1. ENSP promove seminário sobre violência e saúde na Atenção Primária nesta sexta-feira (9/8)

    A Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP, em parceria com o Claves e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, promoverá na sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 8h30, o seminário Violência e Saúde na Atenção Primária. O objetivo do evento é discutir com os alunos, e os demais interessados, como a violência interfere na vida dos usuários do sistema de saúde e nas práticas dos profissionais nas unidades de Atenção Básica. O seminário é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.

  2. Residência Multiprofissional em Saúde da Famíia: inscrições abertas até 12/8

    Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família 2020/2022, na modalidade presencial - ensino em serviço -, da ENSP. A formação é fruto de uma parceria da Escola com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita e o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, e tem o objetivo de desenvolver atributos nas equipes multiprofissionais graduadas (enfermeiro, cirurgião dentista, farmacêutico, educador físico, assistente social, nutricionista e psicólogo) que atuarão junto às equipes de saúde da família. Ao todo, 28 vagas estão sendo oferecidas e as inscrições vão até 12/8. 

  3. ENSP internacional: Pesquisadora fala sobre zika e Saúde Global nesta sexta-feira (9/8)

    No dia 9 de agosto, a ENSP/Fiocruz receberá a professora e pesquisadora da London School of Economics and Political Science (LSE), Clare Wenham, para a palestra intitulada “Limpe sua casa e não engravide: Zika e uma crítica feminista da securitização da Saúde Global”. Wenham é professora e diretora do Mestrado em Política de Saúde Global da LSE e coordenadora da pesquisa financiada pela Wellcome Trust que investiga as interseções entre zika, emergências sanitárias e direitos sexuais e reprodutivos.

  4. Prefeitura do Rio de Janeiro divulga alerta epidemiológico de sarampo

    A Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, a Superintendência de Vigilância em Saúde e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura do município do Rio de Janeiro, divulgaram alerta epidemiológico de sarampo. Dados preliminares da OMS apontam que casos notificados de sarampo no mundo em 2019, cresceram 300% nos primeiros três meses, em comparação com o mesmo período de 2018.

  5. Inca e entidades da sociedade civil discutem políticas de controle do tabaco

    Por conta do lançamento do Global Tobacco Control Report, relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a Epidemia Global do Tabaco que ocorre nesta sexta-feira, 26 de julho, no Museu do Amanhã, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) organiza um dia antes, 25 de julho, no centro do Rio, o seminário técnico com representantes da OMS, da Organização Pan-americana da Saúde  e da sociedade civil. O tema do encontro será a política de controle do tabaco.

  6. Opas/OMS atualiza listas de medicamentos e diagnósticos essenciais

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou na terça-feira (9/7) suas listas de medicamentos e diagnósticos essenciais, que são documentos de orientação aos países para que priorizem produtos de saúde que devem estar amplamente disponíveis e ser acessíveis em todos os sistemas de saúde. As duas listas têm foco em câncer e outros desafios globais de saúde, com ênfase em soluções eficazes, priorização inteligente e acesso ideal aos pacientes.

  7. Pesquisador da ENSP comenta novos investimentos na APS

    O Ministério da Saúde acaba de anunciar um investimento de mais de 230 milhões de reais na Atenção Primária. Serão quase 10 mil novas equipes e serviços credenciados em 1.213 municípios, beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas com mais acesso à Atenção Primária. De acordo com o pesquisador da ENSP e especialista na área, Daniel Soranz, pela primeira vez desde 2011 o Saúde da Família recebe uma programação de aumento de recursos, e tal fato deve ser comemorado. 
     

  8. ENSP discute Atenção à Saúde como preparativo à 16º CNS

    “Só se constrói saúde se houver democracia”, afirmou Ligia Giovanella, citando o grande sanitarista Sergio Arouca durante encontro promovido pela Câmara Técnica de Atenção à Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, cujo tema central foi a organização, participação e contribuições da Fiocruz para a 16º Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto. O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Marco Menezes, enfatizou a importância deste espaço coletivo de discussão para a vitalidade do debate interno. Confira as apresentações disponíveis no canal da ENSP no youtube.