1. Terrapia leva projeto de alimentação viva para Prefeitura de Teresópolis

    Estabelecer parcerias e difundir a prática da alimentação viva foi o foco do encontro da coordenação do Projeto Terrapia, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), com representantes da Prefeitura de Teresópolis, no Rio. A proposta de promoção da saúde por meio da implantação da culinária viva nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura visa a capacitar para a produção de culinária viva e ecologia doméstica. O objetivo é que os usuários atuem como articuladores na integração entre as áreas da saúde, meio ambiente e agricultura.

  2. ENSP firma parceria com Prefeitura de Nova Iguaçu para reorganizar sistema de saúde

    A ENSP assinou, nesta segunda-feira (9/02), o convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Nova Iguaçu que visa à implantação de um novo modelo de gestão no sistema de saúde daquele município. A cerimônia aconteceu no Espaço Cultural Silvio Monteiro, no Centro de Nova Iguaçu, e contou com as presenças do vice-presidente de Ambiente e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria, entre outras autoridades do município e pesquisadores da Escola.

  3. Laboratório da ENSP realiza treinamento para avaliar Programa Nacional de Hanseníase

    Avaliar o grau de implantação do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, privilegiando sua contribuição para o atual perfil da doença e o contexto sócio-demográfico dos municípios escolhidos é o objetivo pelo qual a equipe do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Laser/Densp/ENSP), ofereceu um treinamento para nove pesquisadoras de campo, na quarta-feira (14/01), na ENSP. A capacitação foi comandada pela coordenadora executiva da Avaliação e doutoranda da ENSP, Maria Aparecida de Assis Patroclo, e a coordenação geral está a cargo da pesquisadora Beth Moreira.

  4. Escola de Governo inicia 2009 pronta para novos desafios

    A vice-direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP inicia o ano de 2009 preocupanda em consolidar sua estrutura organizacional, funções e atribuições, de modo a gerar programas de formação e qualificação, bem como soluções para a governabilidade em saúde no país. Esse é o balanço apresentado pelo seu atual vice-diretor, Carlos Machado de Freitas, em razão do Seminário Escola de Governo em Saúde - Concepção, Funções e Estrutura, realizado em dezembro de 2008, na ENSP. O documento base de discussão no seminário e a apresentação realizada por Carlos Machado estão disponíveis para consulta na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. Escola de Governo debate metas para 2009

    Assim como a Vice-Direção de Pós-Graduação organizou o último encontro do ano (Colégio de Doutores), a Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP promoverá, com todos os membros do colegiado e coordenadores dos cursos de especialização presenciais e EAD, o Seminário Escola de Governo em Saúde - Concepção, Funções e Estrutura, na sexta-feira (12/12), de 9h às 17h, no Salão Internacional da ENSP, aberto a todos.

  6. ENSP qualifica 120 novos gestores para o SUS

    O Seminário de Gestão e Avaliação do ProgeSUS, de 10 a 12/12, encerra o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizado no âmbito do Programa de qualificação e estruturação da gestão do trabalho e da educação no SUS (ProgeSUS). A solenidade de encerramento acontece no dia 12/12, às 13 horas, no Auditório Térreo da ENSP.

  7. Educação na Saúde Coletiva: tema de seminário em MG

    Discutir educação técnica, graduação e pós-graduação na saúde coletiva. Este foi o enfoque das discussões de terça-feira (2/12), do Seminário SUS 20 anos Saúde Coletiva na Edução Integral em Saúde Perspectivas e Propostas, realizado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

  8. ENSP participa de debate sobre os rumos do ensino Lato sensu na Fiocruz

    A sub-câmara técnica de ensino Lato sensu, ligada à Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, promoveu no dia 30 de setembro, no auditório térreo da ENSP, o II Fórum sobre Perspectivas para os Cursos Lato sensu, para dar continuidade à discussão acerca dos projetos político-pedagógicos e de regimento de ensino para a Fiocruz. Todas as unidades com ensino Lato sensu são convidadas a participar e a Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP, responsável pelo ensino Lato sensu na Escola, esteve presente para ajudar na elaboração da proposta.

  9. Encontro da Rede de Escolas de Governo debate educação

    Acreditação Pedagógica como perspectiva da Rede: educação com qualidade e parceria é o tema do VII Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, a ser realizado no salão internacional da ENSP entre os dias 8, 9 e 10 de dezembro, das 9 às 17 horas. Durante o evento, serão discutidas perspectivas da Rede, tendo como referência o tema da acreditação pedagógica, bem como a avaliação dos avanços conquistados no ano de 2010 nos diferentes projetos desenvolvidos pela Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva. A atividade será aberta ao público e não é necessária inscrição prévia.

  10. Escolas de Governo discutem desafios para formação em saúde

    Este é o momento para discutir, concordar, discordar e nos prepararmos para novos passos, mas, principalmente, um momento de convívio em que estaremos refertilizando a nossa capacidade política, institucional e técnica de cumprir um relevante papel na construção desse sistema de saúde democrático, inclusivo e equitativo, que hoje é exemplo para o mundo, e mesmo com alguns problemas já beneficiou milhões de homens, mulheres e crianças nesses poucos anos de existência, ressaltou o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Antônio Ivo de Carvalho, na abertura do VII Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva, realizado na ENSP na quarta-feira (8/12). A atividade teve como tema central a acreditação pedagógica. O áudio do evento está diponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.