1. Reunião apresenta construção do Conselho Gestor do Teias

    Na terça-feira (22/2), será realizada, na sala 410 da ENSP, às 17h30, no Fórum Social de Manguinhos, a reunião que apresentará o processo de construção do Conselho Gestor Intersetorial do Território Integrado de Atenção à Saúde - Teias Escola Manguinhos. O conselho atuará no âmbito de todo o terrítorio de Manguinhos, com foco na gestão participativa. Na ocasião, estarão presentes representantes do Fórum e gestores do Teias para discutir propostas.

  2. Curso Mulher Manguinhos: novo módulo enfoca políticas públicas

    Políticas Públicas é o tema do terceiro módulo do curso Mulher Manguinhos - para mulheres que fazem a diferença , criado a partir de uma iniciativa da ENSP, por meio da Assessoria de Cooperação Social, e direcionado a mulheres engajadas nas diversas ações sociais da comunidade localizada no entorno do campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A primeira etapa do curso permitiu conhecer melhor a realidade das mulheres da região e as diversas situações de violência sofridas por elas, enquanto a segunda discutiu as condições das mães e a situação das crianças em Manguinhos. As inscrições para a terceira fase estarão abertas de 16 a 20 de agosto.

  3. Programa de Educação Ambiental do RJ começa a ser construído

    A ENSP/Fiocruz, em parceria com a EPSJV/Fiocruz, a Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS/Fiocruz) e o Fórum do Movimento Social de Manguinhos, irá colaborar na construção coletiva do Programa Estadual de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (ProEEA-RJ). A primeira oficina de trabalho para elaboração das propostas do ProEEA-RJ será no dia 29 de julho no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo (EPSJV/Fiocruz), a partir das 13 horas.

  4. ENSP e Unicef na capacitação de articuladores locais

    Contribuir para que todas as crianças e adolescentes das cidades possam crescer e se desenvolver com saúde, aprender mais, ter acesso à cultura, se divertir, praticar esportes e estar sempre protegidos contra qualquer tipo de violência são as principais metas do Programa Plataforma dos Centros Urbanos, desenvolvido pela Unicef em algumas cidades brasileiras. Para cumprir essas metas são formados Grupos Articuladores Locais (Gals), que desenvolvem ações em prol dos direitos das crianças e adolescentes dentro das comunidades populares dos centros urbanos, e a ENSP, por meio do Grupo Direitos Humanos em Saúde (DIHS), está capacitando esses grupos para torná-los multiplicadores e fortalecer sua atuação dentro dos locais onde vivem.

  5. Fórum debate lixo em Manguinhos

    Os transtornos provocados pelo lixo no bairro Manguinhos serão abordados na atividade promovida pelo Fórum do Movimento Social de Manguinhos em parceria com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP e o projeto Teias-Escola Manguinhos. Manguinhos contra o lixo será o tema do evento, que irá traçar um diagnóstico sobre a situação do lixo no local, debater formas de coleta, mobilizar a população e enfatizar a importância do lixo ser tratado como uma questão de saúde pública. O debate será realizado no dia 20 de julho, às 15h30, na Biblioteca Parque de Manguinhos.

  6. Evento debate iniciativas para jovens em situação de vulnerabilidade social

    Debater a possibilidade de obtenção de melhorias na metodologia, no monitoramento e na avaliação de iniciativas sociais foi o principal objetivo do seminário Iniciativas sociais e impactos na qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social, realizado, na segunda-feira (7/6), na ENSP. A atividade reuniu representantes da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, da Assessoria de Cooperação Social da ENSP e da ONG Institutos Americanos para Pesquisa (AIR) para discutir a redução das iniquidades entre os jovens de populações carentes.

  7. Fiocruz discute impacto de iniciativas sociais na vida dos jovens

    Iniciativas Sociais e seus impactos na qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social será o tema do seminário, realizado pela Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, no dia 7 de junho, no salão internacional da ENSP. A atividade está marcada para as 8 horas e conta com a participação do American Institutes for Research (AIR), que atua na elaboração, análise e avaliação de dados e resultados de projetos nas áreas de educação e saúde destinados a jovens em desvantagem social.

  8. Participação social no diagnóstico sócio-comunitário de Manguinhos

    A Assessoria de Cooperação Social (ACS) da ENSP, em parceria com o Fórum do Movimento Social de Manguinhos, realiza mais uma atividade do seu ciclo de debates com o tema Diagnóstico sócio-comunitário e emancipação política de Manguinhos. O evento acontece na terça-feira (1/6), na sala 410 da ENSP, das 17h30 às 20h30. O evento é aberto ao público.

  9. Livro aborda participação social na busca de soluções para Manguinhos

    Esta publicação nasce como um instrumento, uma ferramenta de difusão, debate e, principalmente, de persuasão para agregar novos companheiros que ainda não acreditam que podem ser sujeitos, protagonistas da construção de um novo futuro, disse o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, no lançamento do livro Território, participação popular e saúde: Manguinhos em debate. A coletânea traz reflexões e experiências do trabalho realizado pela Assessoria de Cooperação Social da ENSP e mostra os limites da participação comunitária em territórios como Manguinhos.

  10. Comitiva internacional do Fórum Social Urbano visita Manguinhos

    Os professores David Harvey, da City University of New York; Peter Marcuse, da Columbia University; Louis Albrecht, da Universidade de Louvan, Bélgica; e Soledad Bordegaray, do Movimiento por la Paz y la No Violencia de Mujeres, Jóvenes y Hombres da Argentina visitaram a comunidade de Manguinhos, na manhã de quarta-feira (24/3), para conhecer os conflitos em torno da urbanização de favelas do Rio de Janeiro e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.