1. Futuras pandemias: como prevê-las?

    A preocupação com a ameaça de uma pandemia de influenza aviária serviu de inspiração para o painel Pandemias: previsões, acertos e prevenções, realizado na última terça-feira, 22, durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Riocentro. O debate contou com a participação dos pesquisadores da Fiocruz Claudia Torres Codeço e Cláudio Struchiner (ENSP/Fiocruz), além de Marta Pignatti, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e Eduardo Hage Carmo, do Ministério da Saúde e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  2. Programas sociais melhoram qualidade de vida da população

    Quatro diferentes pontos de vista abordaram o mesmo tema durante o painel Políticas Públicas e Enfrentamento das Desigualdades: respostas e desafios: como o governo brasileiro vem trabalhando na busca por melhores condições de vida para a população brasileira. O coordenador de Pós-Graduação da ENSP, Carlos Machado de Freitas, conduziu os debates na terça-feira (22/08), no Congresso da Abrasco, que contou com a participação de duas pesquisadoras da Escola: Sarah Escorel e Jeni Vaitsman. As quatro apresentações realizadas no painel Políticas Públicas e Enfrentamento das Desigualdades: respostas e desafios estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  3. Diretor da ENSP é eleito vice-presidente da Alaesp

    Neste fim de semana (19 e 20/08), durante reunião da Associação Latino-Americana e do Caribe de Educação em Saúde Pública (Alaesp), foi eleita sua nova Diretoria. A Associação, que agrega 65 escolas de saúde pública no continente, passa a ser presidida pelo mexicano Edgar C. Jarillo Soto. O diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, foi eleito 1º vice-presidente, e a representante da Costa Rica, Alcira Castillo, 2ª vice-presidente.

  4. Editora Fiocruz faz lançamento coletivo no Espaço Letras e Saúde

    A Editora Fiocruz lança nesta terça-feira (22/08), às 15h30min, 27 títulos novos, com um leque bastante variado de assuntos. Entre os lançamentos, vários livros de pesquisadores da ENSP, dentre eles Analisis estratégica en salut y gestión a través de la escucha, de Francisco Javier Uribe Rivera, "o livro narra a experiência pioneira de uma gestão de saúde pública pensada e articulada a partir da ouvidoria de seus usuários", adianta Canossa. A experiência dos mestrados profissionais em saúde coletiva será apresentada por Maria do Carmo Leal e Carlos Machado no livro "Cenários possíveis: experiências e desafios do mestrado profissional na saúde coletiva". Temas como vigilância sanitária, obesidade, informação e comunicação, violência e ambiente sustentável também estão entre os lançamentos da Escola.

  5. Lula diz que saúde é caminho para redução de desigualdades

    Mais de 1.500 pessoas lotaram o auditório do Pavilhão 5 do Riocentro na cerimônia de abertura do 8˚ Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11˚ Congresso Mundial de Saúde Pública, na segunda-feira (21/08). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro chefe de Estado a marcar presença em um congresso da Abrasco, em discurso de mais de vinte minutos, teceu elogios ao SUS - uma monumental obra que está dando certo - e apontou a saúde como caminho para redução de desigualdades e garantia de direitos básicos aos cidadãos.

  6. Selo Fiocruz Vídeo será lançado no Congresso da Abrasco

    A Fiocruz lançará nesta terça-feira (22/08), no Espaço Saúde e Letras do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, o selo audiovisual Fiocruz Vídeo, que tem por objetivo ampliar o acesso às produções de vídeo de temas de saúde, possibilitando a aquisição dos diferentes lançamentos do gênero em livrarias, locadoras e bancas de jornal. Além disso, a iniciativa do Fiocruz Vídeo pretende estimular a produção de vídeos de qualidade, bem como a produção educativa para a população e para profissionais do setor. Outro propósito do Fiocruz Vídeo é abrir linhas de financiamento aos produtores, por meio de editais, a partir de recursos próprios e do Ministério da Saúde. A informação é da Agência Fiocruz de Notícias.

  7. Controle social e direito à saúde são temas de comunicação coordenada

    Dilemas do Controle Social e o Direito à Saúde foi o tema da comunicação coordenada que contou com apresentação da aluna de doutorado da ENSP, Gabriela Rieveres Borges de Andrade, na manhã do segundo dia (22/08) do Congresso da Abrasco. O foco dos debates que reuniu outras duas pesquisadoras foi a questão do direito social em respeito às políticas de saúde, e contou com coordenação do diretor do IMS/Uerj, Rubem Araújo de Mattos.

  8. Pesquisadores da ENSP coordenam oficinas concorridas

    A segunda-feira (21/08) começou no Riocentro com a maratona de 24 oficinas realizadas no Pré-Congresso do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, das 8h30min às 16h30min. Sete oficinas foram coordenadas por pesquisadores da ENSP. As oficinas estavam divididas em quatro eixos temáticos: ações globais sobre os determinantes sociais da saúde; democracia, participação cidadã, direito à saúde; inovações em ciência e tecnologia: o que isto significa para a saúde pública?; e promoção de sistemas de saúde eqüitativos em um mundo competitivo.

  9. Tribo Xavante faz ritual inédito em congresso internacional de saúde pública

    Vinte índios Xavantes do Mato Grosso saíram pela primeira vez de sua tribo para fazer ritual apresentado na abertura do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Pintados e paramentados com adornos típicos, os índios fizeram a chamada dança dos padrinhos, um dos rituais em que celebram a passagem dos meninos da tribo da infância para a fase adulta.

  10. Opas premia anônimos e notáveis com Gente que Faz Saúde

    O universo da saúde pública ganha vida com iniciativas como o Prêmio Gente que Faz Saúde. Por meio dele, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) homenageia quem faz a diferença no dia-a-dia do combalido setor. O prêmio será entregue a anônimos e notáveis do setor nesta terça (22/08), a partir das 12h, durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Entre eles, está a escritora e ativista Clara Charf, uma unanimidade quando o assunto é cidadania. A informação é da SB Comunicação Total.