um desastre em câmara lenta?’. Nas Mesas Redondas os temas foram Saúde urbana, Cesáreas e nascimento pre termo, Populações e doenças negligenciadas, Metas do plano para controle das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil e no Mundo, Desigualdades em saúde no Brasil: Métodos e Evidência, Mudanças climáticas, Carga global de morbidade psiquiátrica e ainda Metodologias de pesquisa para HIV-DST em populações de difícil acesso: Impacto destes estudos na política nacional.

  5. Debate sobre contexto internacional do tabaco disponível no YouTube

    Estão disponíveis no Canal da ENSP no YouTube as apresentações do Seminário Internacional sobre as Perspectivas de Controle do Tabaco no Mundo, realizado na Escola em 15/8 como encerramento das atividades do curso de atualização em Políticas de Controle do Tabagismo. O evento contou com a participação de quatro lideranças mundiais no assunto: Roberto Iglesias, Stella Bialous, Tânia Cavalcante e Vera Luiza da Costa e Silva, cujas palestras abordaram a política de preços e impostos dos produtos derivados dessa substância, as estratégias inovadoras da indústria, as perspectivas da Política Nacional de Controle do Tabaco, além dos desafios para o controle do fumo no mundo, respectivamente. 

  6. Ceensp sobre trabalho em saúde disponível em vídeo

    Trabalho em saúde: políticas públicas, desigualdade e relações de trabalho foi o tema do Centro de Estudo Miguel Murat da ENSP, realizado em 23 de julho. Durante o evento, as expositoras apresentaram as mais recentes produções acadêmicas no campo do trabalho em saúde e suas diferentes dimensões. O objetivo do encontro foi problematizar e ampliar a reflexão com a comunidade acadêmica acerca do tema em questão. Todas as palestras estão disponíveis, na íntegra, no canal de vídeos da ENSP no YouTube.