1. Conheça a programação e os palestrantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde

    A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) acontecerá de 4 a 7 de agosto no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento, que é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde, vai reunir mais de 5 mil pessoas para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

  2. Residência Multiprofissional em Saúde da Famíia: inscrições abertas até 12/8

    Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família 2020/2022, na modalidade presencial - ensino em serviço -, da ENSP. A formação é fruto de uma parceria da Escola com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita e o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, e tem o objetivo de desenvolver atributos nas equipes multiprofissionais graduadas (enfermeiro, cirurgião dentista, farmacêutico, educador físico, assistente social, nutricionista e psicólogo) que atuarão junto às equipes de saúde da família. Ao todo, 28 vagas estão sendo oferecidas e as inscrições vão até 12/8. 

  3. Integralidade em Saúde: ENSP debate desafios para o cuidado em Saúde do Trabalhador

    O Cesteh/ENSP/Fiocruz promoveu aula aberta do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador 2019. Na ocasião, foi debatida a Integralidade em saúde e os desafios para o cuidado em Saude do Trabalhador. A atividade contou com a participação da coordenadora geral de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Karla Baêta, e da integrante do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Uerj, Fátima Sueli Neto Ribeiro.

  4. Prefeitura do Rio de Janeiro divulga alerta epidemiológico de sarampo

    A Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, a Superintendência de Vigilância em Saúde e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura do município do Rio de Janeiro, divulgaram alerta epidemiológico de sarampo. Dados preliminares da OMS apontam que casos notificados de sarampo no mundo em 2019, cresceram 300% nos primeiros três meses, em comparação com o mesmo período de 2018.

  5. Cepedes/ENSP participa de seminário sobre os desastres da Vale S.A. em Brumadinho

    Nos dias 15 e 16 de agosto, será realizado, no município de Brumadinho, o Seminário Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações. O encontro é fruto de um esforço conjunto entre a Presidência da Fiocruz, o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Cepedes/ENSP) e a Fiocruz Minas. 

  6. Mais Médicos abre inscrições para brasileiros formados no exterior

    Está aberto o prazo para médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras se inscreverem para uma das 600 vagas do Programa Mais Médicos. O prazo para inscrição a uma das vagas remanescentes do edital nº 11/2019, que abriu oportunidade para atender aos municípios com altos índices de vulnerabilidade, segue até a próxima quarta-feira (10/7). Os médicos que aderirem ao programa devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios entre 16 de agosto e 25 de setembro.

  7. Pesquisador da ENSP comenta novos investimentos na APS

    O Ministério da Saúde acaba de anunciar um investimento de mais de 230 milhões de reais na Atenção Primária. Serão quase 10 mil novas equipes e serviços credenciados em 1.213 municípios, beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas com mais acesso à Atenção Primária. De acordo com o pesquisador da ENSP e especialista na área, Daniel Soranz, pela primeira vez desde 2011 o Saúde da Família recebe uma programação de aumento de recursos, e tal fato deve ser comemorado. 
     

  8. Saneamento e ambiente em debate na ENSP

    Na terça-feira, 25 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), realizará o seminário Políticas Públicas de Meio Ambiente e Saneamento. O evento acontecerá no salão internacional da ENSP, das 10h às 17h, e será aberto aos interessados.