1. Manguinhos debate futuro das políticas públicas para mulheres

    A ENSP, por meio de sua Assessoria de Cooperação Social, promove no próximo sábado (13/03), a partir das 13h30, o Encontro Mulheres fazendo a diferença em Manguinhos: refletindo sobre políticas públicas para o nosso futuro, em parceria com instituições locais. O encontro possui três grandes objetivos: rearticular as principais lideranças femininas da região; refletir acerca do significado do Dia Internacional da Mulher e questões identificadas de desigualdade de gênero e construir coletivamente o currículo do Módulo III do Curso Mulher Manguinhos, voltado para a temática das políticas públicas para as mulheres.

  2. Impactos ambientais do PAC Manguinhos em debate

    Nesta quinta-feira, 4 de março, a Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, em parceria com a Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, realizará o seminário PAC e a Saúde Ambiental em Manguinhos, marcado para 14 horas, no Salão Internacional da ENSP. No encontro, serão discutidas as intervenções das obras na comunidade e os reflexos das mudanças no bairro na questão ambiental. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária a inscrição prévia.

  3. Participação social na construção de sistemas locais de saúde em debate

    Com o objetivo de reforçar a participação comunitária qualificada de atores sociais locais na gestão participativa de políticas públicas, a Assessoria de Cooperação Social (ACS) da ENSP, em parceria com o Fórum do Movimento Social de Manguinhos, realizará o debate Participação Social e Saúde em Manguinhos: do que estamos falando?. O evento acontece na terça-feira (2/03), na sala 410 da ENSP, das 17h30 às 20h30. Entre os assuntos discutidos está a participação comunitária na construção do sistema local de saúde para Manguinhos. O evento é aberto ao público.

  4. ENSP participa do Fórum Social Mundial 2010

    Tem início, nesta segunda-feira (25/01), a décima edição do Fórum Social Mundial, que acontece de forma descentralizada em pelo menos 27 eventos regionais pelo país. A Assessoria de Cooperação Social da ENSP, em articulação com o pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental Paulo Bruno representante da Escola na Comissão de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde , levará 15 pessoas do Movimento Social de Manguinhos para participar do Espaço de Ações das Práticas da Saúde e Cultura Mercedes Sosa e do I Encontro Latino-Americano de Saúde e Participação Social, que acontecem em Novo Hamburgo (RS), dentro das atividades de avaliação dos 10 anos do FSM.

  5. Escola de Música de Manguinhos se apresenta sábado (12/12) na UFRJ

    A última apresentação de 2009 da Escola de Música de Manguinhos acontecerá no sábado, 12 de dezembro, no salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ. O show está marcado para 11 horas e é aberto ao público. A iniciativa da Escola de Música é uma parceria da Rede CCAP com a Fiocruz, por meio da sua Coordenação de Projetos Sociais, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o CESVI, e também conta com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP.

  6. Encontro colabora para construção do Plano de Cultura de Manguinhos

    O Grupo de Direitos Humanos, Educação e Cultura, do Fórum do Movimento Social de Manguinhos, reuniu cerca de 50 atores sociais para a construção participativa do Plano de Cultura de Manguinhos, durante todo o sábado (28/11), na ENSP. Entre os convidados estiveram presentes a ouvidora da representação do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro Lúcia Pardo, a secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes, atores sociais e agentes culturais (músicos, artistas plásticos, poetas, atrizes, jornalistas, lideranças, entre outros) da região, entre outros. O evento contou com o apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, e do Museu da Vida (COC/Fiocruz).

  7. Escola debate as conferências de saúde ambiental do Rio de Janeiro

    Com o objetivo de preparar os representantes dos movimentos sociais para participarem da I Conferência Nacional de Saúde Ambiental, a Assessoria de Cooperação Social da ENSP, promove nesta sexta-feira (27/11) o debate Conferências de Saúde Ambiental do Rio de Janeiro. O evento está marcado para 14 horas, no auditório térreo da Escola, e é aberto a todos os interessados.

  8. Centro de Saúde Escola promove semana de atividades para idosos

    Durante três tarde, de 28 a 30 de setembro, será realizada a 11ª Semana do idoso 2009, promovida pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP. Os cerca de 100 idoso que integram o Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi) participarão de várias atividades, que incluiu práticas corporais, palestras, dinâmicas e música. As atividades serão realizadas no auditório do Museu da Vida (COC/Fiocruz), na sala M do CSEGSF e na sala de atividades do PASI. O evento será aberto ao público apenas no primeiro dia.

  9. Curso Mulher Manguinhos inicia segunda etapa neste sábado (12/09)

    Terá início neste sábado (12/08) a segunda etapa do curso Mulher Manguinhos - para mulheres que fazem a diferença. Este módulo irá debater a temática Ser Mãe. A aula inaugural, que acontecerá às 14h, no Rancho/Casa Viva/Rede CCAP, em Manguinhos, terá um debate sobre o tema e uma sessão de contação de histórias. O curso é uma iniciativa da ENSP, por meio da Coordenação de Projetos Sociais e do Escritório Técnico Multiprofissional de Manguinhos.

  10. Curso para mulheres de Manguinhos discute maternidade e infância

    Em maio, uma iniciativa da ENSP, por meio da Coordenação de Projetos Sociais e do Escritório Técnico Multiprofissional de Manguinhos, criou o curso Mulher Manguinhos - para mulheres que fazem a diferença, direcionado a mulheres engajadas nas diversas ações sociais da comunidade localizada no entorno do campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A primeira etapa do curso permitiu conhecer melhor a realidade das mulheres da região e as diversas situações de violência sofridas por elas. O segundo módulo terá início em setembro e vai discutir as condições das mães e a situação das crianças em Manguinhos. As inscrições estarão abertas de 8 a 11/9.