1. Centro de Saúde empossa novo Conselho Gestor

    Seguindo os preceitos de participação e controle social na garantia dos direitos no Sistema Único de Saúde, importantes instrumentos conquistados através da reforma sanitária, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP dará posse, nesta quinta-feira (28/4), aos 12 membros que compõem o seu Conselho Gestor Deliberativo. O conselho, que conta com gestores, profissionais e usuários, atuará junto ao Centro de Saúde trazendo para a Escola as necessidades e fragilidades da comunidade de Manguinhos, permitindo assim a realização de uma gestão mais participativa em busca de soluções para os problemas locais. A posse acontecerá na sala 410 da ENSP a partir das 13h30.

  2. Encontro debate protagonismo de gêneros

    Dando início à atividade inaugural de 2011 do Projeto Formação em Direitos Humanos, Gestão Social e Protagonismo de Gênero em Manguinhos, desenvolvido pela Assessoria de Cooperação da ENSP desde 2009, será realizado o Encontro Mulher Manguinhosno dia 26 de março. O objetivo do evento é marcar o Dia Internacional da Mulher e o Dia Nacional da Mulher, comemorados em 8 e 31 de março, respectivamente, como momentos de reflexão e luta contra a desigualdade de gênero, opressão e a violência contra a mulher. A atividade, aberta ao público, acontecerá das 13 às 17 horas no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, e não será necessária inscrição prévia.

  3. Manguinhos discute consequências de enchentes na comunidade

    Enchentes e outras tragédias anunciadas: Ambiente Construído e (In)Justiça Ambiental em Manguinhos será o tema discutido pelo Fórum do Movimento Social para o Desenvolvimento Equitativo e Sustentável de Manguinhos (FMSDES) nesta terça-feira, 15/3, às 17h30. O encontro, coordenado pela Assessoria de Cooperação Social da ENSP, reunirá lideranças e moradores das comunidades.

  4. Reunião apresenta construção do Conselho Gestor do Teias

    Na terça-feira (22/2), será realizada, na sala 410 da ENSP, às 17h30, no Fórum Social de Manguinhos, a reunião que apresentará o processo de construção do Conselho Gestor Intersetorial do Território Integrado de Atenção à Saúde - Teias Escola Manguinhos. O conselho atuará no âmbito de todo o terrítorio de Manguinhos, com foco na gestão participativa. Na ocasião, estarão presentes representantes do Fórum e gestores do Teias para discutir propostas.

  5. Curso Mulher Manguinhos: novo módulo enfoca políticas públicas

    Políticas Públicas é o tema do terceiro módulo do curso Mulher Manguinhos - para mulheres que fazem a diferença , criado a partir de uma iniciativa da ENSP, por meio da Assessoria de Cooperação Social, e direcionado a mulheres engajadas nas diversas ações sociais da comunidade localizada no entorno do campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A primeira etapa do curso permitiu conhecer melhor a realidade das mulheres da região e as diversas situações de violência sofridas por elas, enquanto a segunda discutiu as condições das mães e a situação das crianças em Manguinhos. As inscrições para a terceira fase estarão abertas de 16 a 20 de agosto.

  6. Programa de Educação Ambiental do RJ começa a ser construído

    A ENSP/Fiocruz, em parceria com a EPSJV/Fiocruz, a Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS/Fiocruz) e o Fórum do Movimento Social de Manguinhos, irá colaborar na construção coletiva do Programa Estadual de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (ProEEA-RJ). A primeira oficina de trabalho para elaboração das propostas do ProEEA-RJ será no dia 29 de julho no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo (EPSJV/Fiocruz), a partir das 13 horas.

  7. ENSP e Unicef na capacitação de articuladores locais

    Contribuir para que todas as crianças e adolescentes das cidades possam crescer e se desenvolver com saúde, aprender mais, ter acesso à cultura, se divertir, praticar esportes e estar sempre protegidos contra qualquer tipo de violência são as principais metas do Programa Plataforma dos Centros Urbanos, desenvolvido pela Unicef em algumas cidades brasileiras. Para cumprir essas metas são formados Grupos Articuladores Locais (Gals), que desenvolvem ações em prol dos direitos das crianças e adolescentes dentro das comunidades populares dos centros urbanos, e a ENSP, por meio do Grupo Direitos Humanos em Saúde (DIHS), está capacitando esses grupos para torná-los multiplicadores e fortalecer sua atuação dentro dos locais onde vivem.

  8. Fórum debate lixo em Manguinhos

    Os transtornos provocados pelo lixo no bairro Manguinhos serão abordados na atividade promovida pelo Fórum do Movimento Social de Manguinhos em parceria com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP e o projeto Teias-Escola Manguinhos. Manguinhos contra o lixo será o tema do evento, que irá traçar um diagnóstico sobre a situação do lixo no local, debater formas de coleta, mobilizar a população e enfatizar a importância do lixo ser tratado como uma questão de saúde pública. O debate será realizado no dia 20 de julho, às 15h30, na Biblioteca Parque de Manguinhos.

  9. Evento debate iniciativas para jovens em situação de vulnerabilidade social

    Debater a possibilidade de obtenção de melhorias na metodologia, no monitoramento e na avaliação de iniciativas sociais foi o principal objetivo do seminário Iniciativas sociais e impactos na qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social, realizado, na segunda-feira (7/6), na ENSP. A atividade reuniu representantes da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, da Assessoria de Cooperação Social da ENSP e da ONG Institutos Americanos para Pesquisa (AIR) para discutir a redução das iniquidades entre os jovens de populações carentes.