1. Fiocruz discute impacto de iniciativas sociais na vida dos jovens

    Iniciativas Sociais e seus impactos na qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social será o tema do seminário, realizado pela Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, no dia 7 de junho, no salão internacional da ENSP. A atividade está marcada para as 8 horas e conta com a participação do American Institutes for Research (AIR), que atua na elaboração, análise e avaliação de dados e resultados de projetos nas áreas de educação e saúde destinados a jovens em desvantagem social.

  2. Participação social no diagnóstico sócio-comunitário de Manguinhos

    A Assessoria de Cooperação Social (ACS) da ENSP, em parceria com o Fórum do Movimento Social de Manguinhos, realiza mais uma atividade do seu ciclo de debates com o tema Diagnóstico sócio-comunitário e emancipação política de Manguinhos. O evento acontece na terça-feira (1/6), na sala 410 da ENSP, das 17h30 às 20h30. O evento é aberto ao público.

  3. Livro aborda participação social na busca de soluções para Manguinhos

    Esta publicação nasce como um instrumento, uma ferramenta de difusão, debate e, principalmente, de persuasão para agregar novos companheiros que ainda não acreditam que podem ser sujeitos, protagonistas da construção de um novo futuro, disse o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, no lançamento do livro Território, participação popular e saúde: Manguinhos em debate. A coletânea traz reflexões e experiências do trabalho realizado pela Assessoria de Cooperação Social da ENSP e mostra os limites da participação comunitária em territórios como Manguinhos.

  4. Comitiva internacional do Fórum Social Urbano visita Manguinhos

    Os professores David Harvey, da City University of New York; Peter Marcuse, da Columbia University; Louis Albrecht, da Universidade de Louvan, Bélgica; e Soledad Bordegaray, do Movimiento por la Paz y la No Violencia de Mujeres, Jóvenes y Hombres da Argentina visitaram a comunidade de Manguinhos, na manhã de quarta-feira (24/3), para conhecer os conflitos em torno da urbanização de favelas do Rio de Janeiro e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

  5. Manguinhos debate futuro das políticas públicas para mulheres

    A ENSP, por meio de sua Assessoria de Cooperação Social, promove no próximo sábado (13/03), a partir das 13h30, o Encontro Mulheres fazendo a diferença em Manguinhos: refletindo sobre políticas públicas para o nosso futuro, em parceria com instituições locais. O encontro possui três grandes objetivos: rearticular as principais lideranças femininas da região; refletir acerca do significado do Dia Internacional da Mulher e questões identificadas de desigualdade de gênero e construir coletivamente o currículo do Módulo III do Curso Mulher Manguinhos, voltado para a temática das políticas públicas para as mulheres.

  6. Impactos ambientais do PAC Manguinhos em debate

    Nesta quinta-feira, 4 de março, a Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, em parceria com a Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, realizará o seminário PAC e a Saúde Ambiental em Manguinhos, marcado para 14 horas, no Salão Internacional da ENSP. No encontro, serão discutidas as intervenções das obras na comunidade e os reflexos das mudanças no bairro na questão ambiental. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária a inscrição prévia.

  7. Participação social na construção de sistemas locais de saúde em debate

    Com o objetivo de reforçar a participação comunitária qualificada de atores sociais locais na gestão participativa de políticas públicas, a Assessoria de Cooperação Social (ACS) da ENSP, em parceria com o Fórum do Movimento Social de Manguinhos, realizará o debate Participação Social e Saúde em Manguinhos: do que estamos falando?. O evento acontece na terça-feira (2/03), na sala 410 da ENSP, das 17h30 às 20h30. Entre os assuntos discutidos está a participação comunitária na construção do sistema local de saúde para Manguinhos. O evento é aberto ao público.

  8. ENSP participa do Fórum Social Mundial 2010

    Tem início, nesta segunda-feira (25/01), a décima edição do Fórum Social Mundial, que acontece de forma descentralizada em pelo menos 27 eventos regionais pelo país. A Assessoria de Cooperação Social da ENSP, em articulação com o pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental Paulo Bruno representante da Escola na Comissão de Educação Popular em Saúde do Ministério da Saúde , levará 15 pessoas do Movimento Social de Manguinhos para participar do Espaço de Ações das Práticas da Saúde e Cultura Mercedes Sosa e do I Encontro Latino-Americano de Saúde e Participação Social, que acontecem em Novo Hamburgo (RS), dentro das atividades de avaliação dos 10 anos do FSM.

  9. Escola de Música de Manguinhos se apresenta sábado (12/12) na UFRJ

    A última apresentação de 2009 da Escola de Música de Manguinhos acontecerá no sábado, 12 de dezembro, no salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ. O show está marcado para 11 horas e é aberto ao público. A iniciativa da Escola de Música é uma parceria da Rede CCAP com a Fiocruz, por meio da sua Coordenação de Projetos Sociais, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o CESVI, e também conta com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP.

  10. Encontro colabora para construção do Plano de Cultura de Manguinhos

    O Grupo de Direitos Humanos, Educação e Cultura, do Fórum do Movimento Social de Manguinhos, reuniu cerca de 50 atores sociais para a construção participativa do Plano de Cultura de Manguinhos, durante todo o sábado (28/11), na ENSP. Entre os convidados estiveram presentes a ouvidora da representação do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro Lúcia Pardo, a secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes, atores sociais e agentes culturais (músicos, artistas plásticos, poetas, atrizes, jornalistas, lideranças, entre outros) da região, entre outros. O evento contou com o apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, e do Museu da Vida (COC/Fiocruz).