1. Encontro LGBT debate controle social em Manguinhos

    Buscando fortalecer a participação e a representação da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nas instâncias de controle social do SUS dentro do Conselho Gestor Intersetorial (CGI) do Teias - Escola Manguinhos, acontecerá, nesta segunda-feira (22/8), a partir das 18 horas, o 2º Encontro LGBT de Manguinhos. A organização do evento está a cargo da responsável pelo Conselho Comunitário de Manguinhos e integrante do Conselho Gestor do CSEGSF/ENSP, Simone Pereira. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia. O CGI é composto de representantes de 12 segmentos da comunidade de Manguinhos, entre eles o de Minorias (LGBT, Negros e Pessoas com Deficiências).

  2. Políticas públicas para mulheres e realidade local em debate

    A Assessoria de Cooperação Social da ENSP realizará, em parceira com a Organização Mulheres de Atitude (OMS), na quinta-feira (18/8), a partir das 9 horas, no Centro de Referência da Juventude de Manguinhos, o Encontro de Mulheres e Políticas Públicas. A atividade pontua dois aspectos fundamentais da formulação de políticas públicas focadas na mulher: o fortalecimento da atuação das mulheres de Manguinhos a partir da realidade local e a possibilidade de compartilhamento das propostas com outras mulheres, em outros espaços de articulação, como as Conferências de Mulheres, e de gestão participativa, como o Conselho Gestor Intersetorial do Teias Escola Manguinhos e a Conferência Distrital de Saúde da área programática de Saúde AP3.1. O evento é aberto ao público e não é necessário inscrição prévia.

  3. Conferência debate política de saúde em Manguinhos no sábado (16/7)

    Contribuir com a mobilização e formação política dos atores sociais - moradores, trabalhadores e gestores - em Manguinhos, na perspectiva das questões das políticas públicas de saúde local, com ênfase na gestão participativa, é o principal objetivo da Conferência Local de Saúde de Manguinhos, que será realizada neste sábado (16/7), no salão internacional da ENSP, a partir das 8h. A atividade, marcada a partir dos debates do Fórum Social de Manguinhos, está sendo realizada com o apoio da Assessoria de Cooperação Social (ACS/ENSP) e da iniciativa Teias - Escola Manguinhos. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até 14/7 ou a partir das 8h no dia e local da conferência.

  4. Inscrições abertas para segunda turma do Laiss

    Nesta quinta-feira (30/6), o Laboratório de Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), abre as inscrições para a segunda turma do Curso de Introdução à Informática. Os interessados devem comparecer à sala 28 A, do Centro de Saúde, a partir das 9h30, munidos de documento de identidade e comprovante de residência. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada e será oferecido certificado de frequência aos alunos. O curso é voltado para moradores das comunidades de Manguinhos.

  5. Laboratório de Internet e Saúde forma primeira turma

    "Nosso objetivo é formar novos Leandros para dar voz na internet às reivindicações e problemas das comunidades de baixa renda", explicou o coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), André Pereira, na cerimônia de formatura da primeira turma de Iniciação à Informática, composta de 29 moradores de Manguinhos. Em sua fala, André se referia a Leandro dos Santos, 18 anos e sem acesso à internet, que acompanhou a visita do então presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, às obras do PAC, em Manguinhos, em 2009. Utilizando um telefone celular, Leandro conversou com o presidente e o governador do Estado do Rio, Sergio Cabral, sem que eles soubessem que estavam sendo filmados. Postado no Youtube, o vídeo teve mais de 750 mil acessos.

  6. Video-debate discute participação da comunidade na gestão em saúde

    A Assessoria de Cooperação Social da ENSP, em parceria com o Fórum Social de Manguinhos e a ATreVer - TV comunitária/Rede CCAP, realizará, nesta terça-feira (3/5), o 2° vídeo-debate Participação dos Moradores na Gestão da Saúde de Manguinhos. Na ocasião, haverá exibição de vídeo com câmera aberta para a comunidade e debate, que pretende promover a participação dos moradores na gestão de saúde de Manguinhos. A atividade, que é aberta ao público e não necessita de inscrição prévia, será realizada no Centro de Referência da Juventude de Manguinhos, das 17h30 às 20h. Mais informações pelo email forumanguinhos@gmail.com.

  7. Centro de Saúde empossa novo Conselho Gestor

    Seguindo os preceitos de participação e controle social na garantia dos direitos no Sistema Único de Saúde, importantes instrumentos conquistados através da reforma sanitária, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP dará posse, nesta quinta-feira (28/4), aos 12 membros que compõem o seu Conselho Gestor Deliberativo. O conselho, que conta com gestores, profissionais e usuários, atuará junto ao Centro de Saúde trazendo para a Escola as necessidades e fragilidades da comunidade de Manguinhos, permitindo assim a realização de uma gestão mais participativa em busca de soluções para os problemas locais. A posse acontecerá na sala 410 da ENSP a partir das 13h30.

  8. Encontro debate protagonismo de gêneros

    Dando início à atividade inaugural de 2011 do Projeto Formação em Direitos Humanos, Gestão Social e Protagonismo de Gênero em Manguinhos, desenvolvido pela Assessoria de Cooperação da ENSP desde 2009, será realizado o Encontro Mulher Manguinhosno dia 26 de março. O objetivo do evento é marcar o Dia Internacional da Mulher e o Dia Nacional da Mulher, comemorados em 8 e 31 de março, respectivamente, como momentos de reflexão e luta contra a desigualdade de gênero, opressão e a violência contra a mulher. A atividade, aberta ao público, acontecerá das 13 às 17 horas no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, e não será necessária inscrição prévia.

  9. Manguinhos discute consequências de enchentes na comunidade

    Enchentes e outras tragédias anunciadas: Ambiente Construído e (In)Justiça Ambiental em Manguinhos será o tema discutido pelo Fórum do Movimento Social para o Desenvolvimento Equitativo e Sustentável de Manguinhos (FMSDES) nesta terça-feira, 15/3, às 17h30. O encontro, coordenado pela Assessoria de Cooperação Social da ENSP, reunirá lideranças e moradores das comunidades.