1. Pedaladas e brinde com suco de clorofila na inauguração do bicicletário

    Como última etapa da solenidade de inauguração da semana de comemorações pelos 54 anos da ENSP, o diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, convidou os participantes para o lançamento do Projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo nosso Planeta, que tem como objetivo estimular a adoção de bicicletas para o transporte interno no campus Fiocruz. No pátio da Escola, o diretor da ENSP, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deram a volta inaugural do projeto em volta do estacionamento da Escola, acompanhados pelo vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha, pelo vice-diretor da Escola de Governo em Saúde, Carlos Machado de Freitas, pelo chefe do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador, Hermano de Castro, pelo diretor da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), Axel Grael, entre outros.

  2. Tenda da Saúde: inauguração de exposições acontece nesta terça (9/09)

    Nesta terça-feira (9/09), às 12 horas, serão inauguradas a Exposição Itinerante da Tuberculose - Peste Branca e a Exposição fotográfica e de poesia Manguinhos: poetizando um local em transformação. Os eventos fazem parte das atividades dos 54 anos da ENSP e acontecerão na Tenda da Saúde, instalada no pátio da Escola. A entrada é franca.

  3. Pedale pela sua saúde e pelo nosso planeta com a ENSP

    Aliar preocupações com o meio ambiente a práticas mais saudáveis foi o principal objetivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca com o Projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo nosso Planeta. O lançamento da campanha será na segunda-feira (08/09), na semana comemorativa dos 54 anos da Escola. Com isso, a ENSP passa a incentivar o uso de bicicletas para o transporte interno no campus da Fiocruz.

  4. Ministros José Gomes Temporão e Carlos Minc abrem semana de aniversário da ENSP

    No período de 8 a 12 de setembro serão celebrados os 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Com o tema Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes, a ENSP receberá para o ato solene de abertura da semana festiva o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O evento terá atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido confirma o engajamento da Escola com as questões sociais, refletidas no modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde. A solenidade será transmitida, ao vivo, pela Rede Fiocruz.

  5. Prêmio Destaque ENSP do Ano 2008: equipes recebem reconhecimento institucional

    Nesta terça-feira (09/09), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca entregará o prêmio Destaque do Ano 2008 a equipes que contribuíram, de forma significativa, para o bom desempenho da Escola a partir das 9 horas, no Auditório Térreo. A premiação é dividida em quatro categorias, e os vencedores para cada uma delas foram: Pesquisa - Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Projeto ELSA); Ensino - Curso de Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência; Gestão - Coordenação de Comunicação Institucional; e Assistência - Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.

  6. Programação diversificada para os 54 anos da ENSP, de 8 a 12 de setembro

    No dia 3 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) completou 54 anos. Para comemorar a data, a semana de 8 a 12 de setembro será repleta de atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido foi Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes, que reflete o engajamento da Escola com as questões sociais e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde. Os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, estarão presentes na abertura da semana comemorativa. Confira, na página especial dos 54 anos da ENSP, a programação preliminar do evento.

  7. Ministros José Gomes Temporão e Carlos Minc na abertura do aniversário da ENSP

    No período de 8 a 12 de setembro serão celebrado os 54 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Com o tema Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes a ENSP receberá para o ato solene de abertura da semana festiva o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Além disso, o evento terá atividades científicas e culturais voltadas para os profissionais, alunos e a comunidade de Manguinhos. O tema escolhido confirma o engajamento da Escola com as questões sociais, refletidas no modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, e aborda a questão ambiental e seus impactos sobre a Saúde.

  8. Prêmio Destaque ENSP 2008: homenagens, emoção e alegria

    Alegria, descontração, quebras de protocolo e, acima de tudo, muita emoção. Esse foi o clima que marcou a entrega do Prêmio Destaque 2008 às equipes agraciadas nas quatro categorias: Projeto ELSA (Pesquisa); Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência (Ensino); Coordenação de Comunicação Institucional (Gestão e Desenvolvimento Institucional); e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Assistência). No evento, outro momento marcante foi a diplomação do pesquisador Victor Vincent Valla como Professor Emérito da Fiocruz. Esse título representa o orgulho desta instituição em tê-lo como professor e, agora, como membro desse seletíssimo grupo, do qual também faz parte Luiz Fernando Ferreira, outro grande professor desta casa, afirmou o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, ao abrir a cerimônia.

  9. Música e dança marcam segundo dia de comemorações na Tenda da Saúde

    O segundo dia da semana de comemorações pelos 54 anos da ENSP contou com diversas atividades culturais. Depois da entrega do Prêmio Destaque 2008 às equipes que contribuíram significativamente para o bom desempenho da instituição a Tenda da Saúde, montada no pátio da Escola, os idosos do Programa de Atenção a Saúde do Idoso do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Pasi/CSEGSF) com uma apresentação de dança sênior; o show poético musical do médico do CSEGSF, Pedro Jonathas; a Oficina de Afetoterapia e a inauguração da exposição fotográfica Manguinhos poetizando um local em transformação.

  10. Novas instalações fortalecem missão do Centro de Saúde Escola

    A assistência é importante, mas o principal papel do Centro de Saúde Escola é o desenvolvimento de pesquisas clínicas, afirmou a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, na inauguração do Espaço de Pesquisa Clínica e da nova farmácia. A cerimônia aconteceu no terceiro dia de comemorações dos 54 anos da Escola e contou com a presença do vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha; do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; da vice-diretora de Pós-Graduação, Maria Helena Mendonça; da vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão, Vanessa Costa e Silva; Elyne Angstrom, representando Else Gribel, chefe do CSEGSF; Vera Lúcia Luisa, do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP e muitos funcionários do Centro de Saúde Escola.