1. NAF/ENSP celebra 20 anos de atuação como Centro Colaborador da Opas/OMS

    O Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, completa em 2018, 20 anos de credenciamento como Centro Colaborador da Organização Pan Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde em Políticas Farmacêuticas. Como parte da celebração destes 20 anos de trajetória, o NAF realizará, no dia 27 de novembro, um seminário comemorativo. Na ocasião será lançado o novo site do NAF e um livreto sobre a história do departamento.

  2. Febre amarela: risco se aproxima e Ministério alerta para a vacinação

    A população que mora em áreas recomendadas para a vacina da febre amarela deve buscar a vacinação antes do início do verão, período de maior risco de transmissão da doença. O alerta do Ministério da Saúde se dá porque áreas recém-afetadas e com grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Minas Gerias e São Paulo, ainda possuem um quantitativo elevado de pessoas não vacinadas, ou seja, que estão sob risco de adoecer. A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave.

  3. Epidemia das drogas psiquiátricas: 2º Seminário Internacional debate o tema

    O foco na medicalização e na abordagem biomédica, em detrimento da valorização dos aspectos psicossociais no tratamento de pessoas com transtornos mentais, faz mal à saúde. O tema esteve em debate no 2º Seminário Internacional A epidemia das drogas psiquiátricas, realizadode 29 a 31 de outubro de 2018 na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). 

  4. ENSP/Fiocruz propõe intervenções para aprimorar saúde de gestantes e mães no sistema prisional

    Em oficina realizada na Fiocruz, pesquisadores da ENSP, em parceria com a Seap-RJ e representantes do Poder Judiciário e das secretarias municipal e estadual de saúde, definiram importantes estratégias para aprimorar o acompanhamento do pré-natal das mulheres encarceradas e a assistência dos bebês que vivem nas prisões. Algumas medidas como a realização do teste rápido de gravidez em todas as unidades prisionais femininas e o fornecimento de medicamentos foram pactuados entre todos órgãos presentes. 

  5. Ministério da Saúde atualiza casos de sarampo

    O Ministério da Saúde atualizou, na quarta-feira (31/10), as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Até o dia 29 de outubro, foram confirmados 2.564 casos. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas são 2.126 casos confirmados e 7.611 em investigação, e em Roraima, são 345 casos confirmados e 50 em investigação.

  6. Fiocruz e Justiça Federal desenvolvem programa de promoção de cidadania

    Representações da presidência da Fundação Oswaldo Cruz e trabalhadores de diferentes unidades se reuniram, na segunda-feira, 22 de outubro, com o juiz federal Vladimir Vitovsky do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) no Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, para discutir o estabelecimento de um programa em rede destinado a alunos, trabalhadores, usuários dos serviços prestados pela Fiocruz e lideranças sociais de Manguinhos e bairros vizinhos.

  7. Países de todo o mundo assinam Declaração de Astana, que traça caminho para alcançar cobertura universal de saúde

    Países de todo o mundo assinaram na quinta-feira, 25 de outubro de 2018, a Declaração de Astana, prometendo fortalecer seus sistemas de atenção primária de saúde como um passo essencial para alcançar a cobertura universal de saúde. O documento reafirma a histórica Declaração de Alma-Ata de 1978 - primeira vez que líderes mundiais se comprometeram com o tema.

  8. CD ampliado da ENSP discute a renovação do Projeto Teias

    No dia, 16 de outubro, o Conselho Deliberativo da ENSP (CD/ENSP) realizou uma reunião ampliada para discutir o Projeto Teias, com as participações do diretor da ENSP, Hermano Castro; do Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Marco Menezes; do chefe de gabinete da presidência, Valcler Rangel; Diretor Executivo da Fiotec, Hayne Felipe e equipe.

  9. Cortes no orçamento da saúde no Rio de Janeiro reduzirão cobertura da ESF

    A redução no orçamento da saúde para 2019 e a promessa de cortes, ainda neste ano, das equipes da ESF vem afligindo gestores, profissionais e usuários da rede de saúde. A medida impactará a cobertura da atenção básica na cidade, a formação do profissional em saúde e provocará demissão de cerca de três mil profissionais das equipes da Estratégia. 

  10. Mais da metade dos jovens acompanhados no SUS têm alimentação inadequada

    Os adolescentes acompanhados pelos serviços de atenção básica, do SUS, estão se alimentando mal. Dados do SISVAN, apontaram que, em 2017, 55% deles consumiram produtos industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 42% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos; e 43% biscoitos recheados, doces ou guloseimas.