1. Mato Grosso carece de políticas que previnam doenças provocadas pelo agrotóxico

    Dados do projeto que avalia o risco à saúde humana decorrente do uso de agrotóxicos na agricultura e pecuárias na região Centro-Oeste foi tema de reportagem na Gazeta Digital, de Mato Grosso, no domingo (11/7). A reportagem destaca a ausência de políticas públicas de saúde que previnam doenças crônicas provocadas pelo uso de agrotóxicos no estado que chega a consumir 20% de toda substância usada no país. O trabalho está sob a coordenação dos pesquisadores do Cesteh/ENSP/Fiocruz Josino Costa Moreira e Frederico Peres.

  2. Brasil produz pouca inovação tecnológica

    Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Carlos Augusto Grabois Gadelha, concedeu entrevista ao jornal O Globo, nesse domingo (11/7), na qual comentou alguns avanços e dificuldades do Brasil no campo da inovação. Gadelha destacou a necessidade do país avançar nos marcos regulatórios para promover maior parceria entre instituições de pesquisa e empresa, bem como a importância de maior aporte de recursos financeiros para o campo. A reportagem ainda revela que, apesar dos esforços recentes, o Brasil ocupa uma baixa posição do ranking mundial de patentes.

  3. Pesquisa identificará fatores de mortalidade infantil em duas regiões

    Identificar os fatores determinantes da mortalidade infantil em municípios de pequeno e médio porte das regiões Norte e Nordeste do Brasil e de Minas Gerais é o objetivo da pesquisa desenvolvida pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. O trabalho é coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde Sonia Duarte Azevedo Bittencourt. A notícia foi destaque na edição de 2 de julho do jornal O Imparcial (MA).

  4. Contaminação de alimentos por agrotóxicos em destaque na imprensa

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou recentemente o relatório técnico sobre a presença de agrotóxicos nos alimentos consumidos pelos brasileiros. A notícia foi publicada por diversos veículos, entre eles o jornal O Dia, no dia 24 de junho. Na matéria, o pesquisador da ENSP William Waissmann explica que o consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos pode causar problemas nos sistemas neurológico, reprodutor e imunológico.

  5. Ambientes deteriorados favorecem proliferação de pássaros quero-quero

    Há um aumento do número de pássaros quero-quero na cidade do Rio de Janeiro. Conhecidos pelos hábitos barulhentos e brigões, essas aves invadem aeroportos, postos de gasolina ou campos de futebol, por exemplo. O pesquisador da ENSP/Fiocruz Salvatore Siciliano explica que esses pássaros se aproveitam de ambientes deteriorados, como áreas onde antes havia Mata Atlântica e que viraram gramados ou pastagens, para colocar seus ovos. A matéria foi destaque na edição de domingo (20/6) do jornal O Globo.

  6. ENSP participa de metodologia criada para controle de mosquito da dengue

    O Sistema de Monitoramento e Controle Populacional do Aedes aegypti (SMCP-Aedes), metodologia criada pela Fiocruz Pernambuco e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e que conta com a participação da ENSP/Fiocruz, busca fazer um controle populacional do mosquito transmissor do vírus da dengue. O lançamento do sistema será na sexta-feira (11/6), em Pernambuco. A metodologia foi destaque no jornal Bom Dia Pernambuco, da TV Globo.

  7. Especial sobre qualidade de vida destaca pesquisadores da Escola

    Está disponível na web a edição especial sobre qualidade de vida da revista eletrônica ComCiência. O número temático traz uma série de notícias sobre como a ciência contribui, de uma forma ou de outra, para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Ao falar sobre bem estar físico, a revista cita trabalhos dos pesquisadores da ENSP Paulo Buss e Maria Cecília Minayo, sobre promoção da saúde e envelhecimento, saúde e violência, respectivamente.

  8. Estudo sobre excesso de peso entre adolescentes é destaque na imprensa

    Resultado da tese de doutorado em Saúde Pública de Letícia Cardoso, na ENSP/Fiocruz, revela que não fazer exercícios físicos fora da escola e não morar com ambos os pais aumentam as chances de crianças e adolescentes apresentarem excesso de peso. A pesquisa verificou hábitos alimentares de 1.632 alunos do Ensino Fundamental da rede municipal. Os resultados foram destaque na edição de 6 de junho do jornal O Dia.

  9. Pesquisa sobre problemas de saúde no Brasil é destaque na imprensa

    A pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) - 2008: módulo saúde, que entrevistou mais de 12 mil pessoas com idade superior a 20 anos, coordenada pela ENSP/Fiocruz, segue em destaque na imprensa. O jornal O Dia publicou, nesta terça-feira (1/6), matéria sobre o principal mal que afeta a população brasileira, a dor na coluna. Aproximadamente 36% dos brasileiros sofre com algum problema nas costas.

  10. Pesquisa aponta grande incidência de acidentes domésticos com idosos

    Pesquisa realizada pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz) revela que quase 89% dos idosos têm medo de cair, enquanto 24,3% sofrem algum tipo de fratura, consequência de algum tipo de acidente. Para melhorar a qualidade de vida dos idosos, o governo do Rio de Janeiro lançará, em outubro, o primeiro lote de residências, construídas de acordo com normas técnicas, para idosos com renda de até três salários mínimos, sem amparo de parentes e sem casa para morar, a Vila da Melhor Idade. A notícia foi destaque na edição de segunda-feira (31/5), do jornal O Dia.