1. Construção compartilhada de conhecimentos envolve academia e sociedade

    A academia vem se aproximando cada vez mais do conhecimento popular para enfrentar os reais desafios vividos pela nossa sociedade. Esse foi um dos aspectos abordados no segundo eixo de debates do 2º Congresso Brasileiro de Saúde e Ambiente, que abordou a construção do conhecimento compartilhado. Para buscar compreender melhor essa questão, a ENSP TV conversou com professores formados em universidade e na vida sobre como se constrói, verdadeiramente, este conhecimento comum a todos

  2. Reportagem destaca abertura do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente

    Belo Horizonte teve uma noite de domingo (19/10) diferente. A cidade recebeu a solenidade de abertura do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, promovido pela Abrasco. O filósofo francês Jean Pierre Leroy ministrou a conferência de abertura, que teve como tema Direitos, justiça ambiental e políticas públicas. A equipe da ENSP TV está cobrindo o 2º Sibsa e produziu uma matéria especial sobre o início do evento, trazendo as participações do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e do diretor da ENSP, Hermano Castro.

  3. Debate sobre mudanças climáticas no Brasil disponível em vídeo

    Tufões, tempestades e terremotos vêm deixando milhares de mortos e feridos, além de incontáveis desabrigados pelo mundo. O panorama é que a situação piore por conta das mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta. Os pesquisadores Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz) e Norma Valencio (UFSCar) debateram essa questão no Centro de Estudos da ENSP, disponível em vídeo.

  4. Debate de doença sobre vírus ebola já está disponível em vídeo

    O Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP, realizado em 1/10, teve como tema Doença pelo Vírus Ebola (DVE): desafios para a saúde pública e para a bioética. As apresentações realizadas pelo vice-diretor de Serviços Clínicos do INI/Fiocruz, José Cerbino Neto, pelo representante da Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitários da Anvisa, Eduardo Hage Carmo, e pelo pesquisador da ENSP Sergio Rego estão disponíveis em vídeo.