1. Auditório lotado confirma compromisso da ENSP com saúde pública e meio ambiente

    Iniciando as comemorações pelos seus 54 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca reuniu os dois ministros com os quais tem maior interlocução para o desafio de enfrentar os temas saúde, desenvolvimento e ambiente. José Gomes Temporão e Carlos Minc, respectivamente ministros da Saúde e do Meio Ambiente, foram os convidados de honra da solenidade, que também reuniu o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, na manhã de segunda-feira (8/09) no Auditório Térreo, que estava lotado. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio da abertura e a conferência Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes?, proferida pelo ministro Carlos Minc.

  2. Pedale pela sua saúde e pelo nosso planeta com a ENSP

    Aliar preocupações com o meio ambiente a práticas mais saudáveis foi o principal objetivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca com o Projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo nosso Planeta. O lançamento da campanha será na segunda-feira (08/09), na semana comemorativa dos 54 anos da Escola. Com isso, a ENSP passa a incentivar o uso de bicicletas para o transporte interno no campus da Fiocruz.

  3. Ministros José Gomes Temporão e Carlos Minc abrem semana de aniversário da ENSP

    No período de 8 a 12 de setembro serão celebrados os 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Com o tema Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes, a ENSP receberá para o ato solene de abertura da semana festiva o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O evento terá atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido confirma o engajamento da Escola com as questões sociais, refletidas no modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde. A solenidade será transmitida, ao vivo, pela Rede Fiocruz.

  4. Programação diversificada para os 54 anos da ENSP, de 8 a 12 de setembro

    No dia 3 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) completou 54 anos. Para comemorar a data, a semana de 8 a 12 de setembro será repleta de atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido foi Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes, que reflete o engajamento da Escola com as questões sociais e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde. Os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, estarão presentes na abertura da semana comemorativa. Confira, na página especial dos 54 anos da ENSP, a programação preliminar do evento.

  5. Prêmio Destaque ENSP do Ano 2008: equipes recebem reconhecimento institucional

    Nesta terça-feira (09/09), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca entregará o prêmio Destaque do Ano 2008 a equipes que contribuíram, de forma significativa, para o bom desempenho da Escola a partir das 9 horas, no Auditório Térreo. A premiação é dividida em quatro categorias, e os vencedores para cada uma delas foram: Pesquisa - Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Projeto ELSA); Ensino - Curso de Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência; Gestão - Coordenação de Comunicação Institucional; e Assistência - Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.

  6. Ministros José Gomes Temporão e Carlos Minc na abertura do aniversário da ENSP

    No período de 8 a 12 de setembro serão celebrado os 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Com o tema Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes a ENSP receberá para o ato solene de abertura da semana festiva o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Além disso, o evento terá atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido confirma o engajamento da Escola com as questões sociais, refletidas no modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde.

  7. Novas instalações fortalecem missão do Centro de Saúde Escola

    A assistência é importante, mas o principal papel do Centro de Saúde Escola é o desenvolvimento de pesquisas clínicas, afirmou a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, na inauguração do Espaço de Pesquisa Clínica e da nova farmácia. A cerimônia aconteceu no terceiro dia de comemorações dos 54 anos da Escola e contou com a presença do vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha; do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; da vice-diretora de Pós-Graduação, Maria Helena Mendonça; da vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão, Vanessa Costa e Silva; Elyne Angstrom, representando Else Gribel, chefe do CSEGSF; Vera Lúcia Luisa, do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP e muitos funcionários do Centro de Saúde Escola.

  8. Laboratório Territorial de Manguinhos: vídeo, novo site e debate mostram importância do projeto

    Evento do Laboratório Territorial de Manguinhos reúne autoridades da Fiocruz, profissionais de diversas unidades da Fundação e moradores das comunidades de Manguinhos para a exibição do documentário Manguinhos: histórias de pessoas e lugares; o lançamento do novo site do Projeto; a exposição de pinturas da artista plástica Viviane Donato, bolsista e moradora de Manguinhos; e o debate Produção de Conhecimento, Tecnologias de Comunicação e Cidadania. As atividades, realizadas nesta quinta-feira (11/09), movimentaram o Salão Internacional da ENSP e mostraram a riqueza do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto. As apresentações do evento, que integrou a semana comemorativa dos 54 anos da ENSP, estão disponíveis na Biblioteca Multimídia.

  9. ENSP comemora 54 anos debatendo saúde, ambiente e desenvolvimento

    Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes será o tema da semana de comemoração dos 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, celebrados no período de 8 a 12 de setembro, com atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido confirma o engajamento da Escola com as questões sociais, refletidas no modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde. O ato solene de abertura da semana festiva terá como convidados o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.