1. Diretor da ENSP é eleito vice-presidente da Alaesp

    Neste fim de semana (19 e 20/08), durante reunião da Associação Latino-Americana e do Caribe de Educação em Saúde Pública (Alaesp), foi eleita sua nova Diretoria. A Associação, que agrega 65 escolas de saúde pública no continente, passa a ser presidida pelo mexicano Edgar C. Jarillo Soto. O diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, foi eleito 1º vice-presidente, e a representante da Costa Rica, Alcira Castillo, 2ª vice-presidente.

  2. Editora Fiocruz faz lançamento coletivo no Espaço Letras e Saúde

    A Editora Fiocruz lança nesta terça-feira (22/08), às 15h30min, 27 títulos novos, com um leque bastante variado de assuntos. Entre os lançamentos, vários livros de pesquisadores da ENSP, dentre eles Analisis estratégica en salut y gestión a través de la escucha, de Francisco Javier Uribe Rivera, "o livro narra a experiência pioneira de uma gestão de saúde pública pensada e articulada a partir da ouvidoria de seus usuários", adianta Canossa. A experiência dos mestrados profissionais em saúde coletiva será apresentada por Maria do Carmo Leal e Carlos Machado no livro "Cenários possíveis: experiências e desafios do mestrado profissional na saúde coletiva". Temas como vigilância sanitária, obesidade, informação e comunicação, violência e ambiente sustentável também estão entre os lançamentos da Escola.

  3. CSP participa de Fórum de Editores Científicos antes do Abrascão

    O Fórum de Editores Científicos da Área de Saúde Pública, atividade prévia ao 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, reuniu editores e a comunidade científica para troca de experiências e aperfeiçoamento relativos a periódicos científicos da área de saúde pública e sistemas de avaliação da produção científica. A ENSP será representada pelo editor-chefe do CSP - Cadernos de Saúde Pública, Carlos Coimbra Júnior, e pela editora associada Cláudia Travassos.

  4. Pesquisadores da ENSP coordenam 7 oficinas no Pré-Abrascão

    Pesquisadores da ENSP vão coordenar sete das 24 oficinas realizadas no Pré-Congresso do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, que terá início nesta segunda-feira (21/08), no Rio de Janeiro. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) será representada no Abrascão por mais de 300 participantes. A abertura do maior congresso de saúde pública da América Latina acontece no dia 21/08, no auditório do Pavilhão 5 do Riocentro.

  5. Maior evento de saúde pública começa nesta segunda (21/08)

    O maior evento de saúde pública já realizado na América Latina começa nesta segunda-feira (21/08) e vai até sexta-feira (25/08) no Rio de Janeiro. A expectativa é de que o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública reúnam cerca de dez mil pessoas no Riocentro, entre autoridades nacionais e internacionais, pesquisadores, gestores e profissionais de saúde. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o evento a partir das 16h30min.

  6. Diretor da ENSP participa de fóruns que antecedem Abrascão

    Antecedendo a programação do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, participa como palestrante nesta sexta-feira (18/08) do II Fórum de Promoção da Saúde das Américas, promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde, junto a outras instituições, incluindo a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. O diretor também vai palestrar no sábado (19/08), na Reunião da Associação Latino-Americana e do Caribe de Educação em Saúde Pública (Alaesp).