1. Reportagem aponta desafios para incentivo ao parto normal

    A reportagem de capa da Revista Cidade Nova destaca a trajetória de mulheres que deram à luz naturalmente e os desafios que o país precisa superar para incentivar e humanizar os partos normais. O texto se baseou na pesquisa Nascer no Brasil, desenvolvida na Escola Nacional de Saúde Pública, para informar que 70% das mulheres brasileiras iniciam a gestação com o desejo de ter parto normal, mas que 52% optam pela cesariana no momento do nascimento. A pesquisadora Silvana Granado, citada na reportagem, afirmou que a cesárea não substitui de forma igual o parto normal.

  2. Atividade de empresas mineradoras e petroleiras preocupam indígenas no Amazonas

    Indígenas que habitam a região do Vale do Javari, Oeste do Amazonas, temem que as atividades de empresas mineradoras e petroleiras desenvolvidas próximas ao rio Javari, no lado peruano, causem danos ambientais no lado brasileiro nos próximos dois anos. A reportagem publicada no jornal A Crítica teve participação da pesquisadora da ENSP Bianca Dieile, que falou sobre os possíveis impactos: “Esse tipo de exploração pode causar impactos nas comunidades que vivem próximas às zonas de exploração, como contaminação da água, peixes, entre outros”. Leia a matéria completa.

  3. Mapa da injustiça ambiental aponta comunidades quilombolas reconhecidas pelo Incra

    Em reportagem sobre o reconhecimento de comunidades quilombolas em dois estados brasileiros, a Agência Brasil utilizou informações do Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, coordenado pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Marcelo Firpo. Elaborado pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), o mapa indicou que 36 famílias descendentes de Dezidério Felipe de Oliveira, que viveu na região antes da abolição da escravatura e mudou-se para o distrito de Picadinha em 1905, reivindicavam 3.738 hectares. Além da Comunidade Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira, o Incra também reconheceu e declarou como terras da Comunidade Remanescente do Quilombo de Cambará uma área de 570 hectares no município de Cachoeira do Sul (RS), no Vale do Jacuí.

  4. Greve alerta para a importância do agente comunitário de saúde

    A greve dos agentes comunitários de saúde e de endemias na cidade de Belo Horizonte, iniciada na segunda-feira (5/1), já preocupa as autoridades de saúde da capital mineira. De acordo com a reportagem do Jornal Hoje em Dia, veiculada nesta terça-feira, os agentes têm um papel fundamental na prevenção e na promoção da saúde, principalmente no período de maior proliferação do aedes aegypti. Para a pesquisadora da ENSP e coordenadora nacional do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde, Carla Moura Lima, ouvida na reportagem, os agentes são a porta de entrada do sistema público de saúde e seu trabalho deve ser valorizado.

  5. Nascer no Brasil: pesquisa da ENSP é fonte de reportagem sobre parto normal

    O jornal O Globo publicou, no dia 28/12, reportagem sobre o crescente número de mulheres com plano de saúde que procuram a rede pública para terem seus filhos de parto normal. Silvana Granado, pesquisadora da ENSP e uma das coordenadoras da pesquisa Nascer no Brasil falou ao jornal carioca e fez um alerta sobre a adesão quase automática à cesariana, tanto por médicos quanto pacientes, na rede privada. Veja a íntegra da reportagem.

  6. Reportagem analisa gravidez adolescente e pré-natal insuficiente no Rio de Janeiro

    Na segunda-feira (22/12), o jornal O Globo divulgou reportagem cujo tema abordou a proporção de gravidez precoce e pré-natal precário no Rio de Janeiro. O texto jornalístico, que utilizou informações da pesquisa Nascer no Brasil para comparar o município com o restante do país, mostra que os indicadores da cidade, em geral, avançam e são melhores que a média nacional. O problema é que, nas áreas pobres, o Rio se aproxima das regiões brasileiras com os piores índices. 
     

  7. Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde é destaque na imprensa

    O Diário Catarinense veiculou reportagem, em 15/12, sobre Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde, coordenado pelo pesquisador da ENSP Marcelo Firpo. A reportagem retrata que somente Santa Catarina possui 16 zonas onde interesses se confrontam, segundo o Mapa de Conflitos, que envolve injustiça ambiental e saúde no Brasil. O estudo desenvolvido desde 2008 apresentava 17, mas um dos entraves já foi resolvido. O mapeamento mostra que a maior parte dos conflitos no país está ligada à Amazônia e a outros locais com grandes áreas florestais. 
     

     

  8. Agência de notícias espanhola destaca pesquisa da ENSP sobre parto e nascimento

    O grande número de partos por cesariana no país, divulgado por intermédio da pesquisa Nascer no Brasil, da Escola Nacional de Saúde Pública, pautou a reportagem Brasil e o preocupante 'boom' de cesáreas, publicada pela agência de notícias espanhola Europa Press. A matéria destaca a alta taxa desse tipo de parto no país, que chega a 88% no sistema privado, além de comentar os riscos da cirurgia e os altos índices de nascimentos prematuros em consequência das cesarianas. A reportagem pode ser lida em espanhol ou em português

  9. Regulamentação da Lei Antifumo no Brasil repercute na imprensa

    O Decreto nº 8262/14 que entrou em vigor na quarta-feira (3/12)  regulamentando a Lei 12.546/11 de Ambientes Livres de Tabaco repercutiu na imprensa. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) alega que ao prever punições para o comércio e não para o fumante, o decreto que regulamenta a Lei Antifumo obriga os estabelecimentos a exercer papel de polícia. Os argumentos, no entanto, são contestados pela pesquisadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), Daniela Barata, que afirma não se tratar de uma restrição à liberdade de quem fuma, mas uma garantia do direito à saúde de quem não fuma. Para ela, o decreto traz grandes avanços ao, por exemplo, desconstruir a imagem publicitária de que fumar dá uma sensação de liberdade. "Ao restringir, você muda o paradigma", afirmou Daniela. O assunto repercurtiu no jornal Folha de São Paulo impresso e on-line. Leia as matérias na íntegra.

  10. Mapa de Conflitos é destaque na imprensa de todo o país

    Jornais de vários estados vêm destacando o aumento dos conflitos sociais no Brasil, registrado pelo Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde. Coordenado  pelo pesquisador da ENSP Marcelo Firpo, o projeto de mapeamento tem servido de fonte para reportagens que falam dos desafios que a presidente Dilma Rouseff vai enfrentar em seu segundo mandato. Numa reportagem que aborda também as dificuldades dos políticos brasileiros em se conectarem às demandas dos movimentos sociais, publicada pelo Diário da Manhã, de Goiás, Firpo fala da possibilidade de um aumento das tensões nas cidades brasileiras em 2015.