1. Cruzada pelo parto normal

    Em janeiro de 2009 a revista Isto É publicou matéria sobre o trabalho que as maternidades vêm fazendo para estimular mulheres brasileiras a fazer menos cesarianas. O texto foi reproduzido no dia 30/08 no blog Gravidez, parto e puerpério. A notícia destaca que se cada dez bebês que nascem no Brasil, oito vêm ao mundo por intermédio dessa cirurgia nos hospitais particulares, segundo dados da ANS e fala da pesquisa realizada pela ENSP em prontuários de grávidas em duas unidades particulares no Rio.

  2. O SUS é exemplo para outros países

    Em entrevista na edição de 31 de agosto do jornal O Estado de S. Paulo, o diretor-executivo do Unitaid (fundo internacional para a compra de medicamentos, criado em 2006, por iniciativa do Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido) e ex-diretor da ENSP, Jorge Bermudez, afirma que o Brasil tem diversos desafios na área da saúde, mas conta vários programas apontados como modelo pela OMS e que servem de modelos para outros países em desenvolvimento.

  3. Pesquisadora da ENSP fala sobre Influenza A ao Jornal do Brasil

    Em entrevista ao Jornal do Brasil, a pneumologista Margareth Dalcolmo, chefe do Centro de Referência Professor Helio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), fala sobre a Influenza A e sobre a nova onda de Influenza A que deve acontecer no meio de 2010. Margareth integra o Painel da Influenza A do Ministério da Saúde para combater a epidemia de Influenza A.

  4. Programa ajuda a reduzir casos de tuberculose entre índios de MS

    A edição de quinta-feira (28/08) do programa Globo Rural (TV Globo) tratou de uma iniciativa da Fundação Nacional de Saúde para reduzir o número de casos de tuberculose entre os índios de Mato Grosso do Sul. Nos sete primeiros meses deste ano, foram registrados 16 casos da doença entre os índios nas reservas de Dourados. Entre os especialistas ouvidos acerca do problema foi o pesquisador da ENSP Paulo César Basta (Departamento de Endemias).

  5. Comida deve ser feita e ingerida no mesmo dia

    A pesquisa desenvolvida pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) que alerta a população para as doenças transmitidas por alimentos foi tema de uma reportagem na edição desta quinta-feira (27/8), da Folha de São Paulo. Na matéria, a pesquisadora Cristiane Miranda da Silva, alerta que não é recomendável armazenar restos de comida na geladeira. A pesquisa faz parte do projeto da ENSP Cuidar dos Alimentos.

  6. A universidade e o desenvolvimento humano

    A edição de terça-feira (25/08) do jornal Gazeta de Alagoas, traz na seção Opinião um artigo da doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz Laís Záu Serpa de Araujo, falando sobre A universidade e o desenvolvimento humano. No texto, a pesquisadora defende a importância da universidade para formação de cidadãos críticos e de profissionais competentes e éticos, capazes de assumir compromissos de mudanças e contribuir para a felicidade das pessoas.

  7. Comida viva emagrece e dá energia

    Cada vez mais a sociedade ganha adeptos do alimento vivo - frutas, legumes, hortaliças e sementes germinadas -, em busca de uma alimentação mais saudável. O conceito e a importância do cultivo de alimentos frescos foi destaque no programa Globo Repórter (Rede Globo), de 15 de agosto, e em notícia no site Beleza e Saúde. Entre os entrevistados em ambas as matérias está a coordenadora do projeto Terrapia, Maria Luiza Branco.

  8. Escola Nacional de Saúde Pública mapeia unidades de saúde do Rio

    A edição do dia 10 de agosto da Agência Brasil publicou matéria sobre o lançamento do Atlas de Serviço de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e o CD-ROM Assistência Farmacêutica no Estado do Rio de Janeiro: normas e documentos para ação - ambos frutos do projeto de cooperação da ENSP com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (ENSP/Sesdec). A notícia foi reproduzida por diversos veículos de comunicação. Confira, abaixo, a matéria na íntegra.