1. Semana MultiplicaSUS em Brasília

    O Ministério da Saúde realiza, de 22 a 26 de maio, em Brasília, a Semana MultiplicaSUS, atividade que reunirá uma série de oficinas para discutir a integração do programa com o SUS. Nesta terça-feira (23/05), o Comitê Gestor do Programa MultiplicaSUS se reúne, com a participação da representante da ENSP, a coordenadora de Comunicação Institucional, Ana Furniel.

  2. Encontro da Rede de Escolas de Governo debate educação

    Acreditação Pedagógica como perspectiva da Rede: educação com qualidade e parceria é o tema do VII Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, a ser realizado no salão internacional da ENSP entre os dias 8, 9 e 10 de dezembro, das 9 às 17 horas. Durante o evento, serão discutidas perspectivas da Rede, tendo como referência o tema da acreditação pedagógica, bem como a avaliação dos avanços conquistados no ano de 2010 nos diferentes projetos desenvolvidos pela Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva. A atividade será aberta ao público e não é necessária inscrição prévia.

  3. Escolas de Governo discutem desafios para formação em saúde

    Este é o momento para discutir, concordar, discordar e nos prepararmos para novos passos, mas, principalmente, um momento de convívio em que estaremos refertilizando a nossa capacidade política, institucional e técnica de cumprir um relevante papel na construção desse sistema de saúde democrático, inclusivo e equitativo, que hoje é exemplo para o mundo, e mesmo com alguns problemas já beneficiou milhões de homens, mulheres e crianças nesses poucos anos de existência, ressaltou o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Antônio Ivo de Carvalho, na abertura do VII Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, realizado na ENSP na quarta-feira (8/12). A atividade teve como tema central a acreditação pedagógica. O áudio do evento está diponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  4. Oficina define novas estratégias para Rede de Escolas em Saúde Pública

    Está acontecendo na ENSP a VIII Reunião do Grupo de Condução da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva. Durante os dias 4 e 5 de agosto os representantes da Rede discutirão a construção de novos projetos e o desenho de estratégias para os próximos 12 meses. Nessa oficina também serão apresentados o novo grupo de condução da Rede e os integrantes do Conselho Consultivo desse grupo.

  5. ENSP identifica, cataloga e compartilha objetos de aprendizagem dos cursos de EAD

    A ENSP está identificando e catalogando objetos de aprendizagem dos cursos de EAD para compartilhar no Campus Virtual de Saúde Pública e na Una-SUS. Essa decisão, por parte da Direção da Escola, de garantir o acesso aos objetos de aprendizagem e de informação, está de acordo com recente determinação do Ministério da Saúde sobre catalogar todos os recursos educacionais financiados pelo Ministério nos últimos cinco anos. Esse catálogo visa dar visibilidade a essa produção, permitindo o intercâmbio de recursos e possibilitando sua avaliação e validação pelo Ministério da Saúde e tendo como foco os conteúdos produzidos pelos Núcleos de Telessaúde e pela Universidade Aberta do SUS.

  6. Rede qualifica profissionais para melhor gestão escolar

    Para contribuir com o desenvolvimento institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, teve início, na ENSP, o curso Gestão Dialógica e Comunicação para Gestão Escolar. Este aperfeiçoamento contou com a participação de cerca 40 integrantes das Escolas e Centros Formadores que integram a Rede. Por meio de um processo de qualificação das áreas de Comunicação e Gestão Escolar, o objetivo do curso é ampliar a capacidade de cada instituição como agente ativo na implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, articulando-se com os Planos Estaduais de Educação Permanente. O encontro reuniu 20 Escolas e Centros Formadores e aconteceu entre os dias 22 e 26 de agosto no salão internacional da ENSP.