Busca do site
menu

Saúde Auditiva e Alimentação é tema de informativo da ENSP

ícone facebook
Publicado em:29/09/2020
Saúde Auditiva e Alimentação é tema de informativo da ENSPManter uma alimentação saudável faz bem para a saúde em sua totalidade. Melhora funcionalidades do corpo fazendo com que o organismo produza nutrientes necessários para a manutenção do nosso bem-estar, principalmente neste momento em que enfrentamos o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.
 
 Neste contexto, a alimentação também é fundamental para um dos nossos cinco sentidos: a audição. Alguns estudos já mostraram que vários alimentos neutralizam o efeito danoso na cóclea — local onde ficam as células nervosas da audição. Mostrar essa relação entre a audição e a alimentação saudável é o objetivo do informativo Saúde Auditiva e Alimentação em Tempos de Covid-19, elaborado pela pesquisadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) Marcia Soalheiro. 
 
O informativo alerta para o cuidado redobrado com as mudanças de hábitos ocasionados pela nova rotina de isolamento, como a participação de videochamadas, maior dependência do telefone, dentre outros, pois podem ser prejudiciais à saúde dos ouvidos. A pesquisadora Marcia Soalheiro explicou como a combinação de alimentação saudável possibilitam minimizar danos auditivos.  “Uma forma de cuidar da audição é a prática de cuidar da ingestão de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, alimentos como frutas, legumes, castanhas, nozes, peixes e outros compostos protegem nosso organismo e evitam a formação de radicais livres em excesso, além de evitar o estresse oxidativo, que é o resultado do desequilíbrio da produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidantes na audição.”
 
Além disso, o documento alerta para vários outros fatores que podem levar a esse desequilíbrio citado pela pesquisadora, como poluição ambiental, cigarro, raio-x e radiação ultravioleta, ingestão de bebidas alcoólicas, resíduos de  pesticidas, dentre outros. 
Mas, para ajudar na liberação desses radicais, o informe traz a importância do consumo, por exemplo, de vitaminas. Segundo o documento, elas fornecem proteção contra o estresse oxidativo e melhoram o fluxo sanguíneo, reduzindo danos na cóclea. O documento traz uma lista com alguns alimentos e suas respectivas vitaminas. Para acessar o documento, clique aqui
 
Ouça o podcast com da pesquisadora Marcia Soalheiro sobre o objetivo do informativo. 
 
 

 

 


Seções Relacionadas:
Coronavírus Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Saúde Auditiva e Alimentação é tema de informativo da ENSP