1. Força-tarefa tenta reduzir casos de tuberculose

    O Ministério da Saúde formou uma força-tarefa para tentar antecipar o cumprimento das metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a tuberculose. O Brasil é um dos países com mais casos de tuberculose no mundo. Segundo a OMS, 80% dos casos estão concentrados em 22 países, e o Brasil ocupa a 15 ª posição, com 80 mil novos casos notificados todos os anos, resultando em cerca de cinco mil óbitos.

  2. Determinantes de saúde: pesquisa do Ipea revela que negros e pardos sofrem mais com a falta de saneamento

    Matéria publicada na revista Desafios do desenvolvimento (Ipea/Pnud) discute os resultados de um estudo realizado no Ipea sobre a questão de saneamento básico no país. Na matéria, a pesquisadora Clarice Melamed, do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da ENSP fala sobre a interferência da influência partidária sobre as políticas públicas e chama atenção para a desigualdade que existe: "Os mais pobres têm menos saneamento, é isto que temos que discutir". Leia os principais pontos da matéria (abaixo) ou a matéria completa (link no final da matéria)

  3. Novo índice avalia relações entre clima e saúde

    A edição de abril de 2007 da Revista de Manguinhos (Fiocruz) traz uma matéria sobre a nova metodologia criada pela ENSP/Fiocruz, proposta para medir a vulnerabilidade das populações às doenças, aspectos socio-econômicos e oscilações do clima. Conduzido pelo Programa de Mudanças Ambientais Globais e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e coordenado pelo pesquisador Ulisses Confalonieri, o método será apresentado em junho, no congresso organizado pelo Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), em Fiji.

  4. Unidade Básica Amiga da Amamentação

    Pesquisa mostra que, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município do Rio de Janeiro que recebeu o título da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), houve aumento das taxas de aleitamento materno e diminuição de consultas devido a doenças entre bebês menores de um ano. O estudo foi realizado pela Prefeitura do Rio e pela Faculdade Bezerra de Araújo, com o apoio da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz. Regulamentada pela Secretaria de Estado de Saúde, a IUBAAM visa promover, proteger e apoiar o aleitamento materno por meio da adoção dos Dez Passos para o Sucesso da Amamentação na Atenção Básica à Saúde.

  5. Lançamento do Elsa-Brasil – estudo sobre saúde do adulto – ganha destaque em Congresso

    O lançamento oficial do Estudo Longitudinal sobre a Saúde do Adulto (Elsa Brasil), durante a abertura do XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, em Porto Alegre, virou notícia no site Saúde & Lazer (leia a matéria abaixo). Na Fiocruz, o estudo é coordenado pelas pesquisadoras da ENSP Dora Chor e Marilia Sá Carvalho. O texto da matéria chama atenção para o Prêmio Destaque ENSP 2008 - Categoria Pesquisa, recebido pelo projeto no dia 9 de setembr, durante a Semana Comemorativa dos 54 anos da Escola.