1. Inscrições abertas para curso sobre projetos sociocomunitários

    Estão abertas, até o dia 14 de março, as inscrições para o curso livre de Elaboração e Gestão de Projetos Sociocomunitários. A iniciativa é resultado de parceria entre a ENSP, a Cooperação Social da Presidência e a Diretoria de Administração (Dirad). O curso é aberto ao público, mas os interessados devem ser moradores de comunidade e ter idade mínima de 18 anos. Os alunos selecionados participarão de aulas sobre legislação trabalhista, noções de gestão financeira, contábil e de recursos humanos, fundamentos de gestão de projetos, elaboração de projetos sociocomunitários, dentre outros.
     
     

  2. 'Saúde deve reforçar ações na Amazônia', diz especialista

    O pesquisador do Núcleo de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (Nubio), Bernardo Elias Correa Soares, participou do II Encontro Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Economia Verde, realizado no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Boa Vista. O evento internacional teve a participação de convidados de 23 instituições científicas, representando cinco países: Brasil, Venezuela, México, Alemanha e Espanha. Na ocasião, o sanitarista ministrou a conferência Clima e Saúde: Medicina Tropical ou Global? Após essa atividade, o pesquisador acompanhou as equipes locais do Ibama, do Serviço de Saúde Indígena do Ministério da Saúde e dos campi avançados da UERR até regiões de conservação ambiental e áreas indígenas no estado de RR, participando de ações de saúde na terra indígena da etnia Macuxi, a leste do estado e próximo da fronteira com a Guyana Inglesa.

  3. Dia da Não-Violência: evento alerta para diversas formas de abuso

    Na quarta-feira, 30 de janeiro, o Grupo de Educação e Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Silval Faria (CSEGSF/ENSP) promoveu um encontro no Dia Internacional da Não-Violência. A atividade apresentou um balanço das políticas públicas no Complexo de Manguinhos, com destaque à Agência de Comunicação Comunitária, responsável pela elaboração do jornal e blog Fala Manguinhos, além de um debate sobre a violência contra a mulher. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar usuários e profissionais para uma Cultura da Paz e seus benefícios para a saúde. Estiveram presentes no local Jorge Luiz da Costa Silva, do Conselho Comunitário de Manguinhos, Simone Quintela, da Agência de Comunicação Comunitária, e Rita de Cássia da Costa Vasconcelos, do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs).

  4. 'Paracoco: uma endemia brasileira' é lançado na Fiocruz

    Foi lançado, na quinta-feira (3/10), o filme Paracoco: uma endemia brasileira, resultado da parceria entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), o Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (Ipec) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e produzido pela VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz.  A iniciativa é fruto de um projeto contemplado por edital de apoio promovido pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Doença endêmica e negligenciada na América Latina (o Brasil detém 80% dos casos), a paracoccidioidomicose, também conhecida como paracoco, é mais frequente nas populações rurais e pode causar a morte se não for detectada precocemente. Em muitos casos, é confundida com a tuberculose, pois pode apresentar um quadro de tosse persistente como único sintoma aparente.

  5. Sites sobre dengue não alcançam critérios de qualidade

    "A internet está diminuindo o 'desequilíbrio estável' da relação médico-paciente estabelecida desde Hipócrates - estudioso grego considerado pai da medicina -, em que o médico sabe tudo e o paciente não sabe nada", disse o coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), André Pereira, durante a apresentação dos resultados da avaliação sobre a qualidade das informações disponíveis em 18 sites a respeito da dengue. Apenas cinco páginas eletrônicas que participaram da avaliação obtiveram mais de 50% de resultados positivos quanto aos critérios estabelecidos, e nenhum dos sites alcançou 70% dos critérios relacionados à abrangência, técnica, interatividade, legibilidade e acurácia. Sobre a proposta de criação de um Selo Fiocruz para atestar a qualidade de informação em sites de saúde, o diretor da ENSP, Hermano Castro, afirmou que a iniciativa deve ter foco nas instituições do setor público, tendo como objetivo principal o empoderamento do SUS.

  6. Manguinhos recebe ações de promoção da saúde

    O evento Saúde com A-Gente em Manguinhos, promovido pela Justiça Comunitária em parceria com a Prefeitura/Pró-Moradia, com apoio da Clínica da Família Victor Valla (CFVV), o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), foi realizado na comunidade de Varginha, na região de Manguinhos. Além da conversa com profissionais de saúde sobre câncer bucal e tabagismo, houve uma aula de culinária saudável e sustentável com as residentes Camila Coelho Marques, Elaine Kotani Shimizu e Melissa Vargas, da Residência Multiprofissional da ENSP/Fiocruz, lotadas na CFVV.

  7. Projeto visa empoderamento e articulação de jovens de Manguinhos

    Visando ao empoderamento e à articulação dos jovens em situação de risco social, moradores das comunidades do Complexo de Manguinhos, foi criado, em parceria com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP, o projeto Manguinhos, Diversidade, Cidadania e Saúde. Seu objetivo é formar ativistas e multiplicadores que promovam a qualidade de vida da população lésbica, gay, bissexual e transexual (LGBT) por meio de oficinas e atividades que formem um pensamento crítico sobre sexualidade, saúde e cidadania entre os jovens.

  8. Fórum de Movimentos Sociais debate protestos no Brasil

    Com o objetivo de dialogar sobre os protestos que vêm ocorrendo, desde junho, no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil, o Fórum Movimentos Sociais da ENSP realizou na quarta-feira (17/7), no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o debate Movimentos Sociais, democracia e participação popular: um debate sobre os protestos de junho de 2013. No evento, Eduardo Stotz, pesquisador da Escola e representante da articulação do Fórum Movimentos Sociais, destacou que todas as manifestações realizadas no país demostram, cada vez mais, que a sociedade não está inerte politicamente como parecia.

  9. CSEGSF debate Estatuto da Criança e do Adolescente

    O Grupo de Educação e Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria organizou a Sala de Espera do dia 10 de julho em comemoração aos 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento começou com atividade física promovida pelo agente comunitário de Saúde da Vila Turismo, João Carlos de Souza. Além de falar sobre a importância de se caminhar pelo menos três vezes por semana, João demonstrou alguns exercícios que os usuários podem realizar em casa.

  10. Projeto Manguinhos leva jovens LGBT para Petrópolis

    Uma excursão cultural destinada a jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) levará, no domingo (14/7), cerca de 40 jovens de Manguinhos para a Cidade Imperial de Petrópolis. A iniciativa é do Projeto Manguinhos Diversidade, Cidadania e Saúde desenvolvido em parceria com a Cooperação Social da ENSP/Fiocruz e visa o empoderamento e articulação de jovens em situação de risco social das comunidades do entorno da Fundação Oswaldo Cruz.