1. Prontuários vão ter número do Cartão Nacional de Saúde

    A partir desta quinta-feira (1º/3), os estabelecimentos de saúde públicos ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) passarão a registrar, nos formulários de procedimentos dos pacientes atendidos, o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Inicialmente, esse registro será feito para atendimentos considerados de média e alta complexidade, como internações, transplantes, quimioterapia, hemodiálise, entre outros. Esse número será cadastrado por um profissional do estabelecimento de saúde (ambulatorial ou hospitalar) em que o paciente for atendido. Em caso de internação, o registro deverá ser feito até a alta hospitalar; ou seja, a assistência ao paciente que ainda não possuir o número do Cartão deverá ser prestada sem qualquer prejuízo ao atendimento. Em 2011, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade esteve na ENSP para discutir os rumos e a regulamentação do Cartão SUS.

  2. Dia Mundial do Câncer: ENSP propõe ações educativas

    Instituído em 2005 a partir de uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre a doença, além de pressionar governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle , o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro. Em conformidade com a proposta, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) realiza no dia 15 de fevereiro uma série de ações educativas relacionadas à data. A atividade acontece na sala de espera do CSEGSF, às 8h30, com a participação de usuários e profissionais.

  3. Clínica Victor Valla amplia acesso em Manguinhos

    Com 17.683 usuários e 6.043 famílias cadastradas, distribuídas em seis equipes da Estratégia Saúde da Família, a Clínica da Família Victor Valla encerrou com sucesso suas atividades em 2011. No último mês do ano, a Clínica recebeu sua sétima equipe de saúde, sendo esta da modalidade Consultório na Rua, que atende, particularmente, aos usuários não domiciliados no território Manguinhos, buscando ampliar o acesso aos usuários de drogas e moradores de rua que representam a realidade local. Além disso, realizou cerca de 38 mil visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde e mais de 11 mil consultas médicas.

  4. Centro de Saúde comemora Dia da Não Violência

    Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre o sentido da solidariedade, da paz e dos direitos humanos, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da ENSP vai realizar, em 1º de fevereiro, ações educativas em alusão ao Dia da Não Violência, comemorado nesta segunda-feira, 30 de janeiro. As atividades, voltada para os moradores do Complexo de Manguinhos e pacientes do Centro de Saúde Escola, ocorrerão no espaço coletivo do CSEGSF, entre 8h30 e 10h. A programação prevê conversas e discussões sobre violência contra crianças, adolescentes e mulheres e também um debate, que abordará a visão da ioga sobre a violência na saúde. Além disso, acontecerá um relato de experiência sobre o trabalho de uma agente de redução de danos. O evento é aberto a todos os interessados.

  5. Cesteh: melhoria dos serviços e adequação da assistência

    Lidar com os padrões internacionais, focar na segurança de quem trabalha no atendimento, de quem atua no serviço de saúde e de quem é atendido são algumas das vantagens da acreditação dos Serviços do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP. No ano que passou, além de receber o certificado da Joint Commission International (JCI), representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), o Cesteh promoveu maior diversificação da oferta de serviços com a aquisição de novos equipamentos, investimento na capacitação profissional e uma demanda de aproximadamente 2 mil consultas médicas.

  6. Pesquisador é homenageado pela Clínica Victor Valla

    Em dezembro de 2011, o coordenador da Rede de Estações Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (Rede Otics-RIO), Luiz Felipe Pinto, esteve na Clínica da Família Victor Valla, no bairro de Manguinhos, acompanhando o professor da Universidade de Desenvolvimento e Concepción (Chile), Patrício Oliva, e o pesquisador da ENSP José Inácio Jardim Motta em cerimônia que homenageou o pesquisador como padrinho do Espaço de Educação Permanente em Saúde da Clínica.

  7. Direitos Humanos: Centro de Saúde promove atividades

    Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada um marco para a proteção e respeito desses valores. A data de sua criação foi estabelecida pela ONU como o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em comemoração à ocasião, a Escola Nacional de Saúde Pública realizará atividades de educação e promoção da saúde nos dias 14 e 15 de dezembro na sala de espera do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP).

  8. Gestão participativa na atenção primária em debate

    Promover encontro de lideranças locais, profissionais, gestores, pesquisadores e parceiros, para juntos refletirem sobre o que é e como realizar uma gestão participativa na Atenção Primária à Saúde em Manguinhos, é o principal objetivo do evento Participação Social, Saúde da Família e Intersetorialidade: o desafio da construção local em Manguinhos, organizado pela iniciativa Teias-Escola Manguinhos no dia 8 de dezembro, às 9 horas, no auditório térreo da ENSP. Na ocasião, haverá ainda a posse do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos a partir das 11h30. A atividade é aberta ao público e será transmitida pela internet no Portal ENSP.

  9. Clínica da Saúde Victor Valla realiza exame anti-HIV

    A Clínica da Saúde Victor Valla, que integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, irá oferecer testes para detecção do HIV no sábado (3/12). A realização dos exames faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), que mobilizou os postos de saúde e Clínicas da Família de toda a cidade. O serviço oferecido será o de testagem rápida anti-HIV, com entrega do resultado de forma sigilosa e em menos de uma hora. As ações fazem parte do Dia Mundial de Luta Contra Aids (1/12).