1. Artigo sobre arrependimento feminino por causa da esterilização em destaque na imprensa

    O artigo Arrependimento após a esterilização feminina no Brasil, resultado do estudo realizado pela assistente social Luciana Freitas Barbosa, em parceria com os pesquisadores da ENSP Iúri da Costa Leite e Marina Ferreira de Noronha foi destaque em cinco publicações pelo país. O trabalho, publicado no volume 9 nº 2 (2009) da Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, revela que 10% das mulheres em idade fértil se arrependem de terem realizado esterilização.

  2. Um mar de doenças

    A edição de 26 de julho da revista Veja traz matéria sobre o estudo realizado pela bióloga Jane da Costa Valentim sobre a qualidade sanitária das areias de praias da Ilha do Governador e Paquetá, no Rio de Janeiro. O trabalho resultará na dissertação de mestrado de Jane, com orientação da pesquisadora Adriana Sotero Martins (DSSA/ENSP).

  3. Pesquisa apresenta resultados perigosos dos efeitos das queimadas à saúde humana

    A pesquisa Avaliação dos efeitos das queimadas para a saúde humana na área do arco do desmatamento: a construção de indicadores para a gestão integrada de saúde e ambiente, da pesquisadora Sandra Hacon (Densp), coordenadora da componente Saúde no projeto da Rede Milênio/LBA, foi destaque na edição do mês de julho da revista Produtor Rural. O trabalho associa os efeitos nocivos da fumaça das queimadas à saúde humana.

  4. Dermatose ocupacional: um problema muito além das aparências

    O serviço de Dermatologia Ocupacional da ENSP foi tema de reportagens na página eletrônica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e da TV Brasil. As reportagens abordam o trabalho desenvolvido por dermatologistas da ENSP, que consiste em investigar e esclarecer casos suspeitos da dermatose adquirida no trabalho. O serviço é coordenado pela dermatologista Maria das Graças Mota Melo, e recebe cerca de 12 novos casos de dermatose ocupacional por mês.

  5. Pesquisa traça diagnóstico detalhado da realidade da pós-graduação no Rio

    A pesquisa Diagnóstico Institucional dos Programas de Pós-Graduação do Estado do Rio de Janeiro realizada pela ENSP em parceria com a Faperj foi destaque na edição do dia 6 de julho do jornal O Dia. O objetivo da pesquisa é realizar um catálogo com o diagnóstico da capacidade de produção e das características acadêmicas, curriculares, gerenciais e de infraestrutura técnico-científica dos programas de pós-graduação stricto sensu do estado do RJ.

  6. Sequelas da violência

    A edição de 12 de julho do jornal Gazeta do Povo (PR) traz matéria sobre a produção de sintomas como silenciamento da violência, pesquisa realizada a partir da tese de doutorado de Marco Aurélio Soares Jorge, na ENSP/Fiocruz. O pesquisador trabalhou com um grupo de usuários do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP que manifestavam esse sofrimento silencioso, evidenciado a partir das suas queixas.

  7. Uma saída para melhorar a gestão de 2 mil hospitais

    Dando continuidade as discussões sobre o projeto das fundações estatais de direito privado, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Pedro Barbosa, comentaram as críticas feitas a esse novo modelo. A matéria foi publicada no Jornal O Globo, na edição do dia 13/07.

  8. Museu Nacional digitaliza acervo

    O Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista (RJ) está digitalização, através de modernas técnicas de modelagem tridimensional, o seu acervo que reúne mais de 20 milhões de peças e representa a maior coleção de história natural, antropologia e paleontologia da América do Sul. A notícia foi destaque na edição de 6 de julho do Jornal do Brasil. O trabalho resultou no livro Paleontologia. Arqueologia. Fetologia. Tecnologias 3D, que conta, entre seus autores, a pesquisadora da ENSP, Sheila Mendonça, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa.

  9. Proibição da propaganda de medicamentos em destaque na imprensa

    O jornal Folha de S. Paulo publicou matéria em 18 de junho e um artigo em 5 de julho sobre as normas para regulamentação para a publicidade de medicamentos no país. Em ambos os textos o pesquisador da ENSP Álvaro Nascimento é citado, em razão do seu trabalho nesse campo, cuja dissertação de mestrado resultou no livro Ao Persistirem os Sintomas, o Médico Deverá Ser Consultado - Isto É Regulação?.

  10. Intoxicação: alerta na cozinha

    O projeto da Escola Nacional de Saúde Pública que analisa o risco de transmissão de doenças por alimentos foi tema de uma reportagem no O Dia Online, no último sábado (4/7). A matéria jornalística alerta para a falta de cuidados com manuseio e conservação da comida, que afeta pessoas com baixa imunidade, crianças, idosos e grávidas.