Busca do site
menu

Covid-19: Fiocruz publica documento sobre retorno às aulas presenciais

ícone facebook
Publicado em:14/09/2020
Covid-19: Fiocruz publica documento sobre retorno às aulas presenciaisA Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança documento que sistematiza um conjunto de orientações relacionadas às atividades escolares no contexto da pandemia, a partir de uma revisão da literatura e de publicações produzidas pela própria instituição e por outras. Intitulado Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19, o material foi coordenado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e reúne evidências e informações científicas e sanitárias, nacionais e internacionais, sobre o que tem sido debatido, até o momento, sobre a volta às aulas presenciais.
 
O documento surgiu a partir do esforço coletivo de especialistas da Fiocruz dos campos da saúde da criança e do adolescente, da epidemiologia, da saúde coletiva, da infectologia, da pneumologia, da saúde mental e da educação, que entenderam ser necessário reunir em um único lugar as questões centrais que vêm orientando o setor para que possa servir de instrumento de assessoramento à comunidade escolar e aos gestores, considerando as diferentes variáveis regionais.
 
“Trata-se de uma questão multi e transdisciplinar, além de intersetorial. Por isso, o documento destaca a necessidade de articulação, em cada território, dos serviços públicos da educação, saúde e assistência social para que sejam construídos, com a participação da população, os devidos diagnósticos”, comenta a coordenadora do grupo e assessora da Vice-Presidência, Patrícia Canto.
 
Além das diversas informações apresentadas no material, como panorama epidemiológico no Brasil, estados e municípios, lista indicadores globais e específicos para o retorno das atividades, o processo de adoecimento por Covid-19, com foco especial em crianças e adolescentes, biossegurança, vigilância e monitoramento, o documento destaca a importância da ampla testagem da população, como parte de uma estratégia de vigilância em saúde contínua e o foco no território, ou seja, considerando a realidade em que está inserida a unidade ou a rede escolar.
 
Segunda a pesquisadora, não é possível dissociar as dimensões da saúde individual. “A escola é um agente estratégico para a promoção da saúde e prevenção de possíveis agravos e “a supressão desses espaços de sociabilidade deve comprometer autoridades e sociedade para o fortalecimento de políticas públicas que criem condições concretas para a produção da saúde, como o direito à segurança alimentar e nutricional, a proteção social contra as violências (inclusive a violência doméstica e familiar que se amplia no contexto da pandemia da Covid-19) e a preservação do direito à educação e é a partir dessa perspectiva que a reabertura das escolas deve se dar”, destaca Patrícia Canto. 
 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (Ricardo Valverde)
Seções Relacionadas:
Coronavírus Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Covid-19: Fiocruz publica documento sobre retorno às aulas presenciais