1. NAF/ENSP celebra 20 anos de atuação como Centro Colaborador da Opas/OMS

    O Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, completa, em 2018, 20 anos de credenciamento como Centro Colaborador da Organização Pan Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde em Políticas Farmacêuticas. Como parte da celebração destes 20 anos de trajetória, o NAF realizará, no dia 27 de novembro, um seminário comemorativo. Na ocasião, será lançado o novo site do NAF e um livreto sobre a história do departamento.

  2. ENSP debate a APS e os efeitos do mercúrio na saúde nos dias 29 e 30 de novembro

    O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria promoverá, nos dias 29 e 30 de novembro, o seminário "A Atenção Primária à Saúde e os efeitos do mercúrio na saúde". Estarão em debate a Convenção de Minamata, a vigilância de populações expostas, a gestão de resíduos odontológicos em unidades de saúde, o uso da restauração de amálgama em consultórios do Rio de Janeiro, entre outros assuntos. O evento é aberto aos interessados, que devem se inscrever por e-mail até a data da atividade.

  3. NAF/ENSP celebra 20 anos de atuação como Centro Colaborador da Opas/OMS

    O Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, completa, em 2018, 20 anos de credenciamento como Centro Colaborador da Organização Pan Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde em Políticas Farmacêuticas. Como parte da celebração destes 20 anos de trajetória, o NAF realizará, no dia 27 de novembro, um seminário comemorativo. Na ocasião, será lançado o novo site do NAF e um livreto sobre a história do departamento.

  4. Febre amarela: risco se aproxima e Ministério alerta para a vacinação

    A população que mora em áreas recomendadas para a vacina da febre amarela deve buscar a vacinação antes do início do verão, período de maior risco de transmissão da doença. O alerta do Ministério da Saúde se dá porque áreas recém-afetadas e com grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Minas Gerias e São Paulo, ainda possuem um quantitativo elevado de pessoas não vacinadas, ou seja, que estão sob risco de adoecer. A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave.

  5. Epidemia das drogas psiquiátricas: 2º Seminário Internacional debate o tema

    O foco na medicalização e na abordagem biomédica, em detrimento da valorização dos aspectos psicossociais no tratamento de pessoas com transtornos mentais, faz mal à saúde. O tema esteve em debate no 2º Seminário Internacional A epidemia das drogas psiquiátricas, realizadode 29 a 31 de outubro de 2018 na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). 

  6. ENSP/Fiocruz propõe intervenções para aprimorar saúde de gestantes e mães no sistema prisional

    Em oficina realizada na Fiocruz, pesquisadores da ENSP, em parceria com a Seap-RJ e representantes do Poder Judiciário e das secretarias municipal e estadual de saúde, definiram importantes estratégias para aprimorar o acompanhamento do pré-natal das mulheres encarceradas e a assistência dos bebês que vivem nas prisões. Algumas medidas como a realização do teste rápido de gravidez em todas as unidades prisionais femininas e o fornecimento de medicamentos foram pactuados entre todos órgãos presentes. 

  7. Ministério da Saúde atualiza casos de sarampo

    O Ministério da Saúde atualizou, na quarta-feira (31/10), as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Até o dia 29 de outubro, foram confirmados 2.564 casos. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas são 2.126 casos confirmados e 7.611 em investigação, e em Roraima, são 345 casos confirmados e 50 em investigação.

  8. Fiocruz e Justiça Federal desenvolvem programa de promoção de cidadania

    Representações da presidência da Fundação Oswaldo Cruz e trabalhadores de diferentes unidades se reuniram, na segunda-feira, 22 de outubro, com o juiz federal Vladimir Vitovsky do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) no Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, para discutir o estabelecimento de um programa em rede destinado a alunos, trabalhadores, usuários dos serviços prestados pela Fiocruz e lideranças sociais de Manguinhos e bairros vizinhos.

  9. Países de todo o mundo assinam Declaração de Astana, que traça caminho para alcançar cobertura universal de saúde

    Países de todo o mundo assinaram na quinta-feira, 25 de outubro de 2018, a Declaração de Astana, prometendo fortalecer seus sistemas de atenção primária de saúde como um passo essencial para alcançar a cobertura universal de saúde. O documento reafirma a histórica Declaração de Alma-Ata de 1978 - primeira vez que líderes mundiais se comprometeram com o tema.

  10. CD ampliado da ENSP discute a renovação do Projeto Teias

    No dia, 16 de outubro, o Conselho Deliberativo da ENSP (CD/ENSP) realizou uma reunião ampliada para discutir o Projeto Teias, com as participações do diretor da ENSP, Hermano Castro; do Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Marco Menezes; do chefe de gabinete da presidência, Valcler Rangel; Diretor Executivo da Fiotec, Hayne Felipe e equipe.