1. Presidente de fundação americana visita PAC Manguinhos

    Com o objetivo de conhecer a realidade social de Manguinhos e as políticas de saúde e meio ambiente desenvolvidas pela Fundação Oswaldo Cruz na região, Jarret Barrios, presidente da Blue Cross Blue Shields Foundation, de Massachusetts, nos Estados Unidos, esteve na Escola Nacional de Saúde Pública, na última segunda-feira (24/8). A visita foi organizada pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris) e a ENSP, por meio da Assessoria de Cooperação Internacional e a Coordenação de Projetos Sociais. Durante o encontro, Barrios visitou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento em Manguinhos e foi apresentado às atividades desenvolvidas pela Escola na comunidade.

  2. Documentário que relata expectativa de moradores em relação ao PAC-Manguinhos será lançado dia 21/08

    As expectativas dos moradores de algumas regiões de Manguinhos em relação às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram tema de um documentário produzido pelo Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM), da ENSP e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Pac-Manguinhos: O futuro a Deus Pertence? é uma realização do LTM em parceria com a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e foi produzido pela bolsista de pesquisa Fabiana Melo Sousa. O filme será apresentado no dia 21/8, no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, às 14 horas.

  3. LTM mostra realidade de Manguinhos e desenvolve produtos voltados para saúde

    Com o intuito de juntar ciência e cidadania para transformar realidades urbanas complexas, o Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) tem se mostrado uma verdadeira incubadora de projetos voltados para a valorização da história e a transformação da realidade social, ambiental e cultural da comunidade, com foco em organização e intervenção coletiva. Como produto desse processo, será lançado em agosto, na Fiocruz, o documentário PAC Manguinhos: O futuro a Deus Pertence?. Além disso, dois jogos interativos, com foco na memória e na saúde da população de Manguinhos, estão em fase final de produção.

  4. Encontro em Manguinhos formula propostas para Conferência Nacional de Segurança Pública

    Reunindo os principais representantes das comunidades que compõem o complexo de Manguinhos, com o intuito de organizar e formular um posicionamento coletivo sobre a questão da segurança pública na comunidade, aproximar bandeiras de lutas e criar propostas que possam ser implementadas nessa área, foi realizada na ENSP a 1º Conferência Livre Pela Paz Com Voz e Garantia de Direitos. O encontro é parte da etapa preparatória para a Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que acontecerá no mês de agosto, em Brasília.

  5. Economia solidária: caminho para fortalecer Complexo de Manguinhos

    A economia solidária não é uma utopia. Ela é possível, afirmou Antônio Oscar Peixoto Vieira, coordenador do projeto Rio Solidário, do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) da UFRJ, na palestra A Economia Solidária no Rio de Janeiro: políticas públicas, experiências populares e perspectivas, promovida pela ENSP por meio da Assessoria de Projetos Sociais da Escola. Ele acredita que a economia solidária deve ser desenvolvida enquanto movimento social, buscando soluções coletivas para uma comunidade ou região. Além de Antônio Oscar, o economista Daniel Soares e o coordenador da APS/ENSP, Leonídio Madureira, também participaram do evento.

  6. ENSP e Escritório Técnico da Fiocruz promovem debate sobre economia solidária

    Com o objetivo de promover um amplo debate sobre as potencialidades de organização do trabalho popular de forma coletiva e solidária dentro de Manguinhos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio da Assessoria de Projetos Sociais, em parceria com o Escritório Técnico Multiprofissional para o Desenvolvimento Sócio Equitativo de Manguinhos (ETM/Fiocruz), realizará, no dia 8/07, às 9h, a palestra A Economia Solidária no Rio de Janeiro: políticas públicas, experiências populares e perspectivas. O evento, que acontecerá no salão internacional, no 4º andar da Escola, é aberto a todos, porém tem como público-alvo a comunidade ENSP e também indivíduos envolvidos no movimento social de Manguinhos.

  7. Audiência Pública sobre PAC Manguinhos será realizada na ENSP

    Na próxima segunda-feira, 08/06, o Fórum do Movimento Social para o Desenvolvimento Eqüitativo e Sustentável de Manguinhos (FMSDES) realizará audiência pública para tratar das Obras do PAC no Complexo de Manguinhos. O encontro acontecerá na sala 410 do prédio da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e está marcado para às 18h. A reunião é aberta a todos os interessados.

  8. Curso para mulheres que fazem a diferença em Manguinhos

    Uma iniciativa da ENSP - por meio da Coordenação de Projetos Sociais e do Escritório Técnico Multiprofissional de Manguinhos - resultou na criação de um curso para qualificação de mulheres engajadas nas diversas ações sociais da comunidade de Manguinhos, localizada no entorno do campus da Fiocruz, no Rio. O curso Mulher Manguinhos - para mulheres que fazem a diferença será desenvolvido em três módulos, e a aula inaugural será realizada pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, no sábado (16/05), às 15 horas, no Rancho/Casa Viva. As inscrições serão feitas no local.

  9. Laboratório Territorial de Manguinhos apresentará sua experiência em encontro sobre Cidades Saudáveis

    O Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) projeto da ENSP que reúne trabalhadores da Fiocruz, moradores de Manguinhos, bolsistas e alunos de ensino médio foi convidado para participar do Workshop Internacional de Avaliação Final do Projeto Urban Heart e I Encontro Nacional de Redes de Cidades Saudáveis Brasil , que acontecerá entre os dias 12 e 15 de maio, em Guarulhos e Brasília. Ambos os encontros têm como objetivos discutir diretrizes e propostas sobre promoção da saúde. Pelo LTM participam os pesquisadores da ENSP Fátima Pivetta e Marcelo Firpo.