1. Doenças crônicas não transmissíveis em pauta no penúltimo dia do Epi2008

    Discutir a epidemiologia e o planejamento para o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis foi o objetivo de uma comunicação coordenada realizada, na quarta-feira (23/09) durante VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia. Entre os projetos apresentados, dois são coordenados pela vice-diretora de Pesquisa da ENSP, Margareth Portela, e foram expostos pelas pesquisadoras Cláudia Caminha Escosteguy (Hospital dos Servidores do Estado) e Sheyla Maria Lemos Lima (ENSP/Fiocruz). Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio desta exposição.

  2. Painel aborda a experiência brasileira com eventos adversos

    A segurança do paciente nos hospitais brasileiros foi tema de um dos painéis realizados durante o VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia (Epi2008). No painel, o pesquisador da ENSP Walter Mendes abordou a questão dos eventos adversos complicações não-intencionais decorrentes do cuidado prestado pelos profissionais de saúde aos pacientes internados em unidades hospitalares. Estudos recentes apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de eventos adversos.

  3. Saúde indígena: uma pauta relevante no Epi2008

    Doenças infecciosas em comunidades indígenas foi o tema de uma das comunicações coordenadas do VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia (Epi2008), realizada sob coordenação do pesquisador da ENSP Ricardo Ventura Santos, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp). Foram apresentados cinco estudos acerca da saúde em comunidades indígenas nas mais variadas regiões do país foram apresentados, três deles por pesquisadores da ENSP. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio desta atividade.