Busca do site
menu

Conexão Saúde: 80 moradores do Complexo da Maré serão testados para Covid-19 por dia

ícone facebook
Publicado em:27/08/2020

Na última semana, as favelas do Rio voltaram a ter crescimento no índice de mortes por Covid-19. Com números altos de contaminações e taxa de letalidade, um alerta ainda está aceso sobre o controle da pandemia dentro do território favelado. Pensando nisso, foi criado o projeto Conexão Saúde – De olho na Covid, que será implementado primeiro na Maré e em Manguinhos com ações de testagem em massa, pesquisa, atendimento médico online e a criação de um centro de isolamento para atenção integral. A ação é uma parceria de instituições Centro Comunitário Manguinhos, Cruz Vermelha, Dados do Bem, Estáter, Fiocruz, Redes da Maré, SAS Brasil, Todos Pela Saúde e União Rio. 

O projeto já foi iniciado com a equipe da SAS Brasil, que disponibilizou uma equipe de 70 médicos para o atendimento de forma online não apenas para casos de Covid-19. A segunda onda de ações será a testagem em massa, feita em 80 moradores por dia e agendada através do aplicativo Dados do Bem, em parceria com a Fiocruz. São indicados para o teste pessoas que estejam com sintomas entre dois e nove dias. Clique aqui e se informe sobre o passo a passo para realizar o agendamento do teste.

Testes ajudam contra a subnotificação
 
Além de ajudar a tratar melhor cada caso da doença, os testes feitos pelo Conexão Saúde servirão para diminuir os casos subnotificados e trarão um melhor panorama sobre o Covid-19 nas favelas. A promotora de vendas Elisângela, de 48 anos, moradora da Nova Holanda, conta que apresentou sintomas da doença em abril e foi ao Hospital Balbino. Entretanto, ao chegar lá, o médico não fez o teste para o novo coronavírus.
 
“Me afastei do trabalho, fiquei usando máscara e fazendo uso dos remédios indicados. Houve total descaso, pois o hospital se recusou a testar ou a encaminhar para um laboratório especializado. O médico disse que eles só testariam em emergência porque tinham poucos testes lá e estavam dando preferência para casos de Covid-19 mais graves“, relata Elisângela.
 
Conexão Saúde: 80 moradores do Complexo da Maré serão testados para Covid-19 por dia
Elisângela, moradora da Maré
 
Conexão Saúde terá centro de isolamento
 
Sendo um projeto piloto para outras favelas, o projeto iniciado na Maré terá a criação de um Centro de isolamento como terceira ação. A instalação será feita ao lado da Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, na Nova Holanda, e contará com 18 leitos para atendimento, alimentação e acomodação para dormir. 

 


Fonte: Voz das Comunidades

Nenhum comentário para: Conexão Saúde: 80 moradores do Complexo da Maré serão testados para Covid-19 por dia