1. Centro de Estudos debate a política das urgências e o papel das UPAs

    O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP de 24/6 reuniu a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Luciana Dias de Lima e o gestor do Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde do Hospital do Coração (Ligress/HCor), Armando de Negri, para debater a política das urgências e o papel que as Unidades de Pronto Atendimento ocupam nesse processo. Na ocasião Luciana apresentou os resultados de uma pesquisa coordenada por ela que buscou avaliar o processo de implantação das Unidades de Pronto Atendimento do estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam que a falta de integração com outras unidades da rede de serviços é um dos problemas que mais comprometem a coordenação do cuidado prestado nas UPAs. O Ceensp foi coordenado pela pesquisadora da Escola Gisele O'Dwyer de Oliveira e as apresentações estão disponíveis na íntegra no canal da ENSP no YouTube.

  2. Vigilância do óbito materno, infantil e fetal: confira os vídeos do Ceensp

    No mês de junho a ENSP trouxe para debate no Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos o tema Vigilância do óbito materno, infantil e fetal. A atividade, realizada no salão internacional, teve como expositores Célia Landmann Szwarcwald (pesquisadora do Icict/Fiocruz), Sônia Lansky (representante do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de BH) e Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt (pesquisadora da ENSP). Confira, nos links em anexo, cada uma das apresentações em vídeo.

  3. Pesquisador da ENSP fala sobre doenças ligadas ao amianto

    O Programa Ligado em Saúde, do Canal Saúde, recebeu o pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Francisco Pedra para falar sobre o amianto e as doenças associadas a ele. Durante a entrevista, Pedra alertou que desde 1960 é sabido que o amianto é cancerígeno. No entanto, ainda existe dificuldade de reconhecimento e diagnóstico por parte dos médicos.
     

  4. Centro de Estudos Miguel Murat sobre absenteísmo está disponível no vídeo

    No dia 13/5, a ENSP promoveu, através do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, o debate Fatores associados ao absenteísmo e possíveis intervenções, tendo como expositoras a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Frida Marina Fischer e a coordenadora do Laboratório de Educação em  Ambiente e Saúde do IOC/Fiocruz, Lúcia Rotenberg. O encontro buscou esclarecer os fatores que levam à ausência do funcionário no ambiente de trabalho, sejam por atrasos ou faltas constantes, muitas vezes associadas a problemas de saúde. As palestras de ambas as convidadas já estão disponíveis no Canal da ENSP no YouTube.

  5. Palestra de Mirko Winkler na ENSP pode ser assistida no YouTube

    A ENSP recebeu, no dia 14/4, o professor Mirko Winkler, do Instituto de Medicina Tropical e Saúde Pública da Suíça para a palestra Avaliação de Impacto à Saúde em grandes empreendimentos em países tropicais. A atividade foi realizada através de uma parceria entre os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola. Esse modelo de avaliação, conhecido pela sigla AIS, consite numa metodologia para calcular impactos, positivos e negativos, que empreendimentos e políticas de desenvolvimento, como hidrelétricas, projetos de agronegócio e mineração, entre outros, possam trazer para a saúde da população. A palestra está disponível no canal da ENSP no YouTube.

  6. Vídeos de Ceensp sobre saúde indígena disponíveis no YouTube

    Já está disponível no canal da ENSP no YouTube as exposições realizadas durante o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP com o tema Indígenas nas estatísticas nacionais de saúde. O encontro, realizado em 8 de abril, teve como convidados os pesquisadores da Escola Andrey Moreira Cardoso e Carlos Coimbra Jr. e a pesquisadora do IBGE Nilza Pereira. Assista aos vídeos.

  7. Vídeos de Ceensp sobre medicamentos para doenças raras disponíveis na internet

    O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, realizado em 25 de março, teve como tema Medicamentos para doenças raras, eficiência econômica versus equidade social. A atividade contou com exposições do pesquisador da Escola Claudio Cordovil, do professor da Faculdade de Medicina da Uerj Fernando Aith e da representante do Instituto Canguru Marlene Sturm. Confira os vídeos no canal da ENSP no YouTube.