1. Determinantes Sociais da Saúde: desafio para ricos e pobres

    As iniqüidades na situação de saúde entre indivíduos, entre grupos de um mesmo país ou de países diferentes foram o foco das discussões sobre Determinantes Sociais da Saúde, na terça-feira (22/08), na conferência de Michael Marmot, diretor da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde da OMS, e no painel coordenado por Dóra Chor, pesquisadora da ENSP. Os eventos foram destaque do segundo dia do 8˚ Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do 11˚ Congresso Mundial de Saúde Pública, que acontece no Rio de Janeiro até 25/08.

  2. Painel enfoca Determinantes Sociais da Saúde no Brasil

    O tema Determinantes Sociais da Saúde: o que há de novo no Brasil? levou uma multidão para assistir o painel coordenado por Dóra Chor, pesquisadora da ENSP, durante o Abrascão, no Riocentro. O evento contou com palestras de Alberto Pelegrini, da Comissão Nacional de Determinantes Sociais da Saúde, Rômulo Paes, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Claudia Travassos, pesquisadora do Centro de Informações Científicas e Tecnológicas (Cict) da Fiocruz.

  3. Tribo Xavante faz ritual inédito em congresso internacional de saúde pública

    Vinte índios Xavantes do Mato Grosso saíram pela primeira vez de sua tribo para fazer ritual apresentado na abertura do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Pintados e paramentados com adornos típicos, os índios fizeram a chamada dança dos padrinhos, um dos rituais em que celebram a passagem dos meninos da tribo da infância para a fase adulta.

  4. Opas premia anônimos e notáveis com Gente que Faz Saúde

    O universo da saúde pública ganha vida com iniciativas como o Prêmio Gente que Faz Saúde. Por meio dele, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) homenageia quem faz a diferença no dia-a-dia do combalido setor. O prêmio será entregue a anônimos e notáveis do setor nesta terça (22/08), a partir das 12h, durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Entre eles, está a escritora e ativista Clara Charf, uma unanimidade quando o assunto é cidadania. A informação é da SB Comunicação Total.

  5. Paulo Buss recebe prêmio da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública

    O presidente da Fiocruz, o sanitarista Paulo Buss, recebe nesta quarta-feira (23/08), o prêmio Hugh Rodman Leavell Lecture Award, concedido pela Federação Mundial das Associações de Saúde Pública, a mais importante e conceituada instituição do gênero, que reúne cerca de 70 associações nacionais. Ao receber o prêmio, Buss fará um discurso em que cobrará um empenho maior dos governos na busca pela eqüidade. Ele apresentará números que mostram os expressivos desníveis de gastos entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A cerimônia ocorrerá no pavilhão 5 do Riocentro, às 11h, no 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que se estenderá até sexta-feira. A informação é da Agência Fiocruz de Notícias.

  6. ENSP participa em peso do Abrascão

    Mais de 300 pesquisadores e alunos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca tiveram suas inscrições pagas pela Direção da ENSP e participarão do 8˚ Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11˚ Congresso Mundial de Saúde Pública, que acontecem no Riocentro (RJ), entre os dias 21 e 25 de agosto. A equipe de jornalismo da Escola acompanhará os cinco dias de debates numa série especial para o Informe ENSP.

  7. Diretor da ENSP é eleito vice-presidente da Alaesp

    Neste fim de semana (19 e 20/08), durante reunião da Associação Latino-Americana e do Caribe de Educação em Saúde Pública (Alaesp), foi eleita sua nova Diretoria. A Associação, que agrega 65 escolas de saúde pública no continente, passa a ser presidida pelo mexicano Edgar C. Jarillo Soto. O diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, foi eleito 1º vice-presidente, e a representante da Costa Rica, Alcira Castillo, 2ª vice-presidente.

  8. Editora Fiocruz faz lançamento coletivo no Espaço Letras e Saúde

    A Editora Fiocruz lança nesta terça-feira (22/08), às 15h30min, 27 títulos novos, com um leque bastante variado de assuntos. Entre os lançamentos, vários livros de pesquisadores da ENSP, dentre eles Analisis estratégica en salut y gestión a través de la escucha, de Francisco Javier Uribe Rivera, "o livro narra a experiência pioneira de uma gestão de saúde pública pensada e articulada a partir da ouvidoria de seus usuários", adianta Canossa. A experiência dos mestrados profissionais em saúde coletiva será apresentada por Maria do Carmo Leal e Carlos Machado no livro "Cenários possíveis: experiências e desafios do mestrado profissional na saúde coletiva". Temas como vigilância sanitária, obesidade, informação e comunicação, violência e ambiente sustentável também estão entre os lançamentos da Escola.

  9. Lula diz que saúde é caminho para redução de desigualdades

    Mais de 1.500 pessoas lotaram o auditório do Pavilhão 5 do Riocentro na cerimônia de abertura do 8˚ Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11˚ Congresso Mundial de Saúde Pública, na segunda-feira (21/08). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro chefe de Estado a marcar presença em um congresso da Abrasco, em discurso de mais de vinte minutos, teceu elogios ao SUS - uma monumental obra que está dando certo - e apontou a saúde como caminho para redução de desigualdades e garantia de direitos básicos aos cidadãos.

  10. Selo Fiocruz Vídeo será lançado no Congresso da Abrasco

    A Fiocruz lançará nesta terça-feira (22/08), no Espaço Saúde e Letras do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, o selo audiovisual Fiocruz Vídeo, que tem por objetivo ampliar o acesso às produções de vídeo de temas de saúde, possibilitando a aquisição dos diferentes lançamentos do gênero em livrarias, locadoras e bancas de jornal. Além disso, a iniciativa do Fiocruz Vídeo pretende estimular a produção de vídeos de qualidade, bem como a produção educativa para a população e para profissionais do setor. Outro propósito do Fiocruz Vídeo é abrir linhas de financiamento aos produtores, por meio de editais, a partir de recursos próprios e do Ministério da Saúde. A informação é da Agência Fiocruz de Notícias.