1. Ceensp debaterá saúde, desigualdades, vulnerabilidade e políticas públicas

    Em mais uma edição em formato on-line, o próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP (Ceensp) debaterá na quarta-feira, 23 de setembro, Saúde, desigualdades, vulnerabilidade e políticas públicas. A atividade contará com a participação da ex-diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Cepal, Lais Abramo, e do pesquisador do Ipea, Pedro Ferreira de Souza. Na ocasião, será lançado o número temático da revista Ciência e Saúde Coletiva. O Centro de Estudos será transmitido pelo Canal da ENSP no Youtube.

  2. Ceensp debaterá saúde, desigualdades, vulnerabilidade e políticas públicas

    Em mais uma edição em formato on-line, o próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP (Ceensp) debaterá na quarta-feira, 23 de setembro, Saúde, desigualdades, vulnerabilidade e políticas públicas. A atividade contará com a participação da ex-diretora da Divisão de Desenvolvimento Social da Cepal, Lais Abramo, e do pesquisador do Ipea, Pedro Ferreira de Souza. Na ocasião, será lançado o número temático da revista Ciência e Saúde Coletiva. O Centro de Estudos será transmitido pelo Canal da ENSP no Youtube.

  3. Desafios da formação em saúde pública no contexto da pandemia é pauta de seminário internacional

    A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública da América Latina (RESP-AL) promoveu, no dia 16 de setembro, o seminário virtual Desafios da formação em saúde pública em tempos de pandemia. A atividade se propôs a discutir em que medida a pandemia influencia a formação em Saúde Pública e quais reflexões são necessárias para levar adiante estratégias formativas que considerem o novo cenário. Assista ao debate!

  4. ENSP 66 anos: fique por dentro de tudo o que aconteceu nas comemorações do aniversário da Escola

    Para celebrar sua longa trajetória de mais de seis décadas de lutas e conquistas, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoveu, de 1º a 4 de setembro, uma série de atividades. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, todos os debates foram realizados de maneira virtual. Sob o tema Desafios e caminhos da saúde em tempos de pandemia, a proposta foi repensar as conquistas alcançadas e os obstáculos superados ao longo desses anos. Todos os vídeos dos debates estão disponíveis no canal da ENSP no Youtube. Acesse a playlist ENSP 66 anos. 

  5. Ceensp: vulnerabilidades sociais no contexto da pandemia em debate nesta quarta-feira (9/9)

    O próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos debaterá Vulnerabilidades sociais no contexto da pandemia: o cuidado às pessoas em situação de rua durante e pós pandemia. Marcado para o dia 9 de setembro, às 14 horas, o Ceensp contará com a participação do pesquisador da Fiocruz Brasília, Marcelo Pedra, e da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Mirna Teixeira. O integrante do Consultório na Rua de Manguinhos, Daniel Souza, será o debatedor do Centro de Estudos. A atividade, que será transmitida pelo Canal da ENSP no Youtube, contará com a coordenação da pesquisadora do DCS, Elyne Engstron. 

  6. Paulo Amarante: ‘É preciso cautela para não patologizar reações de tristeza e sofrimento na pandemia’

    Pensar repetidamente em morte, temer a perda de parentes, sentir tristeza ou mesmo lavar insistentemente as mãos, fatores que poderiam apontar para sintomas de transtorno mental são, na verdade, experiências pertinentes ao cenário de pandemia, que o mundo inteiro vivencia. Sendo assim, é preciso cautela para “não patologizar” essas reações, alerta o pesquisador do Laboratório de Atenção Psicossocial (Laps/ENSP), Paulo Amarante, em comentário gravado em vídeo para o blog do Centro de Estudos Estratégicos (CEE/ENSP). Confira!

  7. ENSP 66 anos: fortalecimento da assistência farmacêutica e saúde dos trabalhadores pautam último dia do aniversário

    No último dia de atividades em homenagem aos 66 anos da ENSP, estarão em pauta o fortalecimento da assistência farmacêutica na América Latina e a situação da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de frigoríficos em tempos de Covid-19. Encerrando as comemorações, a live do grupo Ciência e Poesia, liderado pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, Paulo Basta. Todas as atividades do dia 4 de setembro serão transmitidas pelo Canal da ENSP no Youtube. Participe! Para assistir as atividades, não será necessário inscrição prévia.

  8. Aniversário da ENSP: desafios da Educação marcam primeiro dia de debates

    As comemorações do aniversário de 66 anos da ENSP iniciaram nesta terça-feira (1/9) com um debate on-line sobre a polêmica temática Volta às aulas, com base no olhar de alunos, professores e da própria Fiocruz. Na ocasião, foi feita, ainda, uma homenagem à Escola, com a participação de gestores da Fundação e representantes de associações. Confira tudo que aconteceu na manhã do primeiro dia de debates!
     

  9. ENSP celebra 66 anos com debates sobre desafios e caminhos da saúde em tempos de pandemia

    Ela nasceu em 1954, ancorada em um conceito amplo de saúde pública. De lá para cá, traçou uma jornada repleta de conquistas. A maior Escola de Saúde Pública da América do Sul vai completar 66 anos e celebrará essa longa trajetória com uma série de debates on-line. Na pauta, temáticas atuais, abordadas por palestrantes consagrados. Confira a programação e participe!