1. Atenção primária e perfil das famílias brasileiras são temas de palestra no Abrascão

    Na Comunicação Coordenada Atenção Primária: avaliação e marcos conceituais, realizada no primeiro dia do 8˚ Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do 11˚ Congresso Mundial de Saúde Pública, na terça-feira (22/08), os convidados Márcia Cristina Rodrigues Fausto, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz); Tayser Abu Mourad, do Ministério da Saúde de Israel; Alberto Lopes Najar, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e Maria Guadalupe Medina, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBa, falaram sobre os princípios da atenção básica, sua aplicação no Programa de Saúde da Família e os moldes atuais da família brasileira.

  2. Painel aborda importância da participação popular na educação e na saúde

    Alunos, conferencistas e profissionais de saúde lotaram a sala G8, na terça-feira (22/08), no Riocentro, para assistir ao Painel A Saúde Coletiva na Perspectiva da Educação Popular e Saúde, coordenado por José Ivo dos Santos Pedrosa, da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Saúde, e com as palestras de Eduardo Stotz, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Eymard Mourão Vasconcelos, da Universidade Federal da Paraíba, Vera Lúcia de Azevedo Dantas, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, e Helena Leal David, da Rede de Educação Popular e Saúde, que abordaram a importância dos movimentos sociais e da educação popular na saúde coletiva.

  3. Selo Fiocruz Vídeo será lançado no Congresso da Abrasco

    A Fiocruz lançará nesta terça-feira (22/08), no Espaço Saúde e Letras do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, o selo audiovisual Fiocruz Vídeo, que tem por objetivo ampliar o acesso às produções de vídeo de temas de saúde, possibilitando a aquisição dos diferentes lançamentos do gênero em livrarias, locadoras e bancas de jornal. Além disso, a iniciativa do Fiocruz Vídeo pretende estimular a produção de vídeos de qualidade, bem como a produção educativa para a população e para profissionais do setor. Outro propósito do Fiocruz Vídeo é abrir linhas de financiamento aos produtores, por meio de editais, a partir de recursos próprios e do Ministério da Saúde. A informação é da Agência Fiocruz de Notícias.

  4. Controle social e direito à saúde são temas de comunicação coordenada

    Dilemas do Controle Social e o Direito à Saúde foi o tema da comunicação coordenada que contou com apresentação da aluna de doutorado da ENSP, Gabriela Rieveres Borges de Andrade, na manhã do segundo dia (22/08) do Congresso da Abrasco. O foco dos debates que reuniu outras duas pesquisadoras foi a questão do direito social em respeito às políticas de saúde, e contou com coordenação do diretor do IMS/Uerj, Rubem Araújo de Mattos.

  5. Pesquisadores da ENSP coordenam oficinas concorridas

    A segunda-feira (21/08) começou no Riocentro com a maratona de 24 oficinas realizadas no Pré-Congresso do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, das 8h30min às 16h30min. Sete oficinas foram coordenadas por pesquisadores da ENSP. As oficinas estavam divididas em quatro eixos temáticos: ações globais sobre os determinantes sociais da saúde; democracia, participação cidadã, direito à saúde; inovações em ciência e tecnologia: o que isto significa para a saúde pública?; e promoção de sistemas de saúde eqüitativos em um mundo competitivo.

  6. Tribo Xavante faz ritual inédito em congresso internacional de saúde pública

    Vinte índios Xavantes do Mato Grosso saíram pela primeira vez de sua tribo para fazer ritual apresentado na abertura do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Pintados e paramentados com adornos típicos, os índios fizeram a chamada dança dos padrinhos, um dos rituais em que celebram a passagem dos meninos da tribo da infância para a fase adulta.

  7. Opas premia anônimos e notáveis com Gente que Faz Saúde

    O universo da saúde pública ganha vida com iniciativas como o Prêmio Gente que Faz Saúde. Por meio dele, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) homenageia quem faz a diferença no dia-a-dia do combalido setor. O prêmio será entregue a anônimos e notáveis do setor nesta terça (22/08), a partir das 12h, durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Entre eles, está a escritora e ativista Clara Charf, uma unanimidade quando o assunto é cidadania. A informação é da SB Comunicação Total.

  8. Paulo Buss recebe prêmio da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública

    O presidente da Fiocruz, o sanitarista Paulo Buss, recebe nesta quarta-feira (23/08), o prêmio Hugh Rodman Leavell Lecture Award, concedido pela Federação Mundial das Associações de Saúde Pública, a mais importante e conceituada instituição do gênero, que reúne cerca de 70 associações nacionais. Ao receber o prêmio, Buss fará um discurso em que cobrará um empenho maior dos governos na busca pela eqüidade. Ele apresentará números que mostram os expressivos desníveis de gastos entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A cerimônia ocorrerá no pavilhão 5 do Riocentro, às 11h, no 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que se estenderá até sexta-feira. A informação é da Agência Fiocruz de Notícias.

  9. ENSP participa em peso do Abrascão

    Mais de 300 pesquisadores e alunos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca tiveram suas inscrições pagas pela Direção da ENSP e participarão do 8˚ Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11˚ Congresso Mundial de Saúde Pública, que acontecem no Riocentro (RJ), entre os dias 21 e 25 de agosto. A equipe de jornalismo da Escola acompanhará os cinco dias de debates numa série especial para o Informe ENSP.

  10. Diretor da ENSP é eleito vice-presidente da Alaesp

    Neste fim de semana (19 e 20/08), durante reunião da Associação Latino-Americana e do Caribe de Educação em Saúde Pública (Alaesp), foi eleita sua nova Diretoria. A Associação, que agrega 65 escolas de saúde pública no continente, passa a ser presidida pelo mexicano Edgar C. Jarillo Soto. O diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, foi eleito 1º vice-presidente, e a representante da Costa Rica, Alcira Castillo, 2ª vice-presidente.