1. ENSP e Escritório Técnico da Fiocruz promovem debate sobre economia solidária

    Com o objetivo de promover um amplo debate sobre as potencialidades de organização do trabalho popular de forma coletiva e solidária dentro de Manguinhos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio da Assessoria de Projetos Sociais, em parceria com o Escritório Técnico Multiprofissional para o Desenvolvimento Sócio Equitativo de Manguinhos (ETM/Fiocruz), realizará, no dia 8/07, às 9h, a palestra A Economia Solidária no Rio de Janeiro: políticas públicas, experiências populares e perspectivas. O evento, que acontecerá no salão internacional, no 4º andar da Escola, é aberto a todos, porém tem como público-alvo a comunidade ENSP e também indivíduos envolvidos no movimento social de Manguinhos.

  2. Audiência Pública sobre PAC Manguinhos será realizada na ENSP

    Na próxima segunda-feira, 08/06, o Fórum do Movimento Social para o Desenvolvimento Eqüitativo e Sustentável de Manguinhos (FMSDES) realizará audiência pública para tratar das Obras do PAC no Complexo de Manguinhos. O encontro acontecerá na sala 410 do prédio da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e está marcado para às 18h. A reunião é aberta a todos os interessados.

  3. Curso para mulheres que fazem a diferença em Manguinhos

    Uma iniciativa da ENSP - por meio da Coordenação de Projetos Sociais e do Escritório Técnico Multiprofissional de Manguinhos - resultou na criação de um curso para qualificação de mulheres engajadas nas diversas ações sociais da comunidade de Manguinhos, localizada no entorno do campus da Fiocruz, no Rio. O curso Mulher Manguinhos - para mulheres que fazem a diferença será desenvolvido em três módulos, e a aula inaugural será realizada pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, no sábado (16/05), às 15 horas, no Rancho/Casa Viva. As inscrições serão feitas no local.

  4. Laboratório Territorial de Manguinhos apresentará sua experiência em encontro sobre Cidades Saudáveis

    O Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) projeto da ENSP que reúne trabalhadores da Fiocruz, moradores de Manguinhos, bolsistas e alunos de ensino médio foi convidado para participar do Workshop Internacional de Avaliação Final do Projeto Urban Heart e I Encontro Nacional de Redes de Cidades Saudáveis Brasil , que acontecerá entre os dias 12 e 15 de maio, em Guarulhos e Brasília. Ambos os encontros têm como objetivos discutir diretrizes e propostas sobre promoção da saúde. Pelo LTM participam os pesquisadores da ENSP Fátima Pivetta e Marcelo Firpo.

  5. Programa de Controle da Dengue em Manguinhos completa um ano

    Após um ano de ações junto a 14 comunidades do entorno da Fiocruz, o Programa de Controle da Dengue em Manguinhos (PCDM) realizou, na terça-feira (14/04), o debate A Promoção da Saúde no Controle da Dengue. O evento contou com a palestra do pesquisador Paulo Sabroza (Densp/ENSP), Vigilância da saúde no controle da dengue em sistemas locais, e do médico Alberto Pellegrini, membro da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde, com o tema Determinantes sociais: conceito e ação para a promoção da saúde. Áudios e apresentações estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  6. Evento discute ações intersetorias para promoção da saúde

    Fortalecer e implementar ações intersetoriais para saúde por meio do intercâmbio técnico entre a experiência do Brasil e do Canadá foi o objetivo da conferência Políticas Públicas Saudáveis e os Processos de Monitoramento e Avaliação, realizada em parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, a Associação Canadense de Saúde Pública (CPHA ) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O evento foi realizado de 25 a 27 de março, em Campinas. O diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho, representou a Escola.

  7. ENSP assessora projeto musical que alimenta sonhos em Manguinhos

    Alimentar sonhos, apresentar possibilidades, criar alternativas para crianças e jovens que vivem em uma comunidade cercada por diversos dramas. É com este objetivo que a Escola de Musica de Manguinhos encerra seu primeiro ano e ganha fôlego para iniciar 2009 promovendo ações integradas e integradoras em educação, cultura e cidadania para crianças, adolescentes e jovens no complexo de favelas de Manguinhos. A iniciativa é uma parceria da Rede CCAP com a Fundação Oswaldo Cruz, por meio da sua Coordenação de Projetos Sociais, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o CESVI, e também conta com a assessoria da Coordenação de Projetos Sociais da ENSP.

  8. Educação de jovens e adultos: experiências em debate

    “Encontrar o equilíbrio entre o inovador e o tradicional é o principal objetivo do Programa de Educação de Jovens e Adultos de Manguinhos, o Peja”, disse Wanderson Neto, coordenador administrativo do projeto, durante o II Simpósio Peja/Manguinhos: ‘Retrato da Educação Cidadã enquanto jovens e adultos’, na ENSP. Felipe Eugênio dos Santos Silva, coordenador pedagógico, levou para o debate as experiências de 2008.

  9. Simpósio Peja/Manguinhos discutirá parceria e transparência na formação de jovens e adultos

    Será realizado na próxima terça-feira (18/11) o II Simpósio Peja/Manguinhos: Retrato da Educação Cidadã enquanto jovens e adultos. O evento, que acontecerá na sala 410 da ENSP, trará como discussão central as características e individualidades de um programa de educação de jovens e adultos instalado em um território repleto de problemas e pendências, que põem em risco os direitos de cidadania plena das pessoas. O encontro está marcado para às 14h.

  10. Mulheres que fazem cultura em Manguinhos

    O Fórum Social de Manguinhos/Fiocruz juntamente com Grupo de Trabalho de Direitos Humanos, Educação e Cultura (GTDhESC) realizará no dia 2 de outubro o evento Mulheres que fazem cultura O Feminino de Manguinhos: Protagonismo de Gênero e Desenvolvimento Social.