1. Abrascão 2018: Confira os debates em vídeo

    Durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), o Núcleo Audiovisual da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) gravou debates de algumas mesas-redondas realizadas ao longo do congresso. No sábado (28/7) e no domingo (29/7), a formação em Saúde do trabalhador e o direito à cidade e a agroecologia estiveram em discussão. Acesse a playlist Abrascão 2018 no Canal da ENSP, no Youtube, e confira as apresentações na íntegra.

  2. Abrascão 2018: Confira os debates em vídeo

    Durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), o Núcleo Audiovisual da ENSP gravou debates de algumas mesas-redondas realizadas ao longo do congresso. Na sexta-feira, 27 de julho, os efeitos da narratividade sobre o trabalho em saúde e o banimento do amianto estiveram em discussão. Acesse a playlist Abrascão 2018 no Canal da ENSP, no Youtube, e confira as apresentações na íntegra. 

  3. Coordenadora do Cesteh/ENSP fala sobre luta pela saúde no trabalho

    A coordenadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Kátia Reis, fala sobre opressão e resistência em tempos de reformas sociais. Kátia Reis e Cristina Strausz, ambas pesquisadoras do Cesteh, foram facilitadoras da roda de conversa A luta pela saúde no trabalho: opressão e resistência em tempos de reformas sociais, realizada no Abrascão 2018, na tenda Paulo Freire. 

     

  4. Cárcere feminino: '80% das mulheres encarceradas no Brasil são mães', aponta pesquisadora

    Olhares femininos sobre o cárcere foi tema de mais uma mesa-redonda durante o Abrascão 2018. Para falar sobre o assunto, estiveram presentes a pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Maria do Carmo Leal, coordenadora do estudo "Nascer nas prisões"; e a fotógrafa Nana Moraes, autora da exposição Ausência. A mesa, coordenada por, Alexandra Sanchez, do Claves/ENSP, abordou as condições de vida e de saúde da população feminina encarcerada. Na ocasião, Maria do Carmo apontou que 80% das mulheres encarcerados no Brasil são mães.

  5. Federalismo e gestão governamental em debate na ENSP

    A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, em parceria com a ENSP/Fiocruz, promoveu o evento Federalismo, gestão governamental e processo decisório no cenário atual: desafios para o SUS. A atividade buscou discutir elementos centrais do Sistema Único de Saúde no âmbito da governança em saúde, tendo como eixo norteador as eleições de 2018. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.

  6. Pesquisador da ENSP fala sobre o PL do Veneno

    O pesquisador do Cesteh/ENSP, Luiz Cláudio Meirelles, participou do programa Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz. O programa tratou do Projeto de Lei 6.299/2002, que flexibiliza o controle sobre os agrotóxicos no país. Meirelles alertou para o interesse finaceiro do setor. Segundo ele, existe um grupo de grandes empresas contolando esse mercado, muito expressivo atualmente no congresso nacional, empurrando o PL para frente, apesar de toda incoerência e retrocesso que ele significa.

  7. Federalismo e gestão governamental em debate na ENSP

    A Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, em parceria com a ENSP/Fiocruz, promoveu o evento Federalismo, gestão governamental e processo decisório no cenário atual: desafios para o SUS. A atividade buscou discutir elementos centrais do Sistema Único de Saúde no âmbito da governança em saúde, tendo como eixo norteador as eleições de 2018. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.

  8. Ciclo de Debates discutiu os descaminhos na Atenção Primária

    A luta contra a PEC da Morte (PEC 241) e a Portaria 83/2018 foram o tema central de discussão do terceiro dia do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A integrante do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Liu Leal, e o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Fenasce), Luiz Cláudio de Souza, foram os convidados. “Estamos vivendo um conjunto de adversidades”, afirmou Liu Leal. Confira os vídeos, na íntegra, da mesa-redonda Descaminhos na Atenção Primária: a atual Política Nacional de Atenção Básica e a Portaria nº 83/2018.