1. Pesquisa e parceria a favor do desenvolvimento e qualificação do cuidado à saúde

    Para o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca o ano sempre passa depressa. Em 2008, não foi diferente. Entre o fortalecimento da lógica da estratégia da saúde da família e a realização de intercâmbios internacionais, também houve a criação de uma nova modalidade de residência, o enfrentamento de uma epidemia de dengue, a efetivação de novas parcerias e principalmente a abertura de novos espaços de incentivo à pesquisa clínica.

  2. Violência contra idosos é tema de observatório criado pelo Claves

    Criado com a função de observar, acompanhar e analisar as políticas e estratégias de ação para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, o Observatório Nacional do Idoso completou seis meses de existência, em dezembro de 2008, com o objetivo de crescer ainda mais e se tornar, de fato, um espaço permanente e interativo de intercâmbio de informações entre as equipes dos Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, que estão em funcionamento e em implantação no país. Além disso, o observatório possui um Portal, que busca promover a comunicação entre os usuários dos Centros e pessoas interessadas no tema.

  3. Centro de Saúde Escola realiza Semana da Aids

    Entre os dias 1 e 5 de dezembro, o Centro de Saúde Escola realiza exposição de peças da Oficina de Artesanato, orientações do Camelô Educativo, Bazar da Solidariedade e exibição de filmes e documentários que da Aids. Os eventos são abertos ao público.

  4. ENSP participa de qualificação da atenção básica em Quissamã

    Sensibilizar profissionais de saúde visando realizar um mapeamento das principais questões a serem trabalhadas nos processos de qualificação da gestão da Atenção Básica/Saúde da Família no município de Quissamã (RJ) é um dos novos projetos da ENSP, atendendo a uma demanda da Prefeitura. Coordenado pela pesquisadora Maria Alice Pessanha de Carvalho, o projeto teve início durante oficina de sensibilização, realizada entre os dias 6 e 8 de novembro.

  5. Projeto de Judicialização da Saúde capacita os municípios do Estado do Rio

    O subprojeto Judicialização da Saúde, Bioética e Saúde Pública: uma Proposta de Análise e Monitoramento da Demanda Judicial para o Acesso a Medicamentos, no Estado do Rio de Janeiro, no âmbito da cooperação ENSP/Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec-RJ), promoveu oficinas de capacitação para todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro, entre 19 e 30/06. A capacitação foi coordenada pelas pesquisadoras Vera Pepe (Daps/ENSP) e Miriam Ventura, doutoranda em Saúde Pública da ENSP, e contou com a colaboração de Cláudia Osório, pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/DCB/ENSP).

  6. Ciclo de Debates termina com visões diferenciadas sobre PSF

    O 2º Ciclo de Debates: conversando sobre a estratégia de saúde da família terminou na sexta-feira (12/05), promovendo um debate sobre visões diferentes das equipes de saúde da família. Uma foi apresentada pela palestrante Iracema Benevides, consultora técnica da Coordenação de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica do Ministério da Saúde, e a outra pela debatedora convidada Maria José Evangelista, secretária adjunta de Saúde do Estado de Sergipe. Confira o áudio e a apresentação Iracema Benevides na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  7. Clínica da família comemora 1º ano de atividades

    Com 17. 782 pessoas cadastradas e cerca de 5. 600 famílias sendo atendidas por mês, a Clínica da Família Victor Valla comemorou, no dia 28 de junho, seu primeiro ano de funcionamento. Com sua instalação no território, o acesso à saúde foi ampliado, e hoje Manguinhos conta com 100% de cobertura da Estratégia da Saúde da Família. Segundo a coordenadora do Teias-Escola Manguinhos e pesquisadora da ENSP, Elyne Engstrom, com diferentes ações nas áreas de prevenção, promoção da saúde, educação, gestão e outros, a Clínica da Família busca sempre melhorar o acesso e trabalhar amplamente as diferentes questões que envolvem este território. Na ocasião, foi lançado o livro Companheiro de lutas, de ideias, de vida, que presta uma homenagem a Victor Vincent Valla, patrono da Clínica.