Busca do site
menu

Radis comemora 25 anos com palestras e exposição na ENSP

ícone facebook
Publicado em:16/05/2006

O programa Radis - Reunião, Análise e Difusão de Informações sobre Saúde – completa 25 anos em agosto. A comemoração acontece na quarta-feira (22/08), a partir das 13h30, no Auditório Térreo da ENSP, com as palestras O campo da comunicação nos últimos 25 anos, proferida pelo escritor e professor da UFRJ, Muniz Sodré, e O campo da saúde nos últimos 25 anos, pelo médico-sanitarista e professor da Unicamp, Gastão Wagner. A programação inclui ainda o lançamento do CD Radis 25 anos e de uma exposição sobre a trajetória do mais antigo programa de comunicação em saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O Radis circula mensalmente, em formato revista, e também pode ser acessado aqui, no site da ENSP. O evento será transmitido ao vivo pela Rede Fiocruz.

Desde que foi criado, em 1982, o Radis tem como objetivo ser um programa nacional de jornalismo em saúde. Durante esses anos, o Programa teve diversas publicações. Além das revistas Súmula, Tema e Dados publicou também o jornal tablóide Proposta - Jornal da Reforma Sanitária que depois de algum tempo passou a ser chamado de Jornal do Radis. Em 2002, todas as publicações foram substituídas pela revista mensal Radis – Comunicação em Saúde, que hoje é o principal meio de divulgação do Programa.

Hoje, com mais de 56 mil assinantes em todo o Brasil, ele abrange instituições públicas de saúde, organizações governamentais e não-governamentais, associações sindicais e de moradores, escolas e profissionais de todos os níveis das áreas da saúde e afins. Com assinatura gratuita e acesso livre pela internet, seu princípio fundamental concorda que saúde é direito de todos e dever do Estado por isso disponibiliza sua Revista para o acesso a informações claras, precisas e qualificadas sobre Saúde. A Revista Radis, com apenas cinco anos, é herdeira de publicações pioneiras que inovaram ao abordar a saúde em seu conceito mais ampliado, enfatizando a prevenção e os determinantes sociais das doenças, acompanhando as lutas e amplificando as vozes do Movimento Sanitário.

A história do Programa é formada por muitos fatos relevantes como a cobertura da 8ª Conferência Nacional de Saúde e a criação do Sistema Único de Saúde - SUS. O Radis surgir no mesmo ano em que se confirmaram os primeiros casos de Aids no estado de São Paulo e a Fiocruz apresentava as primeiras vacinas contra o sarampo fabricadas no Brasil. Nessas duas décadas e meia o Radis enfrentou alguns problemas como corte da verba que recebia do Inamps ocasionado por críticas diretas ao sistema vigente na época, a intervenção velada durante o governo Collor, entre outros. Rogério Lannes, atual coordenador do Radis acredita que ainda existem muitas coisas que podem ser melhoradas. “... temos que digitalizar a hemeroteca, aumentar o número de páginas da revista e produzir mais conteúdo em versão exclusiva para a internet, além de dar ao site versões em espanhol e inglês.”

A primeira reportagem investigativa do RADIS foi publicada em 1987 sobre saúde do trabalhador no Vale do Ribeira, no sul paulista. Ela abordou a situação de saúde dos agricultores locais, a matéria anunciava os números alarmantes de envenenamento por agrotóxico e comprovavam o descaso com a proteção da saúde. Durante sua estrada, o Radis produziu a radiografia detalhada da Aids, com 75 páginas em uma edição especial de outubro de 1987, quando ainda se sabia muito pouco sobre o HIV. Rogério Lannes, coordenador do Radis, afirma que apesar das dificuldades enfrentadas durante esses 25 anos o programa sempre conseguiu manter sua linha editorial a serviço da saúde pública.

Confira aqui mais detalhes da história do Programa Radis na edição nº 60 – Agosto de 2007 da Revista Radis – Comunicação em Saúde.


Fonte:
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Radis comemora 25 anos com palestras e exposição na ENSP