1. Cortes no orçamento da saúde no Rio de Janeiro reduzirão cobertura da ESF

    A redução no orçamento da saúde para 2019 e a promessa de cortes, ainda neste ano, das equipes da ESF vem afligindo gestores, profissionais e usuários da rede de saúde. A medida impactará a cobertura da atenção básica na cidade, a formação do profissional em saúde e provocará demissão de cerca de três mil profissionais das equipes da Estratégia. 

  2. Mais da metade dos jovens acompanhados no SUS têm alimentação inadequada

    Os adolescentes acompanhados pelos serviços de atenção básica, do SUS, estão se alimentando mal. Dados do SISVAN, apontaram que, em 2017, 55% deles consumiram produtos industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 42% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos; e 43% biscoitos recheados, doces ou guloseimas.

  3. Campanha 'SUS é Vida' celebra os 30 anos do Sistema Único de Saúde

    Para celebrar os 30 anos do Sistema Único de Saúde, foi lançada a campanha SUS é Vida. São diversos materiais, como cartazes, spots de rádio e peças para redes sociais e aplicativos. O vídeo foi produzido pela TVT e conta com a participação de gestores, usuários, profissionais e artistas que vestem a camisa do SUS. A campanha SUS é Vida é fruto do projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política, realizado pelo Programa Justiça Econômica. Confira o vídeo. 

  4. O Futuro da Proteção Social em debate no CEE dia 10/10

    Quais as tendências e alternativas que se apresentam para a proteção social no Brasil, na América Latina e no mundo em um contexto de crise econômica e políticas de austeridade? Quais as consequências para as democracias consolidadas e emergentes das mudanças recentes na proteção social? Que reações políticas começam a surgir? Estas e outras questões, estarão em debate no próximo evento da série Futuros do Brasil e da América Latina

  5. Rede de Atenção Primária à Saúde no SUS divulga agenda política estratégica

    A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva está divulgando contribuição para uma agenda política estratégica para a APS no SUS. O documento expressa a opinião da Rede em um contexto de ameaças aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Estratégia Saúde da Família, agravadas nos dois últimos anos com a ruptura democrática no país.