1. Residência Médica: ENSP oferece estágio internacional em Cuba

    A ENSP acaba de lançar a chamada interna 2019 para o Programa de Estágio Internacional das Residências Médicas: Medicina de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família. O acordo, estabelecido com a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia, oferece seis vagas de estágio visando o conhecimento das características do sistema de saúde cubano, assim como a vivência da realidade dos serviços de Atenção Básica e epidemiologia em Cuba. As inscrições vão até 23/6.

  2. Dia Mundial do Doador de Sangue 2019: campanha assegura 'Sangue seguro para todos'

    Celebrado no dia 14 de junho de cada ano, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma oportunidade para agradecer aos doadores e doadoras voluntários e não remunerados por esse presente que pode salvar vidas. Além disso, a data serve para conscientizar sobre a necessidade de se fazer doações regulares de sangue para garantir que todos os indivíduos e comunidades tenham acesso a produtos sanguíneos acessíveis e seguros como parte integral da saúde universal e um componente fundamental de sistemas de saúde eficazes.

  3. Código de trânsito: pesquisas vão de encontro à proposta de alteração

    Apesar de o mundo registrar cerca 1,35 milhão de mortes por acidentes de trânsito ao ano, e o número de feridos, muitos com sequelas permanentes, girar em torno de 50 milhões, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, deu entrada em um projeto de lei que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A ENSP, por meio de estudos, debates e as pesquisas que desenvolve, ressalta preocupação com as possíveis consequências de tais mudanças e destaca a necessidade premente de trabalhar essa questão na perspectiva da saúde pública, visto que a violência no trânsito é um problema global, incluído nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e na Agenda 2030.

  4. Opas/OMS reforça que segurança dos alimentos é responsabilidade de todos

    A primeira celebração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos das Nações Unidas, a ser marcada globalmente em 7 de junho, visa fortalecer os esforços para garantir que os alimentos que comemos sejam seguros. A cada ano, quase uma em cada dez pessoas no mundo (cerca de 600 milhões de pessoas) adoece e 420 mil morrem depois de ingerir alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas.

  5. ENSP debate níveis de agrotóxicos na população adulta do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (19/6)

    O Cesteh/ENSP debaterá na próxima edição do 'Encontros do Cesteh' o Estudo dos níveis de agrotóxicos piretroides utilizados nos inseticidas domésticos na população adulta exposta ambientalmente da cidade do Rio de Janeiro. O projeto construiu valores de referência como contribuição para a vigilância em saúde no país, por meio de análises laboratoriais da urina da população exposta e questionário. A atividade será apresentada no dia 19 de junho, às 12 horas, na sala 32 do prédio do Cesteh.

  6. Dia Mundial do Doador de Sangue 2019: campanha assegura 'Sangue seguro para todos'

    Celebrado no dia 14 de junho de cada ano, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma oportunidade para agradecer aos doadores e doadoras voluntários e não remunerados por esse presente que pode salvar vidas. Além disso, a data serve para conscientizar sobre a necessidade de se fazer doações regulares de sangue para garantir que todos os indivíduos e comunidades tenham acesso a produtos sanguíneos acessíveis e seguros como parte integral da saúde universal e um componente fundamental de sistemas de saúde eficazes.

  7. Classificação Internacional de Doenças aponta que burnout é um fenômeno ocupacional

    A síndrome de burnout está incluída na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um fenômeno ocupacional. Não é classificada como uma condição de saúde. É descrita no capítulo "Fatores que influenciam o estado de saúde ou o contato com os serviços de saúde", que inclui razões pelas quais as pessoas entram em contato com serviços de saúde, mas que não são classificadas como doenças ou condições de saúde.

  8. Vacinação contra gripe será estendida para toda população

    A partir desta segunda-feira (3/6), toda a população terá oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde já enviada aos estados e municípios. 

  9. Dia Mundial Sem Tabaco: pesquisadora fala sobre as conquistas, desafios e perspectivas

    A coordenadora do Cetab/ENSP, Valeska Figueiredo, fala sobre a celebração do Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado em 31 de maio, data promovida pela OMS para celebração dos avanços da Política Nacional de Controle do Tabaco e a conscientização sobre os riscos de fumar, os benefícios de parar de fumar e a importância da manutenção da política de controle do tabaco para redução do porcentual de fumantes. A cada ano, a OMS define qual será o tema para a mobilização. Este ano, o tema escolhido foi "Tabaco e Saúde Pulmonar".