1. Pesquisador cita estudo da ENSP sobre vulnerabilidade da região Nordeste

    Em reportagem do Jornal O Globo sobre a vulnerabilidade da região Nordeste às mudanças climáticas, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Paulo Nobre citou um estudo desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) que analisa a situação da região. O estudo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e é coordenado pelo pesquisador da ENSP Ulisses Confalonieri.

  2. Crianças são afetadas pelas queimadas na Amazônia

    A pesquisa Avaliação dos efeitos das queimadas para a saúde humana na área do arco do desmatamento: a construção de indicadores para a gestão integrada de saúde e ambiente, da pesquisadora Sandra Hacon (Densp), coordenadora da componente Saúde no projeto da Rede Milênio/LBA, foi destaque no portal de notícias do Amazonas D24AM. A matéria apresenta os efeitos nocivos da fumaça das queimadas nos pulmões das crianças.

  3. Homem usava plantas medicinais para combater vermes há 8 mil anos

    Pesquisa realizada por Isabel Teixeira-Santos, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP/Fiocruz, revela que o homem já usava plantas medicinais para combater verminoses há mais de 8 mil anos. O trabalho analisou amostras encontradas no Piauí e no Arizona (EUA). A notícia foi destaque no jornal Cruzeiro do Sul (SP).

  4. Pesquisa sobre medicamentos genéricos em destaque na imprensa

    Pesquisa realizada pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP/Fiocruz revela que a economia na compra de medicamentos nas farmácias populares do Brasil pode chegar a 90%. O trabalho Disponibilidade no setor público e preços no setor privado: um perfil de medicamentos genéricos em diferentes regiões do Brasil analisou medicamentos para hipertensão e diabetes em 30 municípios brasileiros e foi notícia na edição de 23 de julho do jornal Estado de São Paulo.

  5. Estudo apresenta perfil dos medicamentos genéricos pelo país

    Pesquisa realizada pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP/Fiocruz analisa a disponibilidade de medicamentos genéricos no setor público e seu preço no setor privado. O trabalho Disponibilidade no setor público e preços no setor privado: um perfil de medicamentos genéricos em diferentes regiões do Brasil evidenciou que, no setor público, há mais medicamentos similares que genéricos em todas as regiões, tendo sido destaque no site da Agência Notisa e resultando em artigo publicado pela revista Cadernos de Saúde Pública.

  6. Pesquisa realizada pelo Claves é destaque na imprensa

    A pesquisa Implementação de ações de vigilância social: levantamento das crianças abrigadas por medida protetiva; padronização dos modelos de registro de atendimento dos CRAS e CREAS; construção de metodologia de diagnóstico de risco e vulnerabilidade para nível municipal, realizada pelo Claves/ENSP em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que faz o levantamento de crianças em situação de abrigo em todo o país, foi destaque nesta quarta-feira (14/7) no jornal Folha de São Paulo.

  7. Mato Grosso carece de políticas que previnam doenças provocadas pelo agrotóxico

    Dados do projeto que avalia o risco à saúde humana decorrente do uso de agrotóxicos na agricultura e pecuárias na região Centro-Oeste foi tema de reportagem na Gazeta Digital, de Mato Grosso, no domingo (11/7). A reportagem destaca a ausência de políticas públicas de saúde que previnam doenças crônicas provocadas pelo uso de agrotóxicos no estado que chega a consumir 20% de toda substância usada no país. O trabalho está sob a coordenação dos pesquisadores do Cesteh/ENSP/Fiocruz Josino Costa Moreira e Frederico Peres.

  8. Brasil produz pouca inovação tecnológica

    Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Carlos Augusto Grabois Gadelha, concedeu entrevista ao jornal O Globo, nesse domingo (11/7), na qual comentou alguns avanços e dificuldades do Brasil no campo da inovação. Gadelha destacou a necessidade do país avançar nos marcos regulatórios para promover maior parceria entre instituições de pesquisa e empresa, bem como a importância de maior aporte de recursos financeiros para o campo. A reportagem ainda revela que, apesar dos esforços recentes, o Brasil ocupa uma baixa posição do ranking mundial de patentes.

  9. Pesquisa identificará fatores de mortalidade infantil em duas regiões

    Identificar os fatores determinantes da mortalidade infantil em municípios de pequeno e médio porte das regiões Norte e Nordeste do Brasil e de Minas Gerais é o objetivo da pesquisa desenvolvida pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. O trabalho é coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde Sonia Duarte Azevedo Bittencourt. A notícia foi destaque na edição de 2 de julho do jornal O Imparcial (MA).

  10. Contaminação de alimentos por agrotóxicos em destaque na imprensa

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou recentemente o relatório técnico sobre a presença de agrotóxicos nos alimentos consumidos pelos brasileiros. A notícia foi publicada por diversos veículos, entre eles o jornal O Dia, no dia 24 de junho. Na matéria, o pesquisador da ENSP William Waissmann explica que o consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos pode causar problemas nos sistemas neurológico, reprodutor e imunológico.