1. Hélio Fraga comemora 30 anos nesta quarta-feira (17/12)

    Nesta quarta-feira 17/12, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP celebrará seu trigésimo aniversário com a palestra Controlando a tuberculose no século XXI: novas tecnologias, novos riscos e os persistentes determinantes sociais. A aula, que também marca o início do Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose, será ministrada pelo professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) Mauricio Barreto e acontece às 10 horas, no auditório do CRPHF/ENSP. A atividade será acompanhada da exposição Manguinhos revelado: um lugar para a ciência. O evento é aberto aos interessados.

  2. Movimentos sociais e avaliação do PAC Favelas pautam debates na segunda (15/12)

    Na segunda-feira, 15 de dezembro, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá duas atividades abertas ao público. Para encerrar o ano letivo do curso de Especialização em Saúde Pública (o mais antigo da ENSP - há 58 anos na grade curricular), o Deputado Federal Chico Alencar (PSOL-RJ) ministrará a palestra Movimentos Sociais e Saúde no Rio de Janeiro, às 9 horas, na sala 111 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Na segunda atividade do dia, o  Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) irá compartilhar os resultados da pesquisa sobre o PAC favelas, por meio do seminário de pesquisa Territórios em Movimento: Avaliação participativa do PAC Favelas – RJ na perspectiva da promoção da sáude e da justiça. O evento também acontece na Escola Politécnica, a partir das 13h30, no auditório Joaquim Cardoso de Melo.

  3. Políticas efetivas de controle do tabaco reduzem número de fumantes

    O Ministério da Saúde, a Fiocruz e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançaram, na quarta-feira (10/12), o primeiro volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). A pesquisa apontou uma redução expressiva do número de fumantes. Ao comparar os dados da PNS, o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) observou que o percentual de fumantes adultos de 18 anos ou mais diminuiu. A Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), de 2008, indicava o percentual de 18,2% de fumantes adultos. Esse número caiu para 14,7% na análise da Pesquisa Nacional de Saúde. Para a coordenadora do Cetab, Valeska Figueiredo, a queda é resultado, principalmente, do avanço das políticas de controle do tabaco.

  4. LTM/ENSP compartilha resultados de pesquisa sobre PAC Favelas

    No dia 15 de dezembro, às 13h30, o Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) realizará o seminário de pesquisa Territórios em Movimento: Avaliação participativa do PAC Favelas – RJ na perspectiva da promoção da sáude e da justiça. O evento é organizado como atividade final de compartilhamento do conhecimento e informação e tem por objetivo sistematizar os resultados e elaborar um relatório final do projeto Políticas Públicas, Moradia, Saneamento e Mobilidade: uma análise participativa do PAC na perspectiva da promoção da saúde e da justiça ambiental, apoiado pelo edital CNPq/Ministério das Cidades de 2012. A atividade, marcada para o auditório da EPSJV/Fiocruz, é aberta aos interessados e não necessita de inscrição.

  5. Coordenador do Observatório Tuberculose Brasil da ENSP é novo secretário da Stop TB Brasil

    Nos dias 27 e 28 de novembro, na sede da Fiocruz Brasília, o coletivo da Parceria Brasileira contra a Tuberculose (Stop TB Brasil) se reuniu em uma assembleia comemorativa aos 10 anos da sua criação. Durante o evento, Carlos Basilia, coordenador de advocacy, comunicação e Mobilização Social do Observatório Tuberculose Brasil da ENSP, e membro do segmento ativismo da Parceria, foi eleito pelo como novo secretário executivo da Stop TB Brasil para o biênio 2015/2016.

  6. HIV/Aids: estratégias devem ser voltadas para redução das vulnerabilidades

    O dia 1º de dezembro marca a luta internacional contra a Aids. No Brasil, a doença atinge 734 mil pessoas, de acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. O país chega a 2014 com 29% a mais de pessoas em tratamento com antirretrovirais pelo SUS, na comparação com 2013. Isso representa cerca de 400 mil pessoas em terapia com estes medicamentos, somente este ano. Segundo a pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Monica Malta a estratégia de tratamento como prevenção foi considerada pela Revista Science a descoberta do ano em 2011. No entanto, é uma estratégia controversa e que tem sido criticada por Organizações Não Governamentais, ativistas pelos direitos humanos e pesquisadores, por incluir pontos positivos e negativos. 

  7. Cetab/ENSP comenta decreto que regulamenta Lei Antifumo no país

    Entrou em vigor nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o Decreto nº 8262/14 que regulamenta a Lei nº 12.546/11, que proíbe, entre outras medidas, fumar em ambientes fechados, de uso coletivo, públicos ou privados. Para a coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), Valeska Figueiredo, a regulamentação traz pontos importantes como a renovação da discussão em âmbito nacional e a ampliação da conscientização da população brasileira a respeito dos males do tabagismo. A Lei dos Ambientes Livres do Tabaco tem como objetivo garantir o direito constitucional à saúde da população, protegendo a sociedade dos danos causados pelo uso de tabaco ao meio ambiente e à economia.

  8. Programas de controle de processos endêmicos são tema de publicação

    A trilogia sobre avaliação em saúde agora está completa: depois dos títulos sobre análise da implantação de programas, de 1997, e sobre avaliação de programas e sistemas de saúde, de 2005, a Editora Fiocruz lança Avaliação em Saúde: dos modelos teóricos à prática da avaliação de programas de controle de processos endêmicos. Organizada pela médica Elizabeth Moreira dos Santos e pela psicóloga Marly Marques da Cruz, ambas pesquisadoras do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas da Escola Nacional de Saúde Pública (Laser/Densp/ENSP), a nova coletânea vem preencher uma lacuna importante no âmbito dos programas voltados para o controle dos processos endêmicos.

  9. Centro de Saúde da ENSP promove campanha de vacinação no próximo sábado (29/11)

    O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) vai promover, no próximo sábado (29/11), de 8h às 17 horas, a Campanha de Multivacinação para crianças menores de cinco anos. Serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário básico infantil, visando o controle de doenças imunopreveníveis como sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral), a de poliomielite, entre outras.

  10. ENSP e Johns Hopkins estabelecem parceira para intercâmbio docente e discente

    Considerada a melhor Escola de Saúde Pública do mundo, a Bloomberg School of Public Health da Johns Hopkins University, em Baltimore - EUA, recebeu em visita oficial o vice-diretor de Escola de Governo da ENSP, Frederico Peres. À convite da Universidade Americana, Frederico Peres se reuniu com chefes de diversos departamentos da Bloomberg School of Public Health, e também com o vice-diretor da Escola, Stephen J. Gange. Na ocasião foram discutidas áreas de interesse comum de cooperação entre as Escolas, em especial a colaboração em pesquisas, o intercâmbio docente e discente, a oferta conjunta de cursos de curta duração, além da realização de seminários.