1. ENSP promove mais uma edição do Ciclo de Debates

    De 5 a 9 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza a nona edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2014, a atividade contará com cinco mesas de discussão, além da tradicional formatura do curso de Residência Profissional em Saúde da Família (turma 2012). Os temas envolvem as políticas e os princípios estratégicos que norteiam as ações de atenção básica no país. As palestras do Ciclo de Debates ocorrem sempre às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, e são abertas a todos os interessados. 

  2. Clínica Victor Valla e Centro de Saúde realizam ações de saúde

    No sábado, 5 de abril, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e a Clínica da Família Victor Valla realizarão atividades de promoção e prevenção da saúde. O evento faz parte da campanha proposta pela Prefeitura do Rio de Janeiro que acontecerá nesta data em diversas Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o dia as unidades oferecerão a coleta de preventivo ginecológico para pessoas cadastradas que estejam com o exame papnicolau atrasado.

  3. Modelando o conceito de cobertura universal de saúde

    O auditório da Representação no Brasil da Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) sediou, em fevereiro de 2014, o I Fórum  Internacional sobre Cobertura e Sistemas Universais de Saúde. O evento foi organizado pela Secretaria da Gestão Estratégica e Participativa do Ministério de Saúde, representada pelo Secretario Luiz Odorico Monteiro de Andrade, pelo Grupo Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Universais de Saúde da União das Nações Sul-Americanas, representado por Henri Jouval, coordenador do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde e pelo Representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina. 

  4. ENSP forma mais de 50 profissionais para atuar no SUS

    O campo da saúde pública e a formação do sanitarista foi o tema da palestra realizada no âmbito da formatura do curso mais tradicional da ENSP e que faz parte da sua grade curricular há 58 anos: a especialização em Saúde Pública. Na ocasião, 52 profissionais receberam o título de especialista em Saúde Pública e estão capacitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o professor do curso e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola, José Inácio Jardim Motta, é importante que os alunos compreendam que a saúde é também uma prática social. A palestra contou, ainda, com a participação da coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, Tania Celeste Matos Nunes.

  5. Novo espaço na ENSP promove aleitamento materno

    Com a intenção de oferecer mais conforto, acolhida e carinho às mães com bebês pequenos que frequentam o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, foi inaugurada a Sala de Apoio à Amamentação. O espaço é destinado às mulheres que amamentam, irão amamentar ou precisam de auxílio. Nele será oferecido apoio e suporte profissional sobre as dúvidas ou problemas relacionados à amamentação. Antes de sua inauguração, a agente comunitária de saúde Norma de Souza animou os participantes com a apresentação de uma paródia de amamentação da música Vida de Empreguete, que fala da importância do leite materno. Na ocasião, a chefe do Centro de Saúde, Emilia Correia, lembrou que essa iniciativa vem sendo sonhada há quatro anos e sua realização somente foi possível por meio da colaboração de muitos trabalhadores do Centro de Saúde e de diversos parceiros, como o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e o Banco de Leite Humano (BLH).

  6. Direitos humanos: dignidade e saúde para todos

    Celebrado em todo o mundo como o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o 10 de Dezembro marca a adoção, em 1948, da histórica Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral da ONU. Em 2013, a data celebra as conquistas das últimas duas décadas a partir da criação do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH). O momento coincide com a cerimônia de homenagem a Nelson Mandela, líder sul-africano ícone da luta pela igualdade racial, que reuniu mais de 90 chefes de Estado na África do Sul. "O exemplo do Mandela nos inspira. A falta de dignidade, igualdade e saúde nos faz adoecer. É nessa vertente que o Grupo Direitos Humanos em Saúde da ENSP trabalha. Além de dignidade, precisamos da garantia de saúde para todos", disse Maria Helena Barros, coordenadora do Dihs/ENSP, em alusão às homenagens ao ex-presidente sul-africano e aos 65 anos da Declaração Universal.

  7. Aids e preconceito pautam evento no Centro de Saúde

    Conscientizar a população sobre a importância da realização da testagem para o HIV. Esse foi o alerta da campanha Fique Sabendo, divulgada pelo Ministério da Saúde, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, cuja data é 1º de dezembro. No intuito de dialogar com seus usuários sobre o tema, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria realizará mais uma tradicional ação educativa e promotora de saúde em sua sala de espera. Na quinta-feira (5/12), a partir das 9 horas, os usuários do CSEGSF terão atividades educacionais com a temática da Aids e do preconceito. No Brasil, apesar de o país possuir um dos melhores tratamentos de Aids em todo o mundo, o preconceito ainda é um dos maiores entraves para o tratamento.

  8. Seminário debaterá educação moral e bioética

    Na próxima quarta-feira, 4/12, será realizado o XIII Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da ENSP, desenvolvido em associação ampla com outras instituições de ensino. A edição atual traz como tema central das discussões a educação moral e a bioética. De acordo com o pesquisador da ENSP e novo coordenador geral dos PPGBIOS, Sergio Rego, os encontros são promovidos e organizados pelos próprios alunos, com o objetivo de integrar as instituições que participam do programa para debater temas de interesse atual da área de bioética. A atividade ocorrerá na sala 410, da ENSP, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas no local, e será emitido certificado de participação.