1. Fiocruz pra Você: sábado é dia de vacina no Centro de Saúde da ENSP

    Neste sábado (20/06), a Fundação Oswaldo Cruz realizará a 16ª edição do Fiocruz pra Você. O evento promovido anualmente, acontece na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. O objetivo é garantir às crianças menores de cinco anos as duas gotinhas que protegem contra a paralisia infantil e oferecer às famílias atividades de lazer, culturais, educativas e de promoção da saúde e da cidadania. A ENSP participa do evento por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), responsável pela distribuição das vacinas, além de outras atividades para todas as idades.

  2. Centros colaboradores em alimentação e nutrição passarão a operar em rede

    O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan), vinculado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ ENSP/Fiocruz), vai passar a operar em rede nas cooperações técnicas para o Ministério da Saúde. A estratégia foi desenhada no Encontro do Centro de Referência Nacional e Colaboradores Regionais em Alimentação e Nutrição, realizado no Rio de Janeiro.

  3. Sucesso no tratamento do tabagismo depende de força de vontade

    De acordo com a OMS, o fumo é hoje uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo e, ainda assim, um terço da população mundial adulta fuma. Para tentar minimizar o problema, desde 2001, o Brasil adotou advertências sanitárias acompanhadas de fotos nos maços de cigarros. A medida trouxe resultados e, este ano, a campanha do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31/05, tem como tema Mostre a verdade. Advertências Sanitárias salvam vidas. A ENSP é parceira nessa luta desde 2007, quando implantou, em suas dependências, o programa Ambiente Livre de Tabaco. E, ainda em 2009, iniciará o tratamento para usuários do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP.

  4. Profissionais de saúde participam de Oficina de Monitoramento e Avaliação no Centro de Saúde Escola

    Nos dias 21 e 22 de maio, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) realizou a Oficina de Monitoramento e Avaliação na Prática dos Serviços de Saúde. Este encontro, realizado em parceria com pesquisadores do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Laser/Densp/ENSP), reuniu cerca de 30 profissionais do Centro de Saúde Escola responsáveis por setores e grupos de trabalho considerados estratégicos no serviço de saúde.

  5. Centro de Saúde Escola realiza oficina de aconselhamento em HIV/Aids

    Consolidar a assistência ao portador de HIV/Aids no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP foi uma das premissas para a realização da Oficina de aconselhamento em HIV/Aids na Atenção Básica, realizada nos dias 7 e 8/05 na Escola. O encontro reuniu 25 profissionais para capacitação nesta prática considerada estratégica, não só para o diagnóstico da infecção pelo HIV, mas também para a melhoria da qualidade da atenção à saúde.

  6. Região Sudeste discute intersetorialidade do Bolsa Família

    Gestores e profissionais da saúde dos estados da região Sudeste estiveram reunidos na ENSP, na terça-feira (28/4), para participar do Seminário Regional sobre o Programa Bolsa Família na Saúde, realizado por meio de uma parceria entre a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) e o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição da Região Sudeste (Cecan/CSEGSF/ENSP). A importância da gestão compartilhada entre saúde, assistência social e educação, as condicionalidades do programa e a criação de um curso a distância para os coordenadores municipais do PBF foram os itens em destaque no encontro. O áudio e as apresentações do seminário estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.

  7. 17,27% dos idosos se vacinaram neste sábado

    O balanço parcial do primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, fechado às 17h30 de sábado (25/4), informa que 3,3 milhões de pessoas compareceram aos 67 mil postos de vacinação de todo o país, que abriram excepcionalmente neste sábado, dia da mobilização nacional. Esse número representa 17,25% da população idosa, índice superior ao de 2008, quando o boletim do mesmo horário apresentava cobertura vacinal de 11,71%. O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP funcionará como posto de vacinação até o último dia da campanha (8/5).

  8. ENSP participa do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso

    Neste sábado, dia 25 de abril, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação dos idosos acima de 60 anos em todo território nacional. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), irá participar da campanha que acontece até o dia 8 de maio. A ENSP terá um posto de vacinação dentro do Centro de Saúde Escola e, no primeiro dia de mobilização, suas equipes irão percorrer as comunidades do Complexo de Manguinhos para atingir a meta de 80% de idosos vacinados - estabelecida pelo Ministério da Saúde para 2009.

  9. Claves: um ano monitorando centros de atenção e prevenção à violência contra idosos

    O Observatório Nacional do Idoso, criado em parceria entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da ENSP, acaba de divulgar a terceira edição do seu Boletim. A publicação encerra um ano de monitoramento dos Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa e faz um balanço das atividades dos 19 centros implantados no país entre setembro e dezembro de 2008.