Nos 53 anos, ENSP comemora sucesso da pós-graduação

Publicada em
 
 
 

ensp_logonovo_02.jpgSão poucas as instituições de saúde que completam meio século de vida tendo sua pós-graduação com renomada excelência. E isto é um dos orgulhos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, que completa 53 anos em setembro e 40 anos do início de sua pós-graduação. Diversos eventos marcarão a data, durante a semana de 10 a 14 de setembro, com exposição de fotografias, debates, atividades culturais e homenagens abertas ao público.

A semana será aberta com uma homenagem aos antigos coordenadores de pós-graduação da Escola e com a inauguração da mostra fotográfica Pessoas e lugares de Manguinhos, elaborada pelos alunos do curso de fotografia digital, uma parceria da ENSP com a Rede CCAP para jovens da comunidade de Manguinhos. As homenagens aos pesquisadores da Escola acontecem nos dias 11 e 12 de setembro. Durante a entrega da segunda edição do Prêmio Destaque ENSP 2007, o professor Adorno Chorny será homenageado pelo Prêmio Opas de Administração 2006 (PAHO Awards for Administration) em 2006. Já o pesquisador Szachna Eliasz Cynamon receberá uma homenagem póstuma feita pela Direção da ENSP, com a colocação de uma placa com seu nome no quinto andar da Escola, que será inaugurado, com o sexto andar, no dia 12/09.

Entre as atividades paralelas da semana de aniversário da ENSP, está o projeto Terrapia, com a Cantina Viva, que fornece refeições e informações sobre alimento vivo. A Barraca da Saúde repete o sucesso de 2006, trazendo especialistas do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e prestando serviços de educação e promoção da saúde. O Festival Prata da Casa promoverá apresentações de música, poesia, artes plásticas e oficinas com os artistas trabalhadores da ENSP.

A ENSP nasceu em 1954, e hoje, conta com o trabalho de mais de 950 profissionais. É a maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito federal no Brasil e uma das Unidades técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil. Sua história se confunde com a construção de um conceito de saúde pública, e faz de cada um de seus membros atores da política de saúde brasileira.

Além de formar centenas de profissionais de saúde em cursos de pós-graduação Stricto e Lato Sensu todos os anos, vem atuando de forma direta, por meio de formulação de políticas públicas, para a melhoria das condições de saúde e vida da população brasileira. O programa de Saúde Pública da Escola, que completa 40 anos, tem nota seis na Capes, mesma nota com a qual se inicia o programa de Epidemiolgia em Saúde Pública, agora em 2008. Já o programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, que inicia sua terceira turma, tem nota cinco.

Em breve, estaremos divulgando a programação completa das comemorações pelos 53 anos da ENSP.

Nenhum comentário para "Nos 53 anos, ENSP comemora sucesso da pós-graduação"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.