1. Tubarão da boca grande chega ao Rio

    O achado raríssimo do tubarão Megachasma pelagios, conhecido como tubarão-de-boca-grande, foi tema de reportagem publicada pelo jornal Globo, nesta sexta-feira (30/10), na editoria de Ciências. A descoberta foi feito por Luciano Lima e Bruno Renó, integrantes do projeto Aves, Quelônios e Mamíferos Marinhos da Bacia de Campos, coordenado pelo pesquisador da ENSP Salvatore Siciliano.

  2. A saúde vista pelo retrovisor

    A dissertação de mestrado do Programa de Saúde Pública da ENSP que analisa a situação de saúde dos taxistas do Rio de Janeiro foi tema de uma reportagem na edição de domingo (25/10) do Jornal do Brasil. O estudo foi realizado por Marcelo Carvalho Vieira e revela que esses profissionais, que trabalham cerca de 14 horas por dia, se alimentam mal e dispõem de pouco tempo para cuidar da saúde, desenvolvem obesidade e sofrem de hipertensão. Leia a reportagem.

  3. Hospitais privados reduzem leitos do SUS

    Matéria publicada nesta sexta-feira (23/10) pelo jornal Folha de S. Paulo revela que os leitos na rede pública de saúde vêm diminuindo a cada ano. Pesquisas indicam que os hospitais privados estão reservando aos clientes dos planos de saúde os leitos que antes eram destinados aos doentes do Sistema Único de Saúde. Entre 2000 e 2009, apesar do crescimento da população, a quantidade de leitos do SUS - em hospitais públicos e em hospitais privados conveniados ao governo -, caiu 26%, segundo o Ministério da Saúde. Entre os pesquisadores entrevistados para a notícia está José Mendes Ribeiro, da ENSP/Fiocruz.

  4. Nove em cada 10 jovens brasileiros já sofreram agressão do parceiro

    Nove em cada dez jovens brasileiros já praticaram ou sofreram algum tipo de violência durante o namoro. Essa é uma das conclusões da pesquisa coordenada pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz), que teve como alvo investigar a prevalência e as formas de violência entre jovens no país. Compõem a amostragem quatro mil adolescentes das cinco regiões do país, estudantes de escolas públicas e privadas. O trabalho foi destaque na edição de 11 de outubro do programa Fantástico, da Rede Globo.

  5. Rio começa a cuidar de seus idosos

    Em entrevista ao Jornal do Brasil desta sexta-feira (9/10), a médica geriatra do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP, Valéria Lino, comentou a necessidade de esclarecer à população sobre as doenças degenerativas que acometem a terceira idade. A reportagem aborda a iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro em criar o SOS Idosos, que irá produzir cartazes com fotos dos idosos desaparecidos, nome e telefones para informações.

  6. Adolescentes são vítimas de namorado violento

    Pesquisa coordenada pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz) revelou que agressões entre casais começa ainda na fase do namoro. O estudo teve como alvo investigar a prevalência e as formas de violência entre os jovens no país. Para compor a amostragem, quatro mil adolescentes das cinco regiões do país, estudantes de escolas públicas e privadas. O trabalho foi destaque, na edição de 4 de outubro, dos jornais Diário de São Paulo e Extra (RJ).

  7. Saúde ajudará a gerar riqueza

    Em entrevista publicada na edição de domingo (4/10), do Jornal do Brasil, o ministro da saúde e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), José Gomes Temporão, defendeu maior produção de medicamentos no Brasil como forma de gerar empregos e reduzir dependência das indústrias farmacêuticas estrangeiras. O ministro, que assumiu a pasta da saúde em março de 2007, traçou um diagnóstico da saúde dos brasileiros, falou do fortalecimento de Complexo Industrial da Saúde como medida para reduzir a dependência do conhecimento estrangeiro e da criação da Contribuição Social para Saúde por meio de emenda constitucional.