1. Abrascão 2009: Carta de Olinda e menções honrosas

    No ano em que completa 30 anos, a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) promoveu, no Recife, o IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva tendo como ênfase discutir a relação de saúde, ciência, tecnologia e inovação. Clique aqui para conferir as menções honrosas dos pôsteres apresentados e aqui para acessar a Carta de Olinda, documento que consolida uma série de propostas para o campo da saúde, resultante das discussões, e que serão encaminhadas para autoridades das três esferas de gestão.

  2. Pesquisa analisa atendimento a idosos e crianças vítimas de violência

    A notificação e o monitoramento de diferentes formas de violência sofridas por idosos e crianças vem sendo discutidos no âmbito das políticas públicas de saúde. A pesquisadora Edinilsa Ramos, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), realizou análise diagnóstica do atendimento de saúde a idosos vítimas de violências em cinco capitais de diferentes regiões brasileiras. Foram elaborados indicadores avaliativos das principais políticas relativas à prevenção da violência e à saúde física e mental do idoso, envolvendo 47 profissionais de áreas de saúde do idoso, saúde mental e dos três níveis do atendimento (pré-hospitalar fixo e móvel, hospitalar e reabilitação). Confira o áudio da palestra na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  3. Apresentações mostram vigor de pesquisas sobre saúde indígena

    Estudos realizados pela ENSP sobre saúde indígena estiveram em evidência nos cinco dias do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, que terminou em 4/11, em Recife. Na comunicação coordenada Interculturalidade e saúde indígena - abordagens antropológicas, três dos cinco trabalhos apresentaram resultados de pesquisas realizadas na Escola sobre tuberculose, censo com mulheres indígenas e sustentabilidade das políticas públicas em saúde indígena.

  4. Congresso da Abrasco chega ao fim com posse da nova Diretoria

    Após cinco dias de debates, exposições temáticas e homenagens, a comunidade da saúde coletiva brasileira se despede de Recife. Ao todo, mais de 6 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções de Pernambuco para participar da extensa programação do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Abrasco de 31/10 a 4/11. A solenidade de encerramento foi marcada pela posse da nova Diretoria da Abrasco para o triênio 2010-2012, que tem como presidente o pesquisador da Universidade Federal de Pelotas Luiz Augusto Facchini. Confira o áudio completo na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. Confira a galeria de fotos do Abrascão

    Em paralelo as atividades realizadas no IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, estão acontecendo diversos eventos complementares, científicos e culturais, no Centro de Convenções. Entre eles estão lançamentos de livros, exposições fotográficas, reuniões, assembleias, mostras de vídeos, apresentação de bloco carnavalesco, orquestras e outros. Confira a galeria de fotos.

  6. Experiências exitosas em educação popular e habitação saudável

    A união da educação popular com a temática da habitação saudável foi apresentada no IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Recife. Este foi o foco da comunicação coordenada Moradia, vulnerabilidade e riscos à saúde, que contou com a participação da pesquisadora da ENSP Márcia Moisés, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA). Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio das quatro exposições desta mesa.

  7. ENSP apresenta jogo interativo para promoção da saúde

    A experiência desenvolvida pela ENSP, que busca a produção compartilhada de conhecimentos pela experiência com jogos interativos para promoção da saúde, foi apresentada no IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Recife, pelo pesquisador Marcelo Firpo (Cesteh/ENSP) e pelo morador de Manguinhos e integrante do Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM), Thiago Soares Macedo. O evento também apresentou outras práticas emergentes no campo da atenção à saúde.

  8. Sessão debate experiências em formação com foco local

    Tutora do curso de Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social da ENSP, Rosa Maria da Rocha foi uma das quatro expositoras da comunicação coordenada que apresentou experiências de formação e incorporação de profissionais com foco nos problemas locais, realizada no quarto dia do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, em Recife. O áudio disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  9. Especialistas discutem gestão pública e atenção à saúde

    Em um dos painéis mais concorridos do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, em Recife, o pesquisador Pedro Barbosa (ENSP/Fiocruz) apresentou modelos de gestão e de atenção à saúde e defendeu: "Não há como promover processos de atenção à saúde sem a lógica da gestão e vice-versa, uma vez que somente juntos tais processos podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população". Confira o áudio da apresentação na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  10. Saúde e desenvolvimento: dialéticas contemporâneas em debate

    Esta mesa aborda um dos temas centrais do congresso, pois discute o compromisso da ciência, tecnologia e inovação com o direito à saúde. As relações do desenvolvimento com a área da saúde são temas em evidência atualmente, com um grande avanço nos debates. Também serão tema do Fórum Global de Pesquisa em Saúde, que será realizado em Cuba, destacou o presidente da Abrasco, José Carvalheiro, na abertura do painel Saúde e desenvolvimento: dialéticas contemporâneas e políticas públicas, expressando a importância e a dimensão que o tema vem adquirindo nos últimos tempos. O painel foi uma das atividades do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.