1. Novas imagens do Baile de 54 anos da ENSP

    Na sexta-feira (12/09), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comemorou seus 54 anos com o 5º Baile de Aniversário da ENSP. A festa foi no Clube Monte Líbano, na Lagoa, como no ano anterior. Mais de mil pessoas, entre profissionais da ENSP e acompanhantes, dançaram animadas ao som de samba e MPB numa festa temática homenageando o papo de botequim. Confira, na galeria de fotos, as imagens da festa. Como muitas fotos ainda estão sendo tratadas pelo setor de fotografia, as mesmas serão disponibilizadas aos poucos, até sexta-feira (19/09).

  2. Cerimônia dá boas vindas aos novos concursados da ENSP

    A cerimônia de boas-vindas aos novos concursados da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) foi marcada pela apresentação da estrutura da instituição aos novos servidores da unidade. A atividade fez parte das comemorações de 54 anos da ENSP, e reuniu o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Paulo Gadelha; o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc), Rogério Lannes; o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho; e os quatro vice-diretores da Escola, Maria Helena Mendonça (Pós-graduação), Carlos Machado de Freitas (Escola de Governo), Margareth Portela (Pesquisa) e Vanessa Costa e Silva (Desenvolvimento Institucional e Gestão), nas boas-vindas aos recém incorporados.

  3. Galeria de fotos das atividades na Tenda da Saúde

    Dois shows movimentaram a tarde de quarta-feira (10/09) na Tenda da Saúde montada especialmente para a semana comemorativa dos 54 anos da ENSP. A primeira apresentação foi de Silvio Ferreira Júnior, referente ao festival Prata da Casa. Em seguida foi a vez do Música na Calçada fazer um show de MPB e chorinho. O grupo de Manguinhos trouxe como convidados a oficina de construção de instrumentos da Escola de Música que teve, como repertório, toadas do Maranhão.

  4. Laboratório Territorial de Manguinhos exibe vídeo e lança novo site nesta quinta-feira (11/09)

    Nesta quinta-feira (11/09), às 9h, no Salão Internacional da ENSP (4º andar), será exibido o documentário Manguinhos: histórias de pessoas e lugares, com duração de 20 minutos. O vídeo, fruto de uma parceria entre o projeto Laboratório Territorial de Manguinhos (ENSP/Fiocruz) a Atrever (TV Comunitária de Manguinhos) e a Rede CCAP, busca resgatar a história de Manguinhos a partir de entrevistas com moradores das 13 comunidades da região. Os relatos apontam um pouco da história das políticas habitacionais do estado do Rio de Janeiro e os problemas ainda hoje enfrentados por essas comunidades em suas vidas cotidianas.

  5. Relação entre mudanças ambientais e globalização é tema do Centro de Estudos

    Mudanças ambientais e globalização: ações de saúde e territorialização é o tema do Centro de Estudos especial da semana comemorativa dos 54 anos da ENSP, que acontecerá na quarta-feira, 10 de setembro, às 14 horas, no Salão Internacional (4º andar). A atividade terá como palestrante o representante da Opas/OMS, Carlos Corvalan, e será coordenada pelo vice-diretor da Escola de Governo em Saúde, Carlos Machado de Freitas.

  6. Cerimônia do Prêmio Destaque 2008 acontece nesta terça (09/09), no Auditório Térreo

    A entrega do Prêmio Destaque 2008 às equipes que contribuíram significativamente para o bom desempenho da ENSP dará continuidade à comemoração dos 54 anos da Escola. A cerimônia de premiação será realizada nesta terça-feira (09/09), no Auditório Térreo da ENSP, a partir das 9 horas. Às 9h30, após apresentação do Coral da Fiocruz, os prêmios serão entregues às quatro equipes premiadas: Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Projeto ELSA) categoria Pesquisa; Curso de Especialização em Saúde da Família nos Moldes da Residência categoria Ensino; Coordenação de Comunicação Institucional categoria Gestão e Desenvolvimento Institucional; e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria categoria Assistência. A Escola também fará homenagem especial ao professor e pesquisador Victor Valla (Densp/ENSP/Fiocruz).

  7. Auditório lotado confirma compromisso da ENSP com saúde pública e meio ambiente

    Iniciando as comemorações pelos seus 54 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca reuniu os dois ministros com os quais tem maior interlocução para o desafio de enfrentar os temas saúde, desenvolvimento e ambiente. José Gomes Temporão e Carlos Minc, respectivamente ministros da Saúde e do Meio Ambiente, foram os convidados de honra da solenidade, que também reuniu o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, na manhã de segunda-feira (8/09) no Auditório Térreo, que estava lotado. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o áudio da abertura e a conferência Saúde, ambiente e desenvolvimento: caminhos convergentes?, proferida pelo ministro Carlos Minc.