1. Vídeos do XI Ciclo de Debates estão disponíveis no canal da ENSP no Youtube

    De 2 a 6 de maio, foi realizada, na ENSP, a 11ª edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. O evento discutiu as consequências da atual conjuntura política do país e a possibilidade do retrocesso democrático e dos direitos dos cidadãos, bem como a formação do profissional de saúde, desafios das políticas de saneamento e saúde mental e expansão da Estratégia de Saúde da Família, além da tradicional formatura da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.

  2. Apresentações do Ceensp sobre resíduos de agrotóxicos nos alimentos e doenças crônicas disponíveis no Youtube da ENSP

    Estão disponíveis, no Canal da ENSP no Youtube, as apresentações do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, que teve como tema Resíduos de agrotóxicos nos alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), realizado em 25 de maio. A atividade buscou falar sobre a real situação do uso dos agrotóxicos no Brasil e o impacto do pesticida no consumo de água e dos alimentos. O Ceensp contou com a participação da professora do Departamento de Nutrição Social da UERJ e secretária executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Juliana Casemiro, do produtor de alimentos orgânicos Alcimar Espírito Santo e do pesquisador do Cesteh/ENSP, Luiz Cláudio Meirelles. O diretor da ENSP, Hermano Castro, coordenou o Centro de Estudos. 

  3. Entrevista: Fiocruz diz não à pulverização aérea de agrotóxicos em áreas urbanas

    Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), fala sobre uma proposta que está em discussão no Congresso que pretende incluir a pulverização aérea de agrotóxicos em áreas urbanas para o controle de vetores transmissores de doenças. A Fiocruz se posicionou completamente contra a proposta reforçando que a medida é ineficaz na eliminação de vetores, trazendo elevado perigo à saúde humana e ao meio ambiente. 

  4. Apresentações do Ceensp sobre atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016 disponíveis on-line

    O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, realizado em  27 de abril, debateu A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. As apresentações do Ceensp já estão disponíveis on-line no Canal da ENSP no Youtube. A atividade teve a participação de Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Arnaldo Lassance, subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa/RJ), e Rodolfo Nunes, representando a Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O evento foi coordenado por Vera Pepe, responsável pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP (Cecovisa). 

  5. Vìdeo em defesa do SUS mostra a diversidade de serviços oferecidos pelo sistema

    Num momento em que o SUS sofre ataques até mesmo do ministro interino da saúde, que recentemente declarou que é preciso rever o tamanho do sistema, o Instituto de Direito Sanintátio Aplicado (IDISA) lançou um vídeo em que explica, em uma linguagem acessível, a importância do SUS para a população brasileira, com serviços que vão muito além da assistência médico-hospitalar.

  6. Apresentações do Ceensp sobre conjuntura das políticas de saúde no país estão disponíveis on-line

    Já estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube as apresentações do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos Cenário atual das políticas de saúde no Brasil, realizado em 20 de abril. A atividade, coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Nilson do Rosário Costa, teve a participação de Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj. O Ceensp marcou ainda o lançamento do número especial da Revista Saúde em Debate, que debateu a conjuntura das políticas de saúde no Brasil. Com o tema Políticas, planejamento e gestão em saúde, a publicação foi editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e coordenada, na ENSP, pelas pesquisadoras Vera Lucia Luiza e Luciana Dias de Lima. 

  7. Entrevista: Alunos e Direção da ENSP juntos pela democracia

    O Fórum de estudantes da ENSP promoveu, em 1º de junho, um dia de mobilização pela democracia. O OcupaENSP, como foi batizado o ato, teve a proposta de discutir a atual conjuntura política protestando contra a perda de direitos e os ataques ao Sistema Unico de Saúde (SUS). Ao longo do dia foram realizados debates sobre democracia, conjuntura política e o papel do sanitarista no contexto atual, além de atividades culturais e uma manifestação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a respeito das portarias que alteram a composição das equipes da Estratégia Saúde da Familia (ESF).

  8. ENSP auxiliará El Salvador no desenvolvimento da Escola de Governo em Saúde

    Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento institucional da Escola de Governo em Saúde do Instituto Nacional de Saúde de El Salvador, a ENSP recebeu a visita, neste mês de maio, de uma delegação do referido instituto. Trata-se de uma atividade de cooperação internacional com a instituição, cuja missão é tornar-se referência em pesquisa e desenvolvimento de recursos humanos em saúde para El Salvador. O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Frederico Peres, ressaltou a honra da Escola em participar dessa parceria, não apenas por já existir a tradicional colaboração com o país, mas, segundo ele, especialmente porque esse acordo segue a linha do programa de ação da Escola de Governo em Saúde, que visa fundamentar e fortalecer as capacidades formativas em saúde pública de toda a região latino-americana, para apoiar e consolidar os programas, serviços e sistemas de saúde.