1. Busca de dados sobre doenças na internet preocupa especialistas

    O estudo que analisa de que forma a busca sobre informações na internet modifica a relação médico-paciente foi tema de uma reportagem no jornal O Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (5/03). O estudo foi feito por pesquisadores da ENSP e da Casa de Oswaldo Cruz, da Fiocruz, e publicada no periódico Interface - Comunicação, Saúde, Educação.

  2. JB: artigo destaca os institutos nacionais de saúde da Fiocruz

    Em artigo publicado no dia 25 de fevereiro de 2009, no Jornal do Brasil, o médico e pesquisador aposentado da ENSP/Fiocruz Mauro Célio de Almeida Marzochi destaca a proposta do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em transformar em Institutos Nacionais de Referência o Instituto Fernandes Figueira e o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, ambos da Fiocruz.Confira a íntegra do artigo em anexo.

  3. Pesquisa da ENSP aponta dados sobre aborto no Rio de Janeiro

    Matéria publicada pelo Jornal do Brasil aborda a questão dos riscos da realização de aborto clandestino e aponta dados da pesquisa Estudo da morbi-mortalidade e atenção peri e neonatal no Município do Rio de Janeiro realizada na ENSP sob a coordenação da pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs/ENSP, Silvana Granado.

  4. Jovens defensores da natureza

    A edição de domingo (1/03) do Jornal O Dia publicou reportagem sobre a parceria da ENSP/Fiocruz com a ONG Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), que recruta jovens estudantes do município de Duque de Caxias, no Rio, para combater a poluição. Na ENSP, o projeto é liderado pela pesquisadora Debora Kligerman, e a idéia é treinar jovens para promoção de ações de preservação na região.

  5. Universidade do Estado do Pará oferece mestrado profissional em saúde

    O curso de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde na Amazônia (MPVS - Amazônia), que a Escola Nacional de Saúde Pública irá oferecer para a formação de quarenta técnicos para enfrentar e equacionar os grandes problemas de saúde existentes na região amazônica, foi tema de uma reportagem no Portal Amazônia. O texto destaca o estímulo à educação permanente dos profissionais do SUS da região amazônica.

  6. Estado investe em especialização de trabalhadores da área da Saúde

    A parceria realizada entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) com a Escola de Saúde Pública (ESP), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), para a realização do Curso de Especialização em Qualificação de Gestores do SUS, na modalidade a distância, foi destaque no Jornal Documento, de Cuiabá, MT. Acompanhe a reportagem abaixo.

  7. Fiocruz cria programa em Nova Iguaçu

    A cooperação técnica que a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) estabeleceu com a Prefeitura de Nova Iguaçu, com o obetivo de implantar um novo modelo de gestão no sistema de saúde daquele município foi tema de uma reportagem na edição impressa e na edição eletrônica do jornal O Dia desta terça-feira (10/02). As reportagens destacam a cerimônia de assinatura do convênio e as medidas tomadas para a criação de projetos como o incentivo à alimentação saudável, à atividade física regular, à prevenção ao tabagismo e a expansão do Programa Saúde da Família nos municípios.

  8. Pesquisador da ENSP defende maior comprometimento dos profissionais de saúde

    A edição de 3 de fevereiro do jornal Gazeta do Povo publicou entrevista com Pedro Barbosa, pesquisador da ENSP, sobre o caso do menino Samuel da Silva Souza Júnior, que passou cinco dias com um projétil alojado na cabeça sem que os médicos que o atenderam percebessem. Na entrevista, Pedro Barbosa destacou a necessidade de maior comprometimento por parte dos profissionais de saúde, além de defender remuneração justa e condições adequadas de trabalho.

  9. Jovens abandonam o tráfico pela família e por medo de morrer

    Matéria exibida no Jornal Hoje, da Rede Globo, no dia 28 de janeiro, abordou a questão do envolvimento de jovens com a criminalidade. A reportagem falou sobre os resultados de uma pesquisa realizada na Escola Nacional de Saúde Pública, por meio do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), realizada pela pesquisadora Zilah Meirelles, que trata das motivações que levam jovens criminosos a abandonarem o tráfico. O vídeo da matéria está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.