1. LTM participa da Semana Nacional de C&T 2012

    O Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) da ENSP participará da Feira da Saúde à Cultura, do Trabalho à Ciência & Tecnologia. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que está acontecendo em todo o país. A atividade promovida pelo LTM, em parceria com o Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss) e a Assessoria de Cooperação Social (ACS) da ENSP, será a mostra de vídeos Sustentabilidade e Saúde em Manguinhos, no dia 20 de outubro, das 13h às 17 horas, na Sala Meu Bairro da Biblioteca Parque Manguinhos. Os vídeos trazem diferentes visões locais de como enfrentar as vulnerabilidades socioambientais para a construção da sustentabilidade na região.

     

     

  2. Projetos e pesquisas destacam envelhecimento saudável

    Nos próximos 30 anos, a população idosa brasileira ultrapassará 50 milhões de pessoas, o que representará cerca de 28% da população, segundo estimativas do IBGE. Isso significa que o país caminha rapidamente para o envelhecimento populacional. Entretanto, esse envelhecimento nem sempre vem acompanhado da melhor qualidade de vida. Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, nesta segunda-feira, 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Informe ENSP apresenta um balanço das pesquisas, cursos, programas, teses e artigos que a Escola  vem desenvolvendo em busca de melhores condições de envelhecimento para as pessoas.

  3. Publicação acompanha mudanças do PAC em Manguinhos

    O Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM/ENSP) acaba de lançar mais um produto para acompanhar as transformações do território ocorridas com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região. O livro PAC Manguinhos: um relato fotográfico apresenta fotos, fatos, informações e depoimentos dos pesquisadores e moradores de Manguinhos que refletem o processo de mudanças provocadas pelo PAC em suas vidas. A publicação está disponível na página eletrônica do LTM/ENSP.

  4. Boletim Comunidade na Saúde pode ser acessado na Biblioteca Multimídia

    A Assessoria de Cooperação Social da ENSP está lançando o número 5 do informativo Comunidade na Saúde. A publicação é produzida pelo Projeto Participação Cidadã na Gestão da Saúde em Manguinhos da ACS/ENSP, com o objetivo de contribuir com a promoção da gestão participativa da política pública de atenção à saúde no território de Manguinhos. O informe pretende ainda ser um instrumento de cidadania e gestão democrática da saúde. O Comunidade na Saúde pode ser acessado na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  5. Clínica Victor Valla na Semana de Amamentação

    Nesta quarta-feira, 1º de agosto, inicia-se a Semana de Amamentação da Clínica da Família Victor Valla (CFVV), localizada em Manguinhos. Entre diversas atividades, que ocorrem durante a 20ª Semana Mundial da Amamentação, o evento terá palestras, exibições de vídeos, peças de teatro e ações educativas sobre higiene oral. Integrante da iniciativa da ENSP Teias-Escola Manguinhos, a CFVV programou atividades até o dia 7 de agosto. A Clínica e o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola, que também realizará atividades similares nesta semana, desenvolvem ações coletivas de educação em saúde voltadas para a população de Manguinhos. Essas atividades de mobilização reúnem diferentes atores sociais e da assistência em prol dos moradores deste território. 

  6. Mulheres negras são tema de atividades em Manguinhos

    As últimas décadas apresentaram grandes mudanças relacionadas ao direito e à participação das mulheres na sociedade. No entanto, a igualdade e o respeito ainda são desafios de um mundo mais igualitário e equânime. Em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, diversas atividades estão ocorrendo em Manguinhos. A ENSP, parceira dessas ações na comunidade, apoia as atividades em comemoração a esse dia desenvolvidas pela Casa da Mulher de Manguinhos e o Centro de Referência da Juventude. A semana de atividades acabará no sábado (28/7), com a realização de palestras, homenagem às lideranças femininas de Manguinhos e festa julina. Todas as atividades são gratuitas e abertas aos interessados.

  7. Olimpíadas de Maguinhos: saúde, cultura e esporte

    O Conselho Comunitário de Manguinhos, em parceria com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP, promoverá no dia 9 de junho a Olimpíada Cultural de Manguinhos. A atividade pretende fomentar a cultura da coletividade, aproximando diversos atores sociais do território para sua realização de forma integrada. A programação da Olimpíada mescla atividades esportivas e culturais que atenderão a todas as gerações, além de contar com uma feira de economia solidária, tendas de informações no campo da saúde, exibições de dança e vídeos, shows, lançamentos de livros e diversas outras atividades. O evento terá início às 8 horas, segue até as 17 horas e será realizado na Praça da Cidadania, no Depósito de Suprimentos do Exército (Desup), no Complexo de Manguinhos.

  8. Governança em Manguinhos: elementos para o debate

    Participação social. Território de exceção. Redes. Intersetorialidade. Violência. Desrespeito ao direito de ir e vir. Integração. Fortalecimento. Consolidação. Articulação. Mais do que palavras e intenções, a paulatina conquista da concretude de uma governança em Manguinhos norteou o terceiro e último encontro do Ciclo de Debates Participação e Tecnologia Social em Saúde, ocorrido no dia 15 de maio, no Museu da Vida (COC/Fiocruz). O evento foi realizado pela Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, responsável pela linha Participação Social do PDTSP-Teias (VPPLR/Fiocruz), com o apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, e foi dividido em dois momentos: apresentação de experiências desenvolvidas no território de Manguinhos e um grande debate a partir da apreensão das abordagens anteriores.

  9. Debate: Redes e intersetorialidade em Manguinhos

    Governança em Manguinhos: redes e intersetorialidade é tema de debate na Fiocruz, a ser realizado no dia 15 de maio, no auditório do Museu da Vida, de 9 às 17 horas. Os objetivos do evento são construir com os atores sociais de Manguinhos e o público da Fiocruz reflexões sobre as experiências de participação social e de redes no território, articular estratégias com vistas à sua integração e ao seu fortalecimento, consolidar e ampliar os parceiros governamentais e não governamentais e visibilizar as propostas atuais. Aberto ao público, o evento conta com apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP.

  10. ENSP promove ações em Manguinhos no sábado (5/5)

    Em uma grande ação coletiva, a ENSP vai mobilizar diferentes atores da área social e da assistência neste dia 5 de maio. Ao todo, três atividades estão agendadas para acontecer no território de Manguinhos. A primeira delas será o Dia D de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra Gripe, que também envolverá a Clínica da Família Victor Valla. Conjuntamente com esta ação, será realizada a Campanha Nacional contra a Hanseníase, ambas coordenadas pelo CSEGSF. Além disso, o encontro Leopoldo Bulhões: o Caminho da Paz reunirá moradores, organizações e entidades públicas para uma caminhada visando mostrar à sociedade que o território de Manguinhos não tem apenas violência ou espaços produtores de mazelas sociais. Todas as atividades estão abertas à ampla participação e terão início no período da manhã.