1. Ambientes deteriorados favorecem proliferação de pássaros quero-quero

    Há um aumento do número de pássaros quero-quero na cidade do Rio de Janeiro. Conhecidos pelos hábitos barulhentos e brigões, essas aves invadem aeroportos, postos de gasolina ou campos de futebol, por exemplo. O pesquisador da ENSP/Fiocruz Salvatore Siciliano explica que esses pássaros se aproveitam de ambientes deteriorados, como áreas onde antes havia Mata Atlântica e que viraram gramados ou pastagens, para colocar seus ovos. A matéria foi destaque na edição de domingo (20/6) do jornal O Globo.

  2. ENSP participa de metodologia criada para controle de mosquito da dengue

    O Sistema de Monitoramento e Controle Populacional do Aedes aegypti (SMCP-Aedes), metodologia criada pela Fiocruz Pernambuco e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e que conta com a participação da ENSP/Fiocruz, busca fazer um controle populacional do mosquito transmissor do vírus da dengue. O lançamento do sistema será na sexta-feira (11/6), em Pernambuco. A metodologia foi destaque no jornal Bom Dia Pernambuco, da TV Globo.

  3. Especial sobre qualidade de vida destaca pesquisadores da Escola

    Está disponível na web a edição especial sobre qualidade de vida da revista eletrônica ComCiência. O número temático traz uma série de notícias sobre como a ciência contribui, de uma forma ou de outra, para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Ao falar sobre bem estar físico, a revista cita trabalhos dos pesquisadores da ENSP Paulo Buss e Maria Cecília Minayo, sobre promoção da saúde e envelhecimento, saúde e violência, respectivamente.

  4. Estudo sobre excesso de peso entre adolescentes é destaque na imprensa

    Resultado da tese de doutorado em Saúde Pública de Letícia Cardoso, na ENSP/Fiocruz, revela que não fazer exercícios físicos fora da escola e não morar com ambos os pais aumentam as chances de crianças e adolescentes apresentarem excesso de peso. A pesquisa verificou hábitos alimentares de 1.632 alunos do Ensino Fundamental da rede municipal. Os resultados foram destaque na edição de 6 de junho do jornal O Dia.

  5. Pesquisa sobre problemas de saúde no Brasil é destaque na imprensa

    A pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) - 2008: módulo saúde, que entrevistou mais de 12 mil pessoas com idade superior a 20 anos, coordenada pela ENSP/Fiocruz, segue em destaque na imprensa. O jornal O Dia publicou, nesta terça-feira (1/6), matéria sobre o principal mal que afeta a população brasileira, a dor na coluna. Aproximadamente 36% dos brasileiros sofre com algum problema nas costas.

  6. Pesquisa aponta grande incidência de acidentes domésticos com idosos

    Pesquisa realizada pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz) revela que quase 89% dos idosos têm medo de cair, enquanto 24,3% sofrem algum tipo de fratura, consequência de algum tipo de acidente. Para melhorar a qualidade de vida dos idosos, o governo do Rio de Janeiro lançará, em outubro, o primeiro lote de residências, construídas de acordo com normas técnicas, para idosos com renda de até três salários mínimos, sem amparo de parentes e sem casa para morar, a Vila da Melhor Idade. A notícia foi destaque na edição de segunda-feira (31/5), do jornal O Dia.

  7. Entrevista aborda os perigos do consumo excessivo de agrotóxicos

    Em entrevista para o site da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso Wanderlei Antônio Pignati afirma que o Brasil passou a ser o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Segundo o doutor em Saúde Pública pela ENSP, essa utilização exorbitante traz, cada vez mais, problemas de saúde para o trabalhador, para sua família e, principalmente, para o meio ambiente.

  8. Reportagem mostra que degradação ambiental não afasta aves do Fundão

    No domingo (23/5), o jornal O Globo publicou reportagem sobre uma pesquisa realizada na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, que identificou 146 espécies de aves que sobrevivem em meio ao lixo, a construções e ao que restou da vegetação local. Um dos entrevistados, o pesquisador da ENSP Salvatore Siciliano, disse estar surpreso com a presença dessas aves e explicou que o local, por ser uma ilha, atrai várias espécies de aves marinhas e migratórias.

  9. Em entrevista à CBN, pesquisadora faz balanço da tuberculose no Brasil

    Em entrevista à Rádio CBN, no dia 19 de maio, a chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), Margareth Dalcolmo, falou da erradicação da tuberculose no mundo até 2050, um dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela OMS. Segundo Margareth, o Brasil ainda faz parte do grupo de 22 países com alta carga da doença, mas dentro de três anos essa realidade deverá mudar. No país, a cada ano, são detectados e registrados no Ministério da Saúde 76 mil novos casos da doença.

  10. Estudo revelará hábitos de higiene e de saúde bucal de escravos

    Os dentes e ossos dos escravos encontrados no Cemitério dos Pretos Novos, localizado na Gamboa, no Rio de Janeiro, serão objetos de estudo. Pesquisadores pretendem, a partir da análise do DNA desses materiais, descobrir a origem e hábitos de saúde desses escravos. Dentre os pesquisadores integrantes do estudo está Sheila Mendonça, da ENSP/Fiocruz. Segundo Sheila, o estudo permitirá detalhar melhor as condições de saúde dental e hábitos de higiene dessas pessoas. A pesquisa foi destaque na edição de 22/5 do jornal O Globo.