1. Busca no 'Dr. Google' pode mudar a relação médico-paciente

    Mudança na relação com o médico é um dos efeitos do 'Doutor Google', alertou a doutora em Saúde Pública pela ENSP, Beatriz Vincent, em matéria publicada nas edições impressa e on-line do jornal O Dia de quinta-feira (20/3). Segundo ela, o paciente mais informado assume posição questionadora nas consultas, o que pode gerar tensão. “É uma realidade nova, que pode ser tensa. O médico não está acostumado a ser desafiado e muitas vezes o doente quer discutir”. 

  2. Dr. Google: especialistas debatem a busca por saúde na web

    Doutora em Saúde Pública e membro do programa de Pós-Graduação da ENSP/Fiocruz, Beatriz Vincent é uma das convidadas do primeiro Encontros O Globo Saúde e Bem-Estar de 2014, na quarta-feira (19/3). A atividade receberá especialistas em saúde e internet para debater a elevada procura por informações sobre saúde, remédios e médicos na internet. O debate acontece no Auditório da Casa do Saber O Globo e as inscrições são limitadas. Leia a chamada completa do evento.

  3. Em defesa dos direitos das mulheres

    Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, exibido no Dia Internacional da Mulher (8/3), a pesquisadora colaboradora do Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP (Dihs) e participante do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves de Souza, falou sobre a violência doméstica no país, o direito ao grito de socorro e o Movimento das Mulheres - entidade que tem como objetivo lutar em defesa dos direitos das mulheres. "Acredito, enquanto mulher, que somos protagonistas de nossas histórias", disse. 

  4. Mestrando da ENSP comenta regulação da maconha no país

    O aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP André Kiepper comentou, em reportagem do Diário do Comércio, divulgada no dia 2 de março, a proposta popular para regulação do uso da maconha, apresentada por ele ao Portal e-Cidadania. André Kiepper afirma na matéria que "proibir o uso medicinal da maconha, já estabelecido em muitos países, é privar o brasileiro do direito à informação e saúde". 

  5. Hanseníase: estudo apresentado na ENSP tem grande repercussão

    O estudo apresentado na Escola Nacional de Saúde Pública que alerta para o elevado número de casos de hanseníase no Brasil teve repercussão em diversos sites de notícias. A pesquisa da fisioterapeuta do Ambulatório Souza Araújo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Lilian Pinheiro, foi republicada no Portal UOL, no Portal R7 e na página eletrônica da UnaSUS. De acordo com a autora do trabalho, em palestra promovida pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), "a hanseníase é um problema de saúde pública e possui um alto potencial incapacitante. O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos. São 34.894 ao ano".
     

  6. Comissão da verdade da Reforma Sanitária é destaque na imprensa

    A edição de 18 de fevereiro do telejornal Repórter Brasil, transmitido pela TV Brasil, destacou os trabalhos da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária, iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), cuja intenção é investigar as violações dos direitos humanos por agentes do Estado ocorridas de 1946 a 1988. O projeto tem o apoio irrestrito da ENSP e sua coordenação está a cargo da pesquisadora aposentada da Fiocruz e da UFRJ Annamaria Testa Tambellini.

  7. Descrição de nova micobactéria repercute na imprensa

    A descoberta pelo pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) Jesus Pais Ramos, de uma micobactéria causadora de infecção pulmonar foi tema de reportagem no Portal Globo Universidade, na quarta-feira (19/2). A reportagem destaca a descrição de uma espécie de micobactéria por um pesquisador brasileiro após quase 80 anos.

  8. Jornal destaca estudo que alerta para a saúde do trabalhador na construção civil

    A tese de doutorado da ENSP Construção civil e saúde do trabalhador: um olhar sobre as pequenas obras, defendida por Haroldo Pereira, teve destaque no Jornal da Paraíba na matéria Atenção à segurança na obra. A reportagem abordou a importância da presença de profissionais de segurança do trabalho para a prevenção de acidentes e bem-estar dos demais trabalhadores envolvidos em uma obra, mas ressaltou que os riscos de acidentes de trabalho são maiores em pequenas obras, quando comparado aos projetos de grandes empreendimentos. 

  9. Imprensa divulga estudo sobre saúde dos atores de teatro

    O blog do Ancelmo Gois, do jornal O Globo, destacou, na edição do dia 23/2, uma entrevista com a aluna de doutorado da ENSP Ana Paula Prange, responsável pelo estudo Trabalho é o que você faz para ganhar dinheiro ou aquilo onde você coloca sua alma? - condições de vida e trabalho de atores de teatro atuantes no Rio de Janeiro. A pesquisa buscou compreender as principais questões que permeiam o universo dos atores de teatro enquanto trabalhadores.

  10. Estudo sobre ações de aids no RJ é destaque na imprensa

    Vários sites repercutiram a pesquisa da aluna de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Sabrine Dias Losekann, sobre as ações dos programas de DST/Aids no Rio de Janeiro. O estudo apontou baixa estratégia em ações contra aids no Rio e evidenciou a ausência da análise de viabilidade dos programas. De acordo com Sabrine, o momento estratégico está pouco presente na programação dos municípios. Entre outros problemas, a pesquisa também revelou falhas na prestação de contas dos programas municipais de combate à aids.