1. Cesárea adia primeira mamada do bebê, diz estudo

    O jornal Folha de S. Paulo publicou, em 16 de dezembro de 2008, matéria sobre o estudo realizado com 8.397 mulheres em 47 hospitais públicos e privados do Rio de Janeiro, que revela que o aleitamento começa 10 horas após cirurgia, contra 4 horas no parto normal. O trabalho está publicado nos Cadernos de Saúde Pública (v.24 n.11 - nov. 2008) e realizado por pesquisadores da Secretaria de Saúde de Queimados (RJ), da Universidade Federal Fluminense e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

  2. Risco zero – a medida do possível

    Publicado em 10 de dezembro de 2008, na revista eletrônica de jornalismo científico ComCiência, a matéria Risco zero a medida do possível abordando a proliferação de novos riscos associados às ciências e tecnologias. O texto traz uma citação à obra do pesquisador da ENSP, Luis David Castiel e junto com Carlos Álvarez-Dardet, A saúde persecutória: os limites da responsabilidade, publicado em 2007 pela Fiocruz, ao tratar do risco na área da saúde.

  3. Curta-metragem pretende conscientizar público sobre a necessidade de preservar os Sambaquis

    Uma pesquisa realizada pelos pesquisadores Levy Figuti, da USP, e Sheila Mendonça de Souza, da Escola Nacional de Saúde Pública (Densp/ENSP/Fiocruz), inspirou a produção de um curta-metragem que atenta para a necessidade de preservação dos sambaquis, habitantes da região de Joinville de 4.800 a.C. Os registros dos primeiros habitantes da região estão nos mais de 40 sítios arqueológicos espalhados por Joinville, e a produção do curta foi destaque do jornal A Notícia, de Santa Catarina, nesta segunda-feira (15/12). Confira a reportagem no arquivo anexo.

  4. Pesquisadores estudam mortes de pinguins nas praias da região

    A edição on line do jornal Monitor Campista conversou com o pesquisador do Grupo de estudos Aves e Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos, da Escola Nacional de Saúde Pública, Salvatore Siciliano, sobre a mortandade de pingüins nas praias da Região da Costa do Sol. Para entender esse fenômeno, o grupo está trabalhando, desde o dia 9 de dezembro, em Rio das Ostras examinando corpos de pingüins e aves encontrados no município.

  5. Os atrativos e as desvantagens dos cursos customizados

    A versão digital do jornal Globo lançou um espaço especial dedicado à Pós-Graduação e publicou reportagem sobre o crescimento da oferta de programas que atendem às necessidades das instituições demandantes. Um dos destaques são os cursos de mestrado profissionalizante oferecidos pela ENSP/Fiocruz.

  6. Problema psíquico afeta PMs no RJ

    O jornal Estado de S. Paulo publicou matéria, nesta terça-feira (9/12) sobre a qualidade de vida dos policiais militares do Rio de Janeiro, de acordo com os estudos realizados pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Claves/ENSP/Fiocruz). Uma das pesquisadoras ouvidas na matéria é Maria Cecília Minayo, responsável pelo trabalho. Confira, em anexo, a íntegra da matéria.

  7. Pesquisa realizada na ENSP traz dados atuais sobre Aids após os 50 anos

    A matéria Ministério da Saúde lança campanha de prevenção à Aids para pessoas que já passaram dos 50, publicada no Extra Online no sábado (29/11), traz dados divulgados pela psicóloga Marlena Zornittas, em sua dissertação de mestrado em Saúde Pública. A pesquisa Os novos idosos com AIDS: sexualidade e desigualdade à luz da bioética, realizada sob orientação do pesquisador José Luiz Telles de Almeida, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, foi apresentada na ENSP, no dia 5 de agosto.

  8. Veneno disfarçado de alimento

    A edição de segunda-feira (24/11) do site Último Segundo publicou matéria sobre os riscos do consumo de agrotóxicos através da adoção de uma alimentação natural com frutas, verduras e legumes, dentre os quais a alface e o tomate estão entre os mais perigosos. Um dos especialistas ouvidos na matéria é o biólogo Frederico Perez, doutor em saúde pública e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz).