1. ENSP debate níveis de agrotóxicos na população adulta do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (19/6)

    O Cesteh/ENSP debaterá na próxima edição do 'Encontros do Cesteh' o Estudo dos níveis de agrotóxicos piretroides utilizados nos inseticidas domésticos na população adulta exposta ambientalmente da cidade do Rio de Janeiro. O projeto construiu valores de referência como contribuição para a vigilância em saúde no país, por meio de análises laboratoriais da urina da população exposta e questionário. A atividade será apresentada no dia 19 de junho, às 12 horas, na sala 32 do prédio do Cesteh.

  2. Dia Mundial do Doador de Sangue 2019: campanha assegura 'Sangue seguro para todos'

    Celebrado no dia 14 de junho de cada ano, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma oportunidade para agradecer aos doadores e doadoras voluntários e não remunerados por esse presente que pode salvar vidas. Além disso, a data serve para conscientizar sobre a necessidade de se fazer doações regulares de sangue para garantir que todos os indivíduos e comunidades tenham acesso a produtos sanguíneos acessíveis e seguros como parte integral da saúde universal e um componente fundamental de sistemas de saúde eficazes.

  3. ENSP publica nota sobre a simplificação das Normas Regulamentadoras e a saúde dos trabalhadores

    Os pesquisadores do Cesteh/ENSP/Fiocruz manifestam sua preocupação acerca das declarações de autoridades do governo federal que estão propondo a simplificação das Normas Regulamentadoras (NRs). Essas normas são o ordenamento jurídico mais completo em termos de segurança e saúde, que possui foco na proteção da integridade física, da saúde e da vida dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.

  4. Vacinação contra gripe será estendida para toda população

    A partir desta segunda-feira (3/6), toda a população terá oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde já enviada aos estados e municípios. 

  5. Dia Mundial Sem Tabaco: pesquisadora fala sobre as conquistas, desafios e perspectivas

    A coordenadora do Cetab/ENSP, Valeska Figueiredo, fala sobre a celebração do Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado em 31 de maio, data promovida pela OMS para celebração dos avanços da Política Nacional de Controle do Tabaco e a conscientização sobre os riscos de fumar, os benefícios de parar de fumar e a importância da manutenção da política de controle do tabaco para redução do porcentual de fumantes. A cada ano, a OMS define qual será o tema para a mobilização. Este ano, o tema escolhido foi "Tabaco e Saúde Pulmonar".

  6. Nota Abrasco em apoio aos pesquisadores da Fiocruz

    A Abrasco manifesta a sua solidariedade com a equipe de pesquisadores da Fiocruz responsável pelo 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento científico, gestores do Sistema Único de Saúde e profissionais da saúde de nosso país reconhecem a contribuição da área da Saúde Coletiva para a identificação e dimensionamento dos problemas de saúde da população brasileira.

  7. Dia do Trabalhador: mais de 70 mortos entre 2016 e 2017. O que comemorar?

    O Cesteh/ENSP promoveu o evento O que comemorar?, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, institucionalizado em 28 de abril, e em Comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio. Na ocasião, foi realizado Ato Público em homenagem às vítimas do trabalho do crime da Vale e aos agentes de combates às endemias do Rio Janeiro. O evento foi organizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN). Confira as apresentações, no Canal da ENSP, no Youtube. 

  8. Governo Crivella é uma morte cerebral para a saúde, aponta Paulo Pinheiro

    Comparado com o governo de 1989 - falido na gestão de Saturnino Braga, o primeiro prefeito eleito do Rio de Janeiro -, o atual gestor municipal, Marcelo Crivella, foi apontado como um dos responsáveis pela pior crise já vista na cidade, de acordo com o professor visitante da ENSP/Fiocruz, o vereador Paulo Pinheiro. Vivemos um momento ruim: muitos pedidos de empréstimos, problemas orçamentários, dívidas de obras irregulares. Enfim, para o que veio Marcelo Crivella? Ele não disse até hoje. Depois de 29 meses de governo, se havia algo inteiro, foi destruído.” Confira a cobertura do evento no canal da ENSP, no youtube.

  9. Dia do Trabalhador: mais de 70 mortos entre 2016 e 2017. O que comemorar?

    O Cesteh/ENSP promoveu o evento O que comemorar?, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, institucionalizado em 28 de abril, e em Comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio. Na ocasião, foi realizado Ato Público em homenagem às vítimas do trabalho do crime da Vale e aos agentes de combates às endemias do Rio Janeiro. O evento foi organizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN). Confira as apresentações, no Canal da ENSP, no Youtube. 

  10. Vidas negras importam: um Brasil forjado na escravidão é debate na ENSP

    A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoveu a 15ª Edição do Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia Saúde da Família. O primeiro dia, 8 de maio, discutiu o Contexto Histórico-Social em um Brasil forjado na Escravidão. Na ocasião, a pesquisadora da UFRJ, Katiuscia Ribeiro ressaltou que a maior violência, maior do que a violência do extermínio cotidiano da população preta, é ter que pedir que as vidas negras sejam garantidas. Confira os vídeos no canal da ENSP no youtube.