1. Países de todo o mundo assinam Declaração de Astana, que traça caminho para alcançar cobertura universal de saúde

    Países de todo o mundo assinaram na quinta-feira, 25 de outubro de 2018, a Declaração de Astana, prometendo fortalecer seus sistemas de atenção primária de saúde como um passo essencial para alcançar a cobertura universal de saúde. O documento reafirma a histórica Declaração de Alma-Ata de 1978 - primeira vez que líderes mundiais se comprometeram com o tema.

  2. Fiocruz promove Seminário internacional 30 anos do SUS

    Há exatos 30 anos nascia o Sistema Único de Saúde (SUS), a maior política social que o Brasil já conheceu. Na mesma época,  uma unidade construída quatro anos antes na Fundação Oswaldo Cruz dava um passo que buscava expandir para o campo específico da educação os princípios que orientaram a construção do SUS: era criado o curso técnico de nível médio em saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).

  3. Seminário na Emerj destaca os 30 anos do SUS

    A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj) promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro, o evento 30 anos do SUS, com diversos painéis abordando aspectos como a relação com a Constituição de 1988, a questão das mulheres, dos presidiários e dos grupos LGBT na saúde pública brasileira. Na abertura do evento o diretor-geral da Emerj, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, reconheceu o SUS como “uma das maiores propostas de inclusão social”, mas salientou as críticas que enfrenta em relação à gestão deficiente e a falta de financiamento, afirmando que “a população clama por melhorias”.

  4. Mais da metade dos jovens acompanhados no SUS têm alimentação inadequada

    Os adolescentes acompanhados pelos serviços de atenção básica, do SUS, estão se alimentando mal. Dados do SISVAN, apontaram que, em 2017, 55% deles consumiram produtos industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 42% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos; e 43% biscoitos recheados, doces ou guloseimas.

  5. Campanha 'SUS é Vida' celebra os 30 anos do Sistema Único de Saúde

    Para celebrar os 30 anos do Sistema Único de Saúde, foi lançada a campanha SUS é Vida. São diversos materiais, como cartazes, spots de rádio e peças para redes sociais e aplicativos. O vídeo foi produzido pela TVT e conta com a participação de gestores, usuários, profissionais e artistas que vestem a camisa do SUS. A campanha SUS é Vida é fruto do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política, realizado pelo Programa Justiça Econômica. Confira o vídeo. 

  6. Conheça a nova Renast online: acesse o site

    A Renast online lançou recentemente seu novo site. Além das melhorias de usabilidade, a ferramenta passa a integrar dados de três fontes de informação em saúde do trabalhador. O projeto tem por objetivo disponibilizar ferramentas e incentivar práticas de comunicação e formação permanente, democratização e utilização de informações para apoiar o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.