1. Vazamento de petróleo no Golfo do México. E se fosse em Campos?

    O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Salvatore Siciliano (Densp/ENSP) comentou os impactos que um possível acidente envolvendo vazamento de petróleo, como o que ocorre há quase um mês no Golfo do México, traria se acontecesse na Bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro. A reportagem, publicada na edição de domingo (16/5), do jornal O Globo, consultou diversos especialistas sobre os prováveis danos à fauna e à flora da região. Segundo eles, alguns cartões-postais, como Ipanema e Copacabana, seriam atingidos em aproximadamente uma semana.

  2. Medicamentos genéricos contra monopólio da indústria farmacêutica

    Em notícia para a edição de quinta-feira (13/5) do Jornal do Brasil, o vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz e pesquisador da ENSP, Carlos Gadelha, avalia que a produção de genéricos é uma espécie de contrapartida social em relação aos lucros da indústria farmacêutica. Apesar da reclamação da indústria sobre a patente de medicamentos, a parcela do uso de genéricos no Brasil está entre 15% a 17%, lembra o pesquisador na reportagem.

  3. Concentração de chumbo em Manguinhos é alta

    A pesquisa que avalia potenciais fatores de risco de exposição ao chumbo em crianças e adolescentes moradores de Manguinhos, no Rio de Janeiro, foi tema de mais uma reportagem no Jornal Futura, na segunda-feira (10/5). Coordenado pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Rita Mattos (Cesteh), o estudo revela o alto índice de concentração do metal, que pode colocar em risco a saúde de crianças e adolescentes da região. Veja a reportagem no arquivo em anexo.

  4. Mapa de conflitos ambientais em destaque na imprensa

    O Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil, lançado no dia 5 de maio, na ENSP, foi destaque na edição de 9 de maio do Jornal do Brasil. O mapa busca dar visibilidade a denúncias, além de permitir o monitoramento de ações e projetos que enfrentem situações de injustiças ambientais relacionadas à saúde em diferentes territórios e populações das cidades, campos, florestas e zonas costeiras.

  5. MEC e ENSP/Fiocruz criam curso para combater violência nas salas de aula

    O curso de atualização em enfrentamento da violência e defesa de direitos na escola, ministrado pela ENSP/Fiocruz, foi destaque na Agência Brasil de domingo (2/5) e republicado em diversos jornais pelo país. O curso é destinado a professores do Rio de Janeiro, voltado para as temáticas relativas às violências contra a infância e juventude e à promoção e defesa, no contexto escolar. Confira a matéria.

  6. Efeitos da mudança climática na saúde

    O Jornal da Cidade, de Aracajú - Sergipe, destacou, na edição do dia 25 de abril, o estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública que desenvolve uma Análise da Vulnerabilidade da População Brasileira aos Impactos da Mudança Climática na Saúde. O trabalho, elaborado pelo Programa de Mudanças Ambientais Globais e Saúde do DCB/ENSP/Fiocruz, utiliza questões epidemiológicas, socioeconômicas e climatológicas para criar um índice geral de vulnerabilidade (IVG) dos estados brasileiros.

  7. Pesquisadores destacam necessidade de avanços na Defesa Civil

    Em editorial publicado na edição de terça-feira, 20 de abril, do jornal O Globo, o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, e o pesquisador da ENSP/Fiocruz Marcelo Firpo apresentam uma série de lições que a sociedade e governantes devem aprender em virtude das tragédias provocadas pelas chuvas no Rio de Janeiro e Niterói. No texto, os pesquisadores lembram que as injustiças sociais e ambientais acabam prejudicando as populações mais pobres e as defesas civis municipais e estaduais devem avançar na preparação profissional e acadêmica de seus integrantes.

  8. Reféns do abandono

    A edição de 18 de abril do jornal O Globo - Zona Norte enfocou a degradação da área do antigo Cortume Carioca. Abandonada há quase vinte anos, a região pode estar contaminada por metais pesados que provocam doenças de pele e até câncer. A pesquisadora da ENSP, Rita Mattos (Cesteh/ENSP), alertou para as complicações que essas substâncias podem provocar no sistema nervoso, especialmente em crianças de até nove anos.

  9. Mapa aponta conflitos no CE

    O Mapa da Injustiça Ambiental e da Saúde no Brasil, desenvolvido pela Fiocruz e pela ONG Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), com objetivo de socializar informações, dar visibilidade a denúncias e permitir o monitoramento de ações e de projetos que enfrentem situações de injustiças ambientais relacionadas à saúde, foi destaque na imprensa do Nordeste. Com a coordenação geral do pesquisador da ENSP Marcelo Firpo Porto, e executiva de Tania Pacheco, o documento mostra diversos problemas na capital do Ceará.