Busca do site
menu

Panorama da Covid-19 e gestão pública da saúde: temas dos 66 anos da ENSP, em 3/9

ícone facebook
Publicado em:02/09/2020

Panorama da Covid-19 e gestão pública da saúde: temas dos 66 anos da ENSP, em 3/9Ao completar 66 anos, a ENSP enfrenta a missão de refletir sobre a Covid-19 e os inúmeros desafios que a pandemia trouxe para todo o mundo. Instigada por essas questões, no terceiro dia de atividades da semana comemorativa ao aniversário da Escola (3/9), pela manhã, haverá dois painéis de debates: Panorama da Covid-19 nas Américas; e Desafios globais da pandemia. À tarde, será a vez do painel A reforma do Estado e a gestão pública da saúde. A abertura do dia, às 9 horas, vai ser realizada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. Devido às recomendações sanitárias de distanciamento social, todas as palestras serão transmitidas pelo Canal da ENSP no YouTube. Para assistir as atividades, não há necessidade de inscrição prévia.

 

A pandemia da Covid-19 é um fenômeno global e precisa ser entendida desde seu ponto de vista econômico, diplomático e sanitário, a partir de respostas de organizações internacionais e de diferentes regiões do planeta. A ENSP, como a maior Escola de Saúde Pública da América do Sul e atenta ao momento atual, convidou para o Painel Panorama da Covid-19 nas Américas, que começará às 9h20, o subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Oficina Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jarbas Barbosa.


O diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris/Fiocruz) e do Centro Colaborador em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS), Paulo Buss, coordenará o Painel Desafios globais da pandemia, das 10 às 12h30. Como palestrantes: Santiago Alcázar, diplomata de carreira no Brasil e assessor do Cris para assuntos de diplomacia em Saúde, para tratar do tema A Covid-19 nas Nações Unidas; Luiz Augusto Galvão, pesquisador do Cris e professor adjunto do Departamento de Saúde Internacional da Universidade de Georgetown (EUA), que discorrerá sobre A pandemia e a Agenda 20-30; e Sebastião Tobar, assessor do Cris, que irá expor acerca das Redes Estruturantes no enfrentamento da Covid-19.


Reforma do Estado e a gestão pública da saúde


Às 14 horas, a apresentação do Painel A reforma do Estado e a gestão pública da saúde, sob a coordenação do mestre em Direito e analista de Gestão da ENSP, Lisâneo Melo, vai contar com a colaboração de Odorico Monteiro, professor adjunto do Curso de Medicina/Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fiocruz; e Rogério Carvalho, doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e líder da Bancada no Senado pelo Partido dos Trabalhadores/SE.

 

Panorama da Covid-19 e gestão pública da saúde: temas dos 66 anos da ENSP, em 3/9



Todas as mesas serão transmitidas pelo Canal da ENSP no YouTube.
 
Confira, aqui, a programação completa das atividades comemorativas dos 66 anos da ENSP/Fiocruz.


Seções Relacionadas:
66 anos ENSP Coronavírus

Nenhum comentário para: Panorama da Covid-19 e gestão pública da saúde: temas dos 66 anos da ENSP, em 3/9