1. Cursos de Pós-Graduação da ENSP formaram 50% mais alunos em 2009

    Cento e oitenta e seis novos doutores e mestres se formaram nos cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca em 2009. Com um significativo aumento de mais de 50% comparado ao ano anterior, a ENSP fortalece, a cada ano, sua missão qualificando profissionais para atuar nas diversas esferas do sistema de saúde do país. A solenidade de formatura, realizada na sexta-feira (25/09), seguida de um coquetel na Tenda da Saúde, encerrou as atividades da semana de comemoração dos 55 anos a ENSP.

  2. Público lota Tenda da Saúde para assistir último dia do Prata da Casa

    A Tenda da Saúde recebeu um grande público no último dia do Festival Prata da Casa, quinta-feira (24/09), para assistir a shows de música e teatro. O primeiro foi Vem Me Ver, do médico homeopata Pedro Jonathas, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP. Mesclando poesias, clássicos da MPB e músicas de sua autoria, Pedro Jonathas também falou da luta contra a fome e a desigualdade travada pelas personalidades que inspiraram a semana comemorativa dos 55 anos da ENSP. Em seguida, o público assistiu à apresentação de Irene Azevedo no show de MPB V do Avesso.

  3. Penúltimo dia do aniversário da Escola marcado pelo relançamento de livros

    O penúltimo dia de atividades da semana de comemoração dos 55 anos da ENSP, foi marcado pelo relançamento de seis títulos da Editora Fiocruz, acompanhada de uma sessão de autógrafos com as participações de pesquisadores da Escola. O evento contou ainda com o lançamento do livro Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: ação e reflexões organizado pelos pesquisadores da ENSP Antenor Amâncio e Sérgio Pacheco Oliveira, cujos exemplares foram doados à Escola.

  4. Formatura de mestres e doutores encerra semana de aniversário

    Encerrando as atividades da semana comemorativa dos 55 anos da ENSP, será realizada, na sexta-feira (25/09), a solenidade de formatura dos alunos da Pós-Graduação Stricto sensu. Pelo quarto ano consecutivo, a Escola promove a formatura de seus novos mestres e doutores em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente. Este ano, formam-se cerca de 200 alunos. O evento acontecerá às 10 horas, no Auditório Térreo da ENSP.

  5. Filmes, música e dança movimentam terceiro dia do aniversário da ENSP

    Na quarta-feira (23/09) - terceiro dia de comemoração do aniversário de 55 anos da ENSP -, a animação na Tenda da Saúde ficou por conta da apresentação de dança sênior do grupo de idosos do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). A equipe de nutrição do Centro de Saúde Escola também fez uma exposição sobre como aproveitar melhor os alimentos. Foram exibidos ainda os documentários Ser Tão e TPC - Nosso Trabalho Sobre Sida.

  6. Festival Prata da Casa reúne público para assistir curta e recital de poesia

    O lançamento do Festival Prata da Casa, na terça-feira (22/09), reuniu trabalhadores e alunos na Tenda da Saúde, em mais um evento da semana de aniversário da ENSP. Recital de poesia, exibição de curta metragem, barraquinha do alimento vivo, terapia comunitária e explicações sobre drogatização marcaram a terça-feira (22/09) da semana dos 55 anos da ENSP.

  7. Emoção e homenagens marcam o segundo dia do aniversário da ENSP

    Atender mais de dois mil trabalhadores na área de saúde auditiva, levar a Escola ao processo de compras sustentáveis, valorizar o ensino a distância em todo o país, bem como monitorar e analisar a situação de saúde nos municípios envolvidos na implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro foram as escolhas da Escola para a quinta edição do Prêmio Destaque ENSP. A solenidade de entrega ocorreu na manhã de terça-feira (23/09), no Auditório Térreo. Pouco antes, alunos e trabalhadores da ENSP homenagearam o pesquisador Miguel Murat, falecido recentemente, plantando um ipê amarelo no jardim da entrada principal da Escola. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio da solenidade prêmio Destaque 2009.

  8. Relançamento de livros nesta quinta (24/09) nos 55 anos da ENSP

    Seguindo as atividades comemorativas pelos 55 anos da ENSP, a programação de quinta-feira (24/09) inclui o relançamento dos seis livros da Editora Fiocruz com autores da ENSP (2008-2009), além da mostra VideoSaúde e as apresentações do Festival Prata da Casa. A Tenda da Saúde, montada no pátio da ENSP, abrigará ainda uma oficina artesanal e dicas sobre saúde bucal. Confira a programação.

  9. Mostra da Produção Acadêmica da ENSP inaugura a Tenda da Saúde

    A ENSP produz hoje cerca de dois artigos em revistas indexadas por dia. O desenvolvimento desse banco de dados é o primeiro esforço para sistematizar essa produção de maneira que ela seja visível e acessível, destacou o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, na inauguração da Mostra de Produção Acadêmica da Escola, realizada no primeiro dia da semana comemorativa dos 55 anos da ENSP. A Mostra está baseada em um banco de dados, com artigos e publicações em livros de seus docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação no ano de 2008.

  10. Atividades na Tenda da Saúde prosseguem na quarta-feira (23/09)

    Nesta quarta-feira (23/09), as atividades na Tenda da Saúde começam as 10 horas, com apresentação da equipe de Nutrição da Escola. Na sessão Prata da Casa é a vez da dança sênior, do grupo PASI/CSEGSF. Serão exibidos ainda dois vídeos ao longo do dia. Os eventos fazem parte das comemorações dos 55 anos da ENSP. Confira, em anexo, a programação completa da Tenda da Saúde instalada no pátio da Escola. A entrada é franca.