1. Centro de Saúde Escola realiza oficina de aconselhamento em HIV/Aids

    Consolidar a assistência ao portador de HIV/Aids no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP foi uma das premissas para a realização da Oficina de aconselhamento em HIV/Aids na Atenção Básica, realizada nos dias 7 e 8/05 na Escola. O encontro reuniu 25 profissionais para capacitação nesta prática considerada estratégica, não só para o diagnóstico da infecção pelo HIV, mas também para a melhoria da qualidade da atenção à saúde.

  2. Região Sudeste discute intersetorialidade do Bolsa Família

    Gestores e profissionais da saúde dos estados da região Sudeste estiveram reunidos na ENSP, na terça-feira (28/4), para participar do Seminário Regional sobre o Programa Bolsa Família na Saúde, realizado por meio de uma parceria entre a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) e o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP). A importância da gestão compartilhada entre saúde, assistência social e educação, as condicionalidades do programa e a criação de um curso a distância para os coordenadores municipais do PBF foram os itens em destaque no encontro. O áudio e as apresentações do seminário estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  3. 17,27% dos idosos se vacinaram neste sábado

    O balanço parcial do primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, fechado às 17h30 de sábado (25/4), informa que 3,3 milhões de pessoas compareceram aos 67 mil postos de vacinação de todo o país, que abriram excepcionalmente neste sábado, dia da mobilização nacional. Esse número representa 17,25% da população idosa, índice superior ao de 2008, quando o boletim do mesmo horário apresentava cobertura vacinal de 11,71%. O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP funcionará como posto de vacinação até o último dia da campanha (8/5).

  4. ENSP participa do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso

    Neste sábado, dia 25 de abril, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação dos idosos acima de 60 anos em todo território nacional. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), irá participar da campanha que acontece até o dia 8 de maio. A ENSP terá um posto de vacinação dentro do Centro de Saúde Escola e, no primeiro dia de mobilização, suas equipes irão percorrer as comunidades do Complexo de Manguinhos para atingir a meta de 80% de idosos vacinados - estabelecida pelo Ministério da Saúde para 2009.

  5. Claves: um ano monitorando centros de atenção e prevenção à violência contra idosos

    O Observatório Nacional do Idoso, criado em parceria entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da ENSP, acaba de divulgar a terceira edição do seu Boletim. A publicação encerra um ano de monitoramento dos Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa e faz um balanço das atividades dos 19 centros implantados no país entre setembro e dezembro de 2008.

  6. Fiocruz e Manguinhos: trabalho contínuo contra a dengue

    Articulação é a principal palavra para alcançar bons resultados no enfrentamento da dengue no Rio de Janeiro. Por isso, a Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Vice-Presidência de Ambiente e Promoção à Saúde, desenvolve ações conjuntas com suas unidades técnico-científicas e com a comunidade de Manguinhos. No início de fevereiro, foi realizada, na ENSP/Fiocruz, a Oficina de Planejamento de Ações de Combate à Dengue em Manguinhos, com o objetivo de traçar metas e estratégias para evitar que a dengue se torne, mais uma vez, uma epidemia no estado.

  7. Usuários de unidades assistenciais da Fiocruz avaliam atendimento

    Com mais de um ano de trabalho e cerca de 1.500 questionários preenchidos, a Pesquisa de Satisfação dos Usuários das Unidades Técnico Assistenciais da Fiocruz, realizada por pesquisadores da ENSP, apresentou seus primeiros resultados. O atendimento do profissional de saúde, em especial os médicos, foi um dos pontos positivos destacados pelos usuários. Entre as críticas, indicam a necessidade de mais higiene em lugares de uso comum dos pacientes, como a sala de espera e os banheiros. O relatório com os resultados da pesquisa estão disponíveis na página eletrônica da Fiocruz.

  8. Pesquisa e parceria a favor do desenvolvimento e qualificação do cuidado à saúde

    Para o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca o ano sempre passa depressa. Em 2008, não foi diferente. Entre o fortalecimento da lógica da estratégia da saúde da família e a realização de intercâmbios internacionais, também houve a criação de uma nova modalidade de residência, o enfrentamento de uma epidemia de dengue, a efetivação de novas parcerias e principalmente a abertura de novos espaços de incentivo à pesquisa clínica.

  9. Violência contra idosos é tema de observatório criado pelo Claves

    Criado com a função de observar, acompanhar e analisar as políticas e estratégias de ação para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, o Observatório Nacional do Idoso completou seis meses de existência, em dezembro de 2008, com o objetivo de crescer ainda mais e se tornar, de fato, um espaço permanente e interativo de intercâmbio de informações entre as equipes dos Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, que estão em funcionamento e em implantação no país. Além disso, o observatório possui um Portal, que busca promover a comunicação entre os usuários dos Centros e pessoas interessadas no tema.