Prêmio Destaque do Ano 2007: homenagem especial a Cynamon

Publicada em
 
 
 

premio2.jpgNesta terça-feira (11/09), às 9h30, no Salão Internacional, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca entregará o prêmio Destaque do Ano 2007 aos servidores que contribuíram de forma significativa para o bom desempenho da Escola. A premiação é dividida em quatro categorias e os vencedores para cada uma delas foram Gestão: Pedro Barbosa, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico: Maria Eliana Labra, Ensino: Adolfo Horácio Chorny e Assistência: Janete Lima Reis. Este ano, a Escola presta uma homenagem especial ao professor Szachna Eliasz Cynamon, em reconhecimento por sua valiosa contribuição e dedicação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, ensino, gestão e serviços prestados à comunidade de Manguinhos.

Homenagem especial - Szachna Eliasz Cynamon
Szachna Eliasz Cynamon foi professor e pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP/Fiocruz) e criador do Programa Universidade Aberta, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população residente no Complexo de Manguinhos. Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, fundou o DSSA/ENSP e foi idealizador da primeira patente tecnológica internacional da Fiocruz, em 1996. Cynamon foi um dos principais quadros da ENSP, destacando-se no campo da engenharia sanitária, além de ter deixado importantes contribuições em tecnologias para o saneamento ambiental e sanitário em nosso país. Sempre esteve comprometido política e profissionalmente com a redução da exclusão social no Brasil. Recebeu o prêmio Personalidade Científica em Desenvolvimento Tecnológico do Século XX, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em 1999. No mesmo ano, foi reconhecido como um dos onze maiores cientistas da Fiocruz desde a sua fundação. Por ocasião da comemoração do centenário da Opas, foi premiado pelos serviços prestados à Engenharia de Saúde. Recebeu o prêmio Personalidade da Engenharia Sanitária do Século XX, concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CreaRJ), em 2001. Cynamon faleceu aos 82 anos, ainda em atividade.

Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - Maria Eliana Labra
Maria Eliana Labra é pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps). Possui graduação em Ciências Políticas e Administrativas pela Universidade do Chile, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução (SBI/Iuperj). Em 2007, fez estágio de pós-doutoramento na Universidade Autônoma de Barcelona (ES). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Análise de Políticas Públicas no Brasil, Chile, políticas e sistemas de saúde, teoria democrática, participação, cultura cívica e conselhos de saúde.

Ensino Adolfo Horácio Chorny
Adolfo Horácio Chorny é pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá, ingressou na Fiocruz em 1981, ministrando a disciplina Planejamento de Saúde: elaboração de projetos. Chefiou o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde e foi assessor da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou, ainda, a Assessoria de Planejamento Estratégico da Presidência da Fiocruz e, recentemente, foi coordenador da Escola de Governo em Saúde (CEGS/ENSP/Fiocruz), na gestão de Antônio Ivo de Carvalho. Recebeu o "Prêmio Opas de Administração 2006" (Paho Awards for Administration 2006), com indicação do governo brasileiro, que reconhece suas contribuições para o desenvolvimento e a inovação nas áreas de planejamento, administração e financiamento de sistemas e serviços de saúde, além de sua liderança diante dos desafios da saúde pública.

Gestão Pedro Barbosa
Pedro Barbosa é pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps) e diretor-executivo da Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). Possui graduação em medicina pela UERJ, especialização em Planejamento em Saúde pela ENSP/Fiocruz e especialização em medicina do trabalho pela Fundacentro. Fez mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e residência médica pela Fiocruz. Durante sete anos, foi responsável pela Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Gestão (Cdig), implantando novos procedimentos e processos e reduzindo custos. Atualmente, Pedro Barbosa coordena a vertente de hospitais de um dos projetos mais polêmicos do governo federal, defendido pelo ministro José Gomes Temporão: o das fundações estatais de direito privado.

Assistência Janete Lima Reis
Janete Lima Reis é funcionária do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz). Em outubro de 1986, entrou no curso de agente comunitária e em 1989 passou a integrar a equipe do Centro de Saúde como visitadora sanitária. Alertar para a importância do planejamento familiar, vacinação das crianças e higiene eram parte importante da rotina do seu trabalho. Na década 90, formou-se em técnica de enfermagem e passou a trabalhar dentro do Centro de Saúde. Desde então, está na área de atendimento.

Em 2006, na primeira edição do Prêmio Destaque ENSP, os vencedores para cada uma das categorias foram: Ensino: Paulo Chagastelles Sabroza (DENSP); Pesquisa: Luiz Antônio Camacho (DEMQS); Gestão: Carlos Coimbra Júnior (Cadernos de Saúde Pública); e Assistência: Celina Santos Boga Marques Porto (CSEGSF).

Confira a programação no site especial dos 53 anos da ENSP.

Nenhum comentário para "Prêmio Destaque do Ano 2007: homenagem especial a Cynamon"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.