1. Solenidade expressa momento de renovação da pós-graduação

    A solenidade de formatura das turmas dos três programas de pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) foi marcada pelo reconhecimento da dedicação que a formação em saúde exige dos alunos e pelo momento de renovação e enriquecimento proporcionado a egressos e à instituição ao final de cada ciclo. A formatura, realizada pelo quinto ano consecutivo, encerrou, na sexta-feira (17/9), a semana de comemoração dos 56 anos da ENSP. A cerimônia reuniu alunos de doutorado, mestrado acadêmico e profissional dos três programas da ENSP.

  2. Prêmio Destaque 2010 reconhece contribuições relevantes à ENSP

    O Curso de Especialização em Saúde Pública, o Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, o Sistema de Vigilância Epidemiológica da Tuberculose Multirresistente (Sistema TBMR) e o Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova ENSP) foram os grandes destaques do ano de 2010 na ENSP, premiados em cerimônia realizada na semana de aniversário da Escola. De acordo com o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, a ideia é identificar e reconhecer projetos, grupos ou pessoas que, na sua atividade, tenham enriquecido a identidade da ENSP como instituição de excelência e compromisso com a sociedade.

  3. ENSP homenageia os que ajudaram a escrever seus 56 anos de história

    Com muitas lembranças, agradecimentos e premiações, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca prestou homenagens a grupos e pessoas que realizaram trabalhos de relevância para a Escola. Entre eles está o cientista social Carlos Tobar, um dos fundadores do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz). As outras homenagens foram para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola pelos serviços prestados à comunidade ENSP e também para os três alunos bolsistas do programa Pibic Fiocruz premiados na Jornada de Iniciação Científica Pibic, que reuniu trabalhos de 31 bolsistas da Escola.

  4. Cerimônia de formatura encerra semana de aniversário da ENSP

    Pelo quinto ano consecutivo, a ENSP vai promover uma solenidade de formatura durante a semana de comemoração pelos seus 56 anos. Reunindo alunos de doutorado, mestrado acadêmico e profissional do Programa de Saúde Pública, doutorado e mestrado acadêmico do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, mestrado acadêmico do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública de 2010, a cerimônia, marcada para as 13 horas no auditório térreo da Escola, vai encerrar as comemorações de aniversário.

  5. Atividades culturais agitam semana de aniversário da ENSP

    Música, poesia, fotografia e teatro foram os destaques da Tenda e da Barraca da Saúde no terceiro dia de comemoração da semana de aniversário da ENSP. O Festival Prata da Casa contou com a presença do médico homeopata Pedro Jonathas, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, que apresentou o show poético-musical Magia: o ciclo evolutivo do amor. Na Barraca da Saúde, a equipe de odontologia do Centro de Saúde Escola apresentou uma peça de teatro sobre a importância do cuidado com a saúde bucal. Na Tenda, a exposição fotográfica Momentos de uma trajetória, da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP, exibiu 78 imagens sobre a história da instituição.

  6. ENSP entrega Prêmio Destaque 2010 e homenageia Carlos Tobar

    A solenidade da quinta edição do Prêmio Destaque ENSP será realizada na quinta-feira (16/9) como parte das comemorações dos 56 anos da Escola. Quatro categorias serão premiadas: Assistência, Ensino, Gestão e Desenvolvimento Institucional e Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O Prêmio foi criado em 2006 e tem o objetivo de reconhecer os projetos e equipes que contribuem significativamente para o bom desempenho da Escola. Na ocasião, a Direção da Escola prestará uma homenagem ao pesquisador Carlos Tobar, um dos fundadores do Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), que morreu no dia 30 de agosto. A cerimônia está marcada para as 9 horas no auditório térreo da ENSP e será aberta ao público.

  7. 56 anos da ENSP: exibição de filme e debate com cineasta Sérgio Rezende

    Entre homenagens, exposições e palestras, durante a semana de comemoração pelos seus 56 anos, a ENSP também vai promover a exibição do filme Salve Geral e debate com o diretor da produção, Sérgio Rezende. A sessão acontecerá no dia 16/9, às 13h, no salão internacional da Escola. O filme, inspirado em fatos reais, retrata a vida de uma mulher que tenta tirar seu filho da cadeia e acaba se envolvendo com pessoas ligadas à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

  8. ENSP recebe medalha Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio

    Na quinta-feira (16/9), a ENSP receberá uma homenagem especial durante as comemorações dos seus 56 anos: a medalha Pedro Ernesto. A condecoração foi uma iniciativa do vereador Paulo Pinheiro por conta da atuação da Escola na capacitação e na formação de recursos humanos para o SUS e para o sistema de ciência e tecnologia, na produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública. A solenidade de entrega da medalha está marcada para 9h30 no auditório térreo da ENSP. Na ocasião, a Escola vai conferir menção honrosa ao seu Comitê de Ética em Pesquisa pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

  9. Festival Prata da Casa e Barraca da Saúde nos 56 da ENSP, nesta quarta

    O médico homeopata do Centro de Saúde Escola da ENSP Pedro Jonathas é a atração do Festival Prata da Casa, nesta quarta-feira (15/9), em mais uma atividade da semana de comemoração dos 56 anos da ENSP. A apresentação está marcada para 13 horas na Tenda da Saúde, logo após o debate entre representantes de candidatos à Presidência da República, que apresentarão os programas de governo à comunidade científica.

  10. ENSP comemora 56 anos discutindo desafios para o próximo governo

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) comemora, de 13 a 17 de setembro, 56 anos discutindo o tema Saúde Pública: desafios para o próximo governo com atividades científicas e culturais voltadas para profissionais, alunos e para a comunidade de Manguinhos. O evento principal da semana reunirá representantes de candidatos à Presidência da República para apresentarem seus programas de governo à comunidade científica da área de Saúde, no dia 15 de setembro, às 9h30, no auditório térreo da ENSP. Todas as atividades são abertas ao público.