ENSP encerra cobertura jornalística do congresso da Abrasco

Publicada em
 
 
 

abrasco_2007.jpgTermina, nesta edição (nº 291), a cobertura jornalística, realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), do IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, promovido pela Abrasco entre 13 e 18 de julho, em Salvador. Durante duas semanas, a equipe da Coordenação de Comunicação Institucional da Escola publicou 30 notícias sobre o evento, além de duas entrevistas (Álvaro Matida - Abrasco e Antônio Ivo de Carvalho - ENSP), levando ao leitor o máximo de informações sobre as principais discussões da área da saúde coletiva neste ano. Para ter acesso a todas as matérias publicadas, basta acessar a seção Abrasco 2007 do informativo.

Além da Abrasco, a Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames) promoveu o seu 10º congresso, e a Associação Internacional de Políticas de Saúde (IAPH) realizou seu 14º congresso. Os três eventos tiveram como tema central Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à saúde coletiva na mundialização e foi dividido em quatro eixos temáticos: Saúde Coletiva Hoje: a prática, o debate teórico e o debate político; Equidade e Direito à Saúde; Direito à Vida e à Paz; e Mobilização e Participação Social: imperativo para a Saúde Coletiva.

Com quase quatro mil participantes, em seis dias de atividades, os eventos reuniram 400 trabalhos divididos em comunicações coordenadas, painéis, palestras, fóruns e grandes debates, sempre com a participação maciça da ENSP. Dos 2340 pôsteres expostos no evento, 36 receberam menções honrosas, sendo que seis deles são de pesquisadores ou alunos da Escola. Ao todo, a equipe de designer da Comunicação Institucional da ENSP confeccionou 75 pôsteres, dos mais de 100 apresentados pela Escola.

As trinta matérias produzidas pela equipe de jornalistas da CCI/ENSP buscaram, ao máximo, retratar a diversidade de temas e atividades, que contaram com a participação de pesquisadores e colaboradores da Escola. Clicando aqui é possível encontrar notícias desde as oficinas pré-congresso sobre promoção da saúde e saúde mental, até as mais variadas mesas sobre saúde suplementar, controle e inclusão social, violência e direito à vida, reforma do ensino na saúde, atenção básica em saúde, desenvolvimento e globalização e muito mais. O destaque vem por conta da conferência de abertura do congresso, com palestra do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que emocionou o público presente no auditório Yemanjá, do Centro de Convenções de Salvador.

Além do conteúdo jornalístico, a CCI/ENSP produziu quase 900 imagens dos eventos, que contaram com presenças dos profissionais e alunos da Escola, bem como das sessões pôsteres e dos lançamentos editoriais realizados. Sobre esses lançamentos, os profissionais da ENSP também mostraram sua capacidade na produção de conhecimento científico, aparecendo como autores ou organizadores de seis dos 15 livros lançados pelas editoras Fiocruz, Museu da República e Cebes e de quatro revistas (Cebes, Ciência e Saúde Coletiva e Cadernos de Saúde Pública/ENSP).

Em 2008, a comunidade científica volta a se encontrar em Porto Alegre (RS), para o XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, da Associação Internacional de Epidemiologia (IEA) e o VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia (Abrasco), entre os dias 20 e 24 de setembro. O tema do encontro é Epidemiologia na construção da saúde para todos: métodos para um mundo em transformação; mais informações já podem ser obtidas do site oficial dos congressos.

Nenhum comentário para "ENSP encerra cobertura jornalística do congresso da Abrasco"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.