1. Pesquisador defende auditorias para melhorar modelo de gestão pública

    Em reportagem para a edição de 10 de agosto do jornal Folha de S. Paulo, o pesquisador da ENSP José Mendes Ribeiro disse que as auditorias externas são necessárias para avaliar os contratos de terceirização praticados pelo poder público. A matéria se refere ao sistema de auditoria, que será contratada pela prefeitura de São Paulo com a finalidade de verificar os gastos das organizações sociais (OS).

  2. Projeto da ENSP acolhe pinguins cobertos de óleo na Região dos Lagos

    A equipe do projeto Aves, Quelônios e Mamíferos da Região dos Lagos, coordenado pelo pesquisador da ENSP Salvatore Siciliano, acolheu, na sede do projeto, os pinguins atingidos pelas manchas de óleo encontradas nas praias da região no último final de semana. Cinco aves foram recolhidas, e os pesquisadores estão avaliando suas condições de saúde. O trabalho desenvolvido pelos biólogos ganhou destaque na imprensa.

  3. Alunos precisam ter autoestima resgatada após violência nas escolas

    A pesquisadora da ENSP/Fiocruz e especialista em violência nas escolas, do Centro Latino-Americano de Estudos da Violência e Saúde (Claves/ENSP/Fiocruz), Joviana Avanci foi entrevistada pelo jornal O Dia, no dia 4 de agosto, sobre como a violência que chega às escolas afeta o imaginário infantil. A matéria principal menciona a morte do menino de 11, vítima de bala perdida em uma escola pública do Rio de Janeiro.

  4. Pesquisa da ENSP sobre saúde mental dos idosos é destaque na imprensa

    A edição on-line do Jornal de Santa Catarina publicou, nessa segunda-feira (2/8), uma matéria sobre a saúde mental dos idosos. A orientanda de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP Andrea Deslandes falou sobre o assunto, fruto de sua pesquisa Efeito do exercício na saúde mental em idosos, vencedora do Prêmio SAÚDE! - edição 2008 - na categoria saúde mental e emocional.

  5. Projeto sobre alimentação saudável da ENSP em destaque na imprensa

    O trabalho desenvolvido pela Associação Terrapia do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) foi tema de uma reportagem no domingo (1/8) no Diário do Nordeste. O texto ressalta os benefícios que o alimento vivo promove nos corpos e nas vidas das pessoas através de vivências e aborda a importância de cada indivíduo ser responsável pelos cuidados de seu corpo, de sua alimentação, bem-estar e vida.

  6. Pesquisador cita estudo da ENSP sobre vulnerabilidade da região Nordeste

    Em reportagem do Jornal O Globo sobre a vulnerabilidade da região Nordeste às mudanças climáticas, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Paulo Nobre citou um estudo desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) que analisa a situação da região. O estudo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e é coordenado pelo pesquisador da ENSP Ulisses Confalonieri.

  7. Crianças são afetadas pelas queimadas na Amazônia

    A pesquisa Avaliação dos efeitos das queimadas para a saúde humana na área do arco do desmatamento: a construção de indicadores para a gestão integrada de saúde e ambiente, da pesquisadora Sandra Hacon (Densp), coordenadora da componente Saúde no projeto da Rede Milênio/LBA, foi destaque no portal de notícias do Amazonas D24AM. A matéria apresenta os efeitos nocivos da fumaça das queimadas nos pulmões das crianças.

  8. Homem usava plantas medicinais para combater vermes há 8 mil anos

    Pesquisa realizada por Isabel Teixeira-Santos, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP/Fiocruz, revela que o homem já usava plantas medicinais para combater verminoses há mais de 8 mil anos. O trabalho analisou amostras encontradas no Piauí e no Arizona (EUA). A notícia foi destaque no jornal Cruzeiro do Sul (SP).

  9. Pesquisa sobre medicamentos genéricos em destaque na imprensa

    Pesquisa realizada pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP/Fiocruz revela que a economia na compra de medicamentos nas farmácias populares do Brasil pode chegar a 90%. O trabalho Disponibilidade no setor público e preços no setor privado: um perfil de medicamentos genéricos em diferentes regiões do Brasil analisou medicamentos para hipertensão e diabetes em 30 municípios brasileiros e foi notícia na edição de 23 de julho do jornal Estado de São Paulo.