1. Prêmio Destaque 2009 será entregue nesta terça-feira (22/09)

    Nesta terça-feira (22/09), será realizada a solenidade de entrega do Prêmio Destaque ENSP 2009, dando continuidade às comemorações dos 55 anos da Escola. Quatro categorias serão premiadas: Assistência, Ensino, Gestão e Desenvolvimento Institucional e Pesquisa. O Prêmio foi criado em 2006 e tem o objetivo de destacar os projetos e equipes que contribuíram significativamente para o bom desempenho da Escola. A cerimônia está marcada para às 10h, no Auditório Térreo da ENSP, e é aberta ao público. Na ocasião, também será feita uma homenagem especial ao pesquisador da ENSP Miguel Murat Vasconcellos, falecido recentemente. A atividade acontecerá às 9h30.

  2. Presidente do IPEA defende novo padrão civilizatório contra mazelas do século XXI

    Nesta segunda-feira (21/09), a ENSP recebeu o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, para a conferência de abertura da semana de aniversário de 55 anos da ENSP, que, este ano, tem como tema Saúde, inclusão social e cidadania: contra a fome e a miséria. Durante uma hora, o palestrante abordou as mazelas sociais do século XX e as possibilidades de construção de um novo padrão civilizatório no século XXI, que exigem repensar a forma de se fazer políticas públicas. Antes da palestra, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, entregou ao diretor do Ibase, Francisco Meneses, a adesão da Escola ao abaixo-assinado para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição.

  3. Palestra do presidente do IPEA inaugura semana de aniversário

    Para inaugurar a semana comemorativa dos seus 55 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca receberá o economista e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, para a conferência de abertura Saúde, inclusão social e cidadania? Contra a fome e a miséria. Na mesma ocasião, a ENSP vai aderir ao abaixo-assinado para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 047/2003), que inclui a alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição. As atividades iniciarão às 9 horas, no Auditório Térreo da Escola.

  4. Exposição lança banco de dados com produção acadêmica da ENSP

    Em mais uma atividade da semana comemorativa dos seus 55 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá uma exposição para lançar o banco de dados com a sua produção acadêmica. No ano de 2008, entre artigos e publicações em livros e capítulos dos seus docentes e discentes dos programas de pós-graduação, a ENSP produziu mais de 500 publicações científicas. A exposição ficará disponível em Totens, localizados na Tenda da Saúde, e será incorporada ao Portal ENSP. Para isso, foi desenvolvido um sistema de informação da produção científica, que possibilitará buscas e irá garantir maior visibilidade ao trabalho dos pesquisadores e alunos da Escola. Veja uma demonstração da Exposição da produção acadêmica da ENSP no arquivo em anexo.

  5. Parceria ENSP-VideoSaúde inaugura mostra no aniversário da Escola

    Na semana comemorativa dos seus 55 anos, a ENSP e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz realizarão a Mostra Vídeo Saúde, com a exibição de filmes premiados na 5ª Mostra Nacional de Vídeos em Saúde. A atividade será inaugurada com a exibição do filme Três Irmãos de Sangue, vencedor do concurso de 2008 na categoria júri popular, na segunda-feira (21/9), às 13h30, na Tenda da ENSP. "Saúde, inclusão social e cidadania: contra a fome e a miséria" é o tema de aniversário da Escola, comemorado de 21 a 25 de setembro.

  6. ENSP adere a abaixo-assinado para tornar alimentação um direito social

    A ENSP vai aderir ao abaixo-assinado para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição. A adesão ao abaixo-assinado será feita durante a solenidade de abertura da semana comemorativa dos 55 anos da Escola, que este ano tem a fome como elemento central: Saúde, inclusão social e cidadania: contra a fome e a miséria. A atividade contará com a presença do diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Francisco Meneses, e antecede a palestra do economista e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, que está marcada para 9h30, no Auditório Térreo da Escola, e é aberta ao público.

  7. ENSP comemora 55 anos debatendo estratégias contra a miséria e a fome

    De 21 a 25 de setembro, serão comemorados os 55 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Com o tema Saúde, inclusão social e cidadania? Contra a fome e a miséria, a ENSP receberá para o ato solene de abertura da semana festiva o economista e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. A atividade está marcada para 9h30, no Auditório Térreo da Escola. Mantendo sua tradição de engajamento com questões sociais, a escolha do tema deste ano reflete o papel da ENSP em promover a saúde através da ciência, da inclusão social e da cidadania em todo o país.