1. Atividade destaca importância da higienização das mãos

    Na segunda-feira (5/5), o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) promoveu um dia especial com atividades de conscientização sobre a importância da higienização das mãos, na sala de espera da unidade. É que nesta data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial de Higienização das Mãos, com foco principalmente nos profissionais de saúde. O dia 5/5 associa o quinto dia do quinto mês aos cinco momentos da higiene das mãos.

  2. ENSP promove mais uma edição do Ciclo de Debates

    De 5 a 9 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza a nona edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2014, a atividade contará com cinco mesas de discussão, além da tradicional formatura do curso de Residência Profissional em Saúde da Família (turma 2012). Os temas envolvem as políticas e os princípios estratégicos que norteiam as ações de atenção básica no país. As palestras do Ciclo de Debates ocorrem sempre às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, e são abertas a todos os interessados. 

  3. Clínica Victor Valla e Centro de Saúde realizam ações de saúde

    No sábado, 5 de abril, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e a Clínica da Família Victor Valla realizarão atividades de promoção e prevenção da saúde. O evento faz parte da campanha proposta pela Prefeitura do Rio de Janeiro que acontecerá nesta data em diversas Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o dia as unidades oferecerão a coleta de preventivo ginecológico para pessoas cadastradas que estejam com o exame papnicolau atrasado.

  4. Tuberculose: OMS reforça ações de prevenção e controle

    No Dia Mundial da Tuberculose (24/3), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a parceria Stop TB promovem a campanha "Reach the 3 million". O Tema da ação de 2014 visa chegar nas 3 milhões de pessoas que ainda não recebem o tratamento que necessitam e incentivar, por meio de abordagens inovadoras, garantias de acesso ao diagnóstico, tratamento e cura da tuberculose. Durante a semana (24 a 27/3), a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) promoverá ações de conscientização acerca da doença infecciosa, com participação no lançamento da campanha nacional do Ministério da Saúde, divulgação de pesquisas, homenagens e a realização de mais uma edição da Mostra ENSP de Mobilização nacional na luta conta a tuberculose, promovida pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga.

  5. Centro de Saúde promove atividades educativas na sala de espera

    O Núcleo de Ações em Espaços Coletivos (Naecos) do Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP vem realizando diversas de atividades educativas, que visam o promover o uso diferenciado da sala de espera. O objetivo das ações é estimular os frequentadores desses espaços públicos a desenvolverem atividades educativas e promotoras de saúde. Dentre as atividades, está a realização, a cada quinze dias, de oficinas de artesanato com uso de material reciclado. As oficinas são voltadas para o público presente na sala de espera, que inclui moradores das comunidades do entorno da Fiocruz e trabalhadores da ENSP.

  6. Dia da Não-Violência: evento alerta para diversas formas de abuso

    Na quarta-feira, 30 de janeiro, o Grupo de Educação e Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Silval Faria (CSEGSF/ENSP) promoveu um encontro no Dia Internacional da Não-Violência. A atividade apresentou um balanço das políticas públicas no Complexo de Manguinhos, com destaque à Agência de Comunicação Comunitária, responsável pela elaboração do jornal e blog Fala Manguinhos, além de um debate sobre a violência contra a mulher. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar usuários e profissionais para uma Cultura da Paz e seus benefícios para a saúde. Estiveram presentes no local Jorge Luiz da Costa Silva, do Conselho Comunitário de Manguinhos, Simone Quintela, da Agência de Comunicação Comunitária, e Rita de Cássia da Costa Vasconcelos, do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs).

  7. ENSP forma mais de 50 profissionais para atuar no SUS

    O campo da saúde pública e a formação do sanitarista foi o tema da palestra realizada no âmbito da formatura do curso mais tradicional da ENSP e que faz parte da sua grade curricular há 58 anos: a especialização em Saúde Pública. Na ocasião, 52 profissionais receberam o título de especialista em Saúde Pública e estão capacitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o professor do curso e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola, José Inácio Jardim Motta, é importante que os alunos compreendam que a saúde é também uma prática social. A palestra contou, ainda, com a participação da coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, Tania Celeste Matos Nunes.

  8. Novo espaço na ENSP promove aleitamento materno

    Com a intenção de oferecer mais conforto, acolhida e carinho às mães com bebês pequenos que frequentam o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, foi inaugurada a Sala de Apoio à Amamentação. O espaço é destinado às mulheres que amamentam, irão amamentar ou precisam de auxílio. Nele será oferecido apoio e suporte profissional sobre as dúvidas ou problemas relacionados à amamentação. Antes de sua inauguração, a agente comunitária de saúde Norma de Souza animou os participantes com a apresentação de uma paródia de amamentação da música Vida de Empreguete, que fala da importância do leite materno. Na ocasião, a chefe do Centro de Saúde, Emilia Correia, lembrou que essa iniciativa vem sendo sonhada há quatro anos e sua realização somente foi possível por meio da colaboração de muitos trabalhadores do Centro de Saúde e de diversos parceiros, como o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e o Banco de Leite Humano (BLH).

  9. ENSP inaugura sala de apoio à amamentação

    O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) inaugura, no dia 14 de dezembro, a Sala de Apoio à Amamentação. O local será um espaço acolhedor, destinado a todas as mulheres que amamentam, que irão amamentar ou precisam de auxílio, e também oferecerá apoio e suporte profissional quanto às dúvidas ou problemas relacionados à amamentação. A inauguração está marcada para às 14 horas, no Centro de Saúde Escola da ENSP, e terá presença do Ministro de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai, Antonio Barrios, que estará em visita à Fiocruz, e do diretor da ENSP, Hermano Castro. 

  10. Centro de Saúde promove Natal sem Dengue nesta quarta-feira (11/12)

    Na quarta-feira, 11 de dezembro, a partir das 9 horas, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) realizará mais uma ação educativa e promotora de saúde em sua sala de espera: o 'Natal sem Dengue'. Na ocasião serão realizadas palestras, exibição de filmes, distribuição de impressos, exposição de maquetes reproduzindo as condições favoráveis ou não para a proliferação do vetor da dengue, visualização de ovos do mosquito por microscopia e inspeção das instalações físicas do CSEGSF visando eliminação de focos da dengue. Promovidas pelo Grupo de Educação e Promoção de Saúde as atividades educativas realizadas na sala de espera, pretendem sensibilizar e contribuir com informações aos usuários, estudantes e profissionais do Centro de Saúde.