1. Rede de Atenção Primária à Saúde no SUS divulga agenda política estratégica

    A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva está divulgando contribuição para uma agenda política estratégica para a APS no SUS. O documento expressa a opinião da Rede em um contexto de ameaças aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Estratégia Saúde da Família, agravadas nos dois últimos anos com a ruptura democrática no país.

  2. Novos dados reforçam a importância da prevenção do suicídio

    O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (20/9) novos dados sobre tentativas e óbitos por suicídio no país. A publicação acontece no mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”. O levantamento aponta que a intoxicação exógena é o meio utilizado por mais da metade das tentativas de suicídio notificadas no país.

  3. Residência Multiprofissional em Saúde da Família: inscrições prorrogadas até 10/9

    Foram prorrogadas, até 10 de setembro, as inscrições para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ano 2019/2021. Com a oferta de 34 vagas, o curso destina-se a capacitar profissionais graduados em enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, farmácia e educação física para atuar nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

  4. Dermatoses ocupacionais são problema de saúde pública no Brasil, aponta pesquisadora

    O último Encontros do Cesteh discutiu a Epidemiologia das dermatites de contato relacionadas ao trabalho em um serviço especializado. Na ocasião, a dermatologista do ambulatório do Cesteh, Maria das Graças Mota Melo, apresentou a pesquisa que analisou aspectos epidemiológicos das dermatites de contato, relacionadas ao trabalho, e do eczema das mãos nos pacientes atendidos no Cesteh/ENSP, no período de 2000 a 2014.