Busca do site
menu

ENSP 66 anos: fortalecimento da assistência farmacêutica e saúde dos trabalhadores pautam último dia do aniversário

ícone facebook
Publicado em:03/09/2020
ENSP 66 anos: fortalecimento da assistência farmacêutica e saúde dos trabalhadores pautam último dia do aniversárioNo último dia de atividades em homenagem aos 66 anos da ENSP, estarão em pauta o fortalecimento da assistência farmacêutica na América Latina e a situação da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de frigoríficos em tempos de Covid-19. Encerrando as comemorações, a live do grupo Ciência e Poesia, liderado pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, Paulo Basta. Todas as atividades do dia 4 de setembro serão transmitidas pelo Canal da ENSP no Youtube. Participe! Para assistir as atividades, não será necessário inscrição prévia. 

A partir das 9 horas, será realizado o Seminário Regional: Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na América Latina. A abertura contará com a participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, e da pesquisadora do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP/Fiocruz), Vera Lucia Luiza, como mediadora. As palestras serão divididas em três temas.
 
O chefe do NAF/ENSP, Jorge Bermudez, falará sobre "Acesso como direito ou privilégio de poucos?". A diretora executiva da Fundación Grupo Efecto Positivo (FGEP) e coordenadora geral da Red Latinoamericana por el Acceso a Medicamentos (RedLAM), Lorena Di Giano, abordará as "Estratégias da sociedade civil para acesso a medicamentos em tempos de pandemia". Por fim, a diretora de Farmacovigilância, Acesso e Uso de Medicamentos do Ministério de Salud Perú, Maruja Crisante Nuñez, debaterá a respeito da "Assistência farmacêutica e os desafios da regulação". O organização da mesa é da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde da ENSP e do NAF/ENSP.
 
Às 14 horas, terá início o painel A Saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de frigoríficos em tempos de Covid-19. A coordenação do painel estárá a cargo do chefe do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Luiz Claudio Meirelles. O debate contará com a participação da procuradora do Ministério Público do Trabalho de Passo Fundo/RS e gerente do Projeto Nacional de Frigoríficos, Priscila Dibi Schvarcz; da auditora fiscal do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul, Bruna Quadros; do secretário-geral da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac), José Modelski Júnior; e da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Vales (Cerest/Região dos Vales/Rio Grande do Sul), Adriana Skamvetsakis.

A moderação da mesa será da coordenadora geral de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGSAT/DSASTE/SVS/MS), Karla Baêta. A organização da atividade é do Cesteh/ENSP. 
 
 Live do grupo Ciência e Poesia
 
As comemorações encerrarão às 16h15 trazendo a live do grupo Ciência e Poesia, liderado pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP), Paulo Basta. Durante a apresentação, o público vai embarcar no som de quatro canções e assistir a um clipe, todos produzidos especialmente para o aniversário de 66 anos da ENSP: Ciência e Poesia; Celeiro; A viagem e o viajante; e Paciência e Diversidade. Os integrantes da banda participarão de suas casas e também irão contar um pouco de sua experiência com a Fiocruz.
 
ENSP 66 anos: fortalecimento da assistência farmacêutica e saúde dos trabalhadores pautam último dia do aniversário
 
O grupo conta com a participação da cantora Agustina Britos, do baterista e percussionista Diego de Abreu, do baixista Gabriel Grabois e do maestro e arranjador Leandro Floresta. Ciência e Poesia apresenta canções autorais, integrando diferentes ritmos e estilos musicais.
 

Acesse, aqui, a programação completa do último dia de atividades do aniversário de 66 da ENSP.

 

ENSP 66 anos: fortalecimento da assistência farmacêutica e saúde dos trabalhadores pautam último dia do aniversário

 


Seções Relacionadas:
66 anos ENSP Vídeos

Nenhum comentário para: ENSP 66 anos: fortalecimento da assistência farmacêutica e saúde dos trabalhadores pautam último dia do aniversário