1. Controle social e direito à saúde são temas de comunicação coordenada

    Dilemas do Controle Social e o Direito à Saúde foi o tema da comunicação coordenada que contou com apresentação da aluna de doutorado da ENSP, Gabriela Rieveres Borges de Andrade, na manhã do segundo dia (22/08) do Congresso da Abrasco. O foco dos debates que reuniu outras duas pesquisadoras foi a questão do direito social em respeito às políticas de saúde, e contou com coordenação do diretor do IMS/Uerj, Rubem Araújo de Mattos.

  2. Pesquisadores da ENSP coordenam oficinas concorridas

    A segunda-feira (21/08) começou no Riocentro com a maratona de 24 oficinas realizadas no Pré-Congresso do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, das 8h30min às 16h30min. Sete oficinas foram coordenadas por pesquisadores da ENSP. As oficinas estavam divididas em quatro eixos temáticos: ações globais sobre os determinantes sociais da saúde; democracia, participação cidadã, direito à saúde; inovações em ciência e tecnologia: o que isto significa para a saúde pública?; e promoção de sistemas de saúde eqüitativos em um mundo competitivo.

  3. Pesquisadores da ENSP coordenam 7 oficinas no Pré-Abrascão

    Pesquisadores da ENSP vão coordenar sete das 24 oficinas realizadas no Pré-Congresso do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, que terá início nesta segunda-feira (21/08), no Rio de Janeiro. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) será representada no Abrascão por mais de 300 participantes. A abertura do maior congresso de saúde pública da América Latina acontece no dia 21/08, no auditório do Pavilhão 5 do Riocentro.

  4. Maior evento de saúde pública começa nesta segunda (21/08)

    O maior evento de saúde pública já realizado na América Latina começa nesta segunda-feira (21/08) e vai até sexta-feira (25/08) no Rio de Janeiro. A expectativa é de que o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública reúnam cerca de dez mil pessoas no Riocentro, entre autoridades nacionais e internacionais, pesquisadores, gestores e profissionais de saúde. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre o evento a partir das 16h30min.

  5. CSP participa de Fórum de Editores Científicos antes do Abrascão

    O Fórum de Editores Científicos da Área de Saúde Pública, atividade prévia ao 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, reuniu editores e a comunidade científica para troca de experiências e aperfeiçoamento relativos a periódicos científicos da área de saúde pública e sistemas de avaliação da produção científica. A ENSP será representada pelo editor-chefe do CSP - Cadernos de Saúde Pública, Carlos Coimbra Júnior, e pela editora associada Cláudia Travassos.

  6. Diretor da ENSP participa de fóruns que antecedem Abrascão

    Antecedendo a programação do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, participa como palestrante nesta sexta-feira (18/08) do II Fórum de Promoção da Saúde das Américas, promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde, junto a outras instituições, incluindo a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. O diretor também vai palestrar no sábado (19/08), na Reunião da Associação Latino-Americana e do Caribe de Educação em Saúde Pública (Alaesp).