Busca do site
menu

Informação e comunicação: área mostra vitalidade em 2007

ícone facebook
Publicado em:16/05/2006

Primeiro aniversário do novo Informe ENSP, 25 anos de criação do programa Radis, lançamento da Biblioteca Multimídia e grandes realizações dos Cadernos de Saúde Pública. Na área da informação científica e da comunicação em saúde, o saldo não poderia ter sido melhor em 2007. As notícias confirmam a importância que a área vem assumindo na Escola e preparam o terreno para novos projetos a serem desenvolvidos. Em 2008, a expectativa fica por conta do lançamento do novo Portal da ENSP que, ao facilitar o acesso do público interno e externo a informações de interesse, certamente fortalecerá o relevante papel da Escola na produção e difusão do conhecimento em saúde pública e educação, na formação de gestores para o SUS e na construção da cidadania.

No dia 16 de maio, o novo Informe ENSP, que substituiu o antigo ENSP Notícias, completou seu primeiro aniversário, com 238 edições, cerca de 500 mil acessos e mais de duas mil notícias cadastradas. Em 2006, o informativo entrou no ar com novo design, seções e serviços, mas sempre com a mesma preocupação de divulgar as principais novidades da ENSP e as mais relevantes notícias das áreas da saúde pública e ciência e tecnologia. Um dos principais destaques do novo Informe é a área de comentários, que reforça a interatividade e o compromisso da Escola com a democratização da informação. Desde que foi lançada, a área é o principal meio de interação entre os usuários e a Escola e vem ganhando força a cada mês. O Informe ENSP contabiliza uma média diária de dois mil acessos e conta com mais de cinco mil assinantes cadastrados. Em 2007 o Informe recebeu quase mil comentários em suas matérias, proporcionando aos usuários uma maior possibilidade de interação e garantindo espaço para que todos possam expressar suas opiniões sobre os textos publicados.

Indexação no ISI é conquista para os Cadernos de Saúde Pública

O mês de maio também foi de festa para os Cadernos de Saúde Pública (CSP). O periódico científico, editado desde 1985 pela ENSP/Fiocruz, comemorou o anúncio de sua indexação pelo Institute for Scientific Information (ISI) da Philadelphia, Estados Unidos. “Num universo de cerca de 60 mil periódicos científicos publicados no mundo, apenas cinco mil estão indexados no ISI. Desses, apenas dez são latino-americanos e dois, de Saúde Coletiva. Isso mostra a importância dessa conquista”, explicou o editor da revista, Carlos Coimbra Jr., completando: “Se pensarmos a ENSP como uma instituição multifacetada, que tem várias ações e campos de atuação, um deles, a pesquisa científica, isso é realmente um grande passo. Hoje, numa escala global, fazemos parte de um grupo muito seleto de revistas científicas”.

A indexação dos Cadernos foi festejada não só pela ENSP, mas por vários pesquisadores do país. “Os editores da revista estão de parabéns por mais essa conquista”, escreveu o representante da Capes na Área de Saúde Coletiva, Aluísio Barros, da Universidade Federal de Pelotas. “Essa notícia faz-nos orgulhar cada vez mais de pertencermos à comunidade da Saúde Coletiva brasileira”, escreveu Moisés Goldbaum, ao comentar a matéria publicada no Informe.

Real e virtual, bibliotecas ganham força em 2007

A necessidade de adequar o acervo de sua biblioteca aos novos programas de pós-graduação foi uma das razões que levou a levou a ENSP a constituir um grupo de trabalho, cuja responsabilidade é analisar o acervo existente e estabelecer um processo de atualização. O trabalho, iniciado em 2007 inclui o levantamento e a readequação de todos os títulos e periódicos existentes na biblioteca da ENSP – a Biblioteca de Saúde Pública –, cerca de 80 mil, além de programar a aquisição dos novos títulos demandados pelos pesquisadores e usuários.

O mês de julho ficou marcado pelo lançamento da Biblioteca Multimídia da ENSP, na qual pesquisadores, alunos e colaboradores da Escola podem inserir animações, áudios, gráficos, imagens, links, mapas, artigos e qualquer outro texto para posterior download. Com novo visual, mais dinâmica e com um sistema de busca mais abrangente, a Biblioteca Multimídia, que reafirma o compromisso da ENSP com a gestão do conhecimento, a transparência e o acesso livre à informação pública, logo ganhou destaque em vários sites e visibilidade internacional, com a colocação de um banner (link) na página da iniciativa ePortuguese da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Radis: 25 anos de comunicação e informação em saúde

Em agosto, foi a vez do programa Radis – Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde –, coordenado pelo jornalista Rogério Lannes Rocha, comemorar 25 anos de existência. A data foi festejada com palestras de grandes nomes da Comunicação e da Saúde – o escritor e professor da ECO/UFRJ Muniz Sodré e o médico-sanitarista e professor da Unicamp Gastão Wagner –, com o lançamento do CD Radis 25 anos e com uma exposição sobre a trajetória do mais antigo programa de comunicação em saúde da ENSP/Fiocruz.

Criado em 1982 como um programa nacional de jornalismo em saúde, o Radis já teve diversas publicações: as revistas Súmula, Tema e Dados, e o jornal tablóide Proposta - Jornal da Reforma Sanitária que depois de algum tempo passou a ser chamado de Jornal do Radis. Em 2002, todas as publicações foram substituídas pela revista mensal Radis – Comunicação em Saúde, que é distribuída gratuitamente para mais de 56 mil assinantes em todo o Brasil.

Conheça mais detalhes sobre a história do Programa Radis na matéria Mensageiro do movimento sanitário, publicada na revista Radis (Edição 60 – agosto de 2007).


Fonte:
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Informação e comunicação: área mostra vitalidade em 2007