1. Auditório lotado confirma compromisso da ENSP com saúde pública e meio ambiente

    Iniciando as comemorações pelos seus 54 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca reuniu os dois ministros com os quais tem maior interlocução para o desafio de enfrentar os temas saúde, desenvolvimento e ambiente. José Gomes Temporão e Carlos Minc, respectivamente ministros da Saúde e do Meio Ambiente, foram os convidados de honra da solenidade, que também reuniu o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, na manhã de segunda-feira (8/09) no Auditório Térreo, que estava lotado. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio da abertura e a conferência Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes?, proferida pelo ministro Carlos Minc.

  2. Pedaladas e brinde com suco de clorofila na inauguração do bicicletário

    Como última etapa da solenidade de inauguração da semana de comemorações pelos 54 anos da ENSP, o diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, convidou os participantes para o lançamento do Projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo nosso Planeta, que tem como objetivo estimular a adoção de bicicletas para o transporte interno no campus Fiocruz. No pátio da Escola, o diretor da ENSP, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deram a volta inaugural do projeto em volta do estacionamento da Escola, acompanhados pelo vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha, pelo vice-diretor da Escola de Governo em Saúde, Carlos Machado de Freitas, pelo chefe do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador, Hermano de Castro, pelo diretor da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), Axel Grael, entre outros.

  3. Pedale pela sua saúde e pelo nosso planeta com a ENSP

    Aliar preocupações com o meio ambiente a práticas mais saudáveis foi o principal objetivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca com o Projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo nosso Planeta. O lançamento da campanha será na segunda-feira (08/09), na semana comemorativa dos 54 anos da Escola. Com isso, a ENSP passa a incentivar o uso de bicicletas para o transporte interno no campus da Fiocruz.

  4. Ministros José Gomes Temporão e Carlos Minc abrem semana de aniversário da ENSP

    No período de 8 a 12 de setembro serão celebrados os 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Com o tema Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes, a ENSP receberá para o ato solene de abertura da semana festiva o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O evento terá atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido confirma o engajamento da Escola com as questões sociais, refletidas no modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde. A solenidade será transmitida, ao vivo, pela Rede Fiocruz.

  5. Programação diversificada para os 54 anos da ENSP, de 8 a 12 de setembro

    No dia 3 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) completou 54 anos. Para comemorar a data, a semana de 8 a 12 de setembro será repleta de atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido foi Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes, que reflete o engajamento da Escola com as questões sociais e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde. Os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, estarão presentes na abertura da semana comemorativa. Confira, na página especial dos 54 anos da ENSP, a programação preliminar do evento.

  6. Prêmio Destaque ENSP do Ano 2008: equipes recebem reconhecimento institucional

    Nesta terça-feira (09/09), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca entregará o prêmio Destaque do Ano 2008 a equipes que contribuíram, de forma significativa, para o bom desempenho da Escola a partir das 9 horas, no Auditório Térreo. A premiação é dividida em quatro categorias, e os vencedores para cada uma delas foram: Pesquisa - Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Projeto ELSA); Ensino - Curso de Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência; Gestão - Coordenação de Comunicação Institucional; e Assistência - Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.

  7. Ministros José Gomes Temporão e Carlos Minc na abertura do aniversário da ENSP

    No período de 8 a 12 de setembro serão celebrado os 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Com o tema Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes a ENSP receberá para o ato solene de abertura da semana festiva o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Além disso, o evento terá atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido confirma o engajamento da Escola com as questões sociais, refletidas no modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde.

  8. Laboratório Territorial de Manguinhos: vídeo, novo site e debate mostram importância do projeto

    Evento do Laboratório Territorial de Manguinhos reúne autoridades da Fiocruz, profissionais de diversas unidades da Fundação e moradores das comunidades de Manguinhos para a exibição do documentário Manguinhos: histórias de pessoas e lugares; o lançamento do novo site do Projeto; a exposição de pinturas da artista plástica Viviane Donato, bolsista e moradora de Manguinhos; e o debate Produção de Conhecimento, Tecnologias de Comunicação e Cidadania. As atividades, realizadas nesta quinta-feira (11/09), movimentaram o Salão Internacional da ENSP e mostraram a riqueza do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto. As apresentações do evento, que integrou a semana comemorativa dos 54 anos da ENSP, estão disponíveis na Biblioteca Multimídia.

  9. ENSP comemora 54 anos debatendo saúde, ambiente e desenvolvimento

    Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes será o tema da semana de comemoração dos 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, celebrados no período de 8 a 12 de setembro, com atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido confirma o engajamento da Escola com as questões sociais, refletidas no modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde. O ato solene de abertura da semana festiva terá como convidados o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

  10. ENSP forma 113 novos mestres e doutores no campo da saúde coletiva

    Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promove a formatura de seus novos mestres e doutores em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente. Este ano, formaram-se 85 mestres e 28 doutores. A solenidade, ocorrida na quinta-feira (11/09), encerrou a semana comemorativa dos 54 anos da Escola e foi marcada por emoção e reencontro dos antigos companheiros de curso com os professores e profissionais da ENSP. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio do evento e uma animação com o nome de todos os formandos desta solenidade.