1. Solenidade de formatura marca quarto dia de comemorações

    Uma solenidade de formatura, inédita na história da ENSP, vai marcar o quarto dia da semana do aniversário da Escola, nesta quinta feira (14/09), às 14h. Alunos de mestrado e de doutorado das turmas de 2004 e de 2002, respectivamente, tomam parte desta nova iniciativa da ENSP de celebrar o fim de um ciclo importante na vida dos alunos da pós-graduação Stricto sensu. O sanitarista Sergio Arouca, eleito patrono das turmas, a coordenadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/DEMQS/ENSP/Fiocruz), Maria Cecília Minayo, e o pesquisador Luiz Fernando Ferreira (DCB/ENSP/Fiocruz) são alguns dos homenageados.

  2. Cinema e pipoca atraem trabalhadores e alunos

    A sessão pipoca da semana de aniversário da ENSP atraiu cerca de 200 pessoas ao auditório para assistir o curta de animação "Ziriguidum", de Gabriel Prezoto, e o longa metragem Cafuné, de Bruno Vianna. Depois dos filmes, parte da platéia participou de um bate-papo descontraído com Bruno Vianna, na mesa coordenada por Simone Assis, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/DEMQS/ENSP/Fiocruz). Violência, estética, cinema, sociedade, direitos autorais foram alguns dos temas discutidos.

  3. DCB ganha novas placas e homenageia pesquisador da ENSP

    A Semana Comemorativa dos 52 anos da ENSP prossegue nesta quinta-feira (14/09), às 10h, com uma homenagem especial ao Departamento de Ciências Biológicas, que ganhará três novas placas. Duas delas serão para os Laboratório de Pesquisa e Serviços em Saúde Pública - Setor de Vetores Prof. Miguel Alves de Souza, e Laboratório de Pesquisa e Serviços em Saúde Pública - Central de Esterilização Altair Quintiliano da Silva. A terceira será uma homenagem prestada ao pesquisador da ENSP/Fiocruz, Luiz Fernando Ferreira, que terá seu nome gravado junto ao prédio do DCB. A homenagem a Luiz Fernando será feita porque o pesquisador foi o fundador deste Departamento ao ingressar na ENSP no ano de 1966.

  4. Luiz Fernando Ferreira, um profissional dedicado à saúde

    Luiz Fernando da Rocha Ferreira da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 23 de setembro de 1936. Em 1960, formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, onde concluiu, em 1962, o Doutorado. Em 1966, ingressou como Professor Titular da Disciplina de Parasitologia na recém-criada Fundação Escola de Saúde Pública a convite do então diretor Edmar da Terra Blois. Fundou, então, o Departamento de Ciências Biológicas (DCB) que, sob sua coordenação, reúne profissionais competentes em várias linhas da Parasitologia e da Microbiologia. Destes, diversos destacam-se na história da Fundação Oswaldo Cruz.

  5. Galeria de fotos dos 52 anos ENSP

    As solenidades de comemoração pelos 52 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca começaram na tarde de segunda-feira (11/09) com o lançamento da Mostra Fotográfica "Até Quando?". Em seguida, foi a vez do Conjunto de Flauta Doce da Escola de Música da Rocinha, tocando grandes sucessos nordestinos como forma de homenagear os moradores da favela. Já no auditório térreo da Escola, foi realizada a mesa de abertura da Semana da ENSP e entregues os Prêmios Destaque ENSP e Opas para trabalhadores da saúde. Confira a galeria de fotos. Acesse, ainda, a programação completa dos 52 anos ENSP.

  6. Conheça os vencedores do Prêmio Destaque ENSP 2006

    A primeira edição do Prêmio Destaque ENSP 2006 foi entregue na tarde de segunda-feira (11/09) durante a solenidade de abertura da Semana Comemorativa pelos 52 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Dividido em quatro categorias, o prêmio consiste em estimular, reconhecer, divulgar e premiar servidores com destaque em diversas áreas da Escola. Os vencedores para cada uma das categorias foram: Ensino: Paulo Chagastelles Sabroza (DENSP); Pesquisa: Luiz Antônio Camacho (DEMQS); Gestão: Carlos Coimbra Júnior (Cadernos de Saúde Pública); e Assistência: Celina Santos Boga Marques Porto (CSEGSF).

  7. Entrega de prêmios e emoção marcam cerimônia de abertura

    Muita emoção, discursos de agradecimento, lembranças de figuras emblemáticas como Sergio Arouca, histórias de vida que se confundem com a história da instituição assim foi a cerimônia de abertura da semana de aniversário da ENSP, na segunda-feira (11/09), realizada no auditório lotado de pesquisadores, alunos, trabalhadores e convidados que foram prestigiar os 52 anos da maior escola de saúde pública da América do Sul. Um momento especial que já faz parte do calendário oficial da ENSP, definiu Antônio Ivo de Carvalho, diretor da Escola. Na entrega do Prêmio Destaque ENSP a quatro servidores, Antônio Ivo lembrou que trata-se de um reconhecimento aos que mais se destacaram em suas atividades, mas representa o esforço de todos que trabalharam unidos em prol de um só ideal: a busca por uma saúde digna para todos.

  8. Doe livros para Manguinhos

    O Projeto Casa Viva, em Manguinhos, ganhará em breve uma biblioteca. E você pode ajudar doando livros novos ou usados. A ENSP está colaborando com o Projeto "Uma Biblioteca para Manguinhos", coordenado pela equipe de Projetos Sociais da Presidência Fiocruz. O Casa Viva é um espaço para a comunidade de Manguinhos onde funcionam projetos educacionais, artísticos, de capacitação e que recebe diariamente inúmeras crianças, jovens e adolescentes. Durante a semana de aniversário da ENSP (de 11 a 15 de setembro), o número de livros coletados na Escola será divulgado.

  9. CEENSP debate justiça e segurança no aniversário da ENSP

    Como parte das atividades de comemoração do aniversário da Escola, de 11 a 15 de setembro, o Centro de Estudos da ENSP apresenta na quarta-feira (13/09) o tema "Poder Judiciário e Segurança Pública", com as participações de Paulo Rangel, promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro; Vinicius George, presidente do Sindicato de Delegados da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro; e Marildo Menegat, professor da Escola de Serviço Social da UFRJ e especialista em Criminologia. O evento é aberto ao público e não é preciso inscrição. O CEENSP será transmito pela Rede Fiocruz. A abertura das comemorações acontece na segunda-feira (11/09), às 13h30min, e durante toda a semana haverá exposição de fotografia, debates, mostra científica, barraca da saúde e apresentações musicais. Conheça a programação completa.

  10. Premiações abrem oficialmente Semana de Aniversário da ENSP

    O lançamento da Mostra Fotográfica "Até Quando?", às 13h30min, é o primeiro evento da agenda de comemorações dos 52 anos da Escola Nacional de Saúde Pública, nesta segunda-feira (11/09). Em seguida, às 14h, será a vez do Conjunto de Flauta Doce da Escola de Música da Rocinha. A abertura oficial da Semana da ENSP (11 a 15/09) acontece às 14h30min, no auditório térreo da Escola, com a presença da presidência da Fiocruz, da direção da ENSP, seus profissionais, alunos, convidados e do representante da Opas no Brasil, Horácio Toro, para a entrega do Prêmio Destaque ENSP e do Prêmio Opas para trabalhadores da saúde. Os eventos são abertos ao público. Conheça a programação.