Busca do site
menu

Segurança do Profissional de Saúde é uma prioridade para a Segurança do Paciente

ícone facebook
Publicado em:17/09/2020

No dia 17 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a importância da assistência segura. Particularmente, no ano de 2020, a pandemia de Covid-19 evidenciou grandes riscos e desafios que os profissionais de saúde enfrentam durante sua rotina de trabalho. Esses riscos passam por infecções relacionadas à assistência à saúde, violência, estigma, transtornos psicológicos, emocionais, diversas doenças e até a morte. O tema da campanha mundial este ano é Segurança do Profissional de Saúde: uma prioridade para a segurança do paciente. Com o slogan Profissionais de Saúde Seguros, pacientes seguros, a campanha chama à ação: Defenda a segurança do profissional de saúde!

Criado em 2017, o Núcleo de Segurança do Paciente da ENSP é composto de representantes dos três serviços assistenciais da Escola, do Serviço de Gestão da Qualidade e da Vice-Direção de Ambulatórios e Laboratórios. Atua de forma a promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes relacionados à assistência à saúde, além da integração dos setores, a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente.

Com o objetivo de dar capilaridade às decisões do Núcleo, além de operacionalizar as ações, os três centros (Centro de Saúde, Cesteh e Hélio Fraga) possuem, em sua estrutura, as comissões internas de segurança do paciente, cujo papel é fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde. Estabelecimento do fluxo de notificação e tratamento dos incidentes relacionados à saúde, adequação e implantação dos protocolos de segurança do paciente e colaboração nos processos de auditoria dos serviços são algumas das atividades já realizadas.


+ Para saber mais clique aqui. 

O Núcleo de Segurança do Paciente da ENSP agradece e homenageia, particularmente neste 17 de setembro de 2020, todos os profissionais de saúde que vêm atuando bravamente no enfrentamento da Covid-19, dedicando sua vida a salvar outras vidas. Nosso muito obrigada!
 

Segurança do Profissional de Saúde é uma prioridade para a Segurança do Paciente

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Segurança do Profissional de Saúde é uma prioridade para a Segurança do Paciente