Busca do site
menu

Projeto da ENSP quer dar voz aos trabalhadores e trabalhadoras na pandemia da Covid-19

ícone facebook
Publicado em:17/08/2020
Projeto da ENSP quer dar voz aos trabalhadores e trabalhadoras na pandemia da Covid-19O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) dará destaque aos relatos de trabalhadoras e trabalhadores por meio do projeto Narrativas de trabalhadoras e trabalhadores na pandemia da Covid-19.
 
Para Sergio Arouca, um dos principais idealizadores do SUS, “Saúde não é somente a ausência da doença” é, também, “ausência do medo” e “direito à casa, ao trabalho, a um salário digno, à água, à educação, a ter informações de como dominar este mundo e transformá-lo. E é nesse contexto que o Cesteh quer seu relato, para entender um pouco mais sobre a saúde do trabalhador neste momento de pandemia.
  
O Cesteh dará destaque aos relatos de trabalhadoras e trabalhadores estimulando as diversas formas de expressão (audiovisual, sonora, escrita, entre outras), sobre suas condições de trabalho, saúde e as estratégias para enfrentamento da pandemia de Covid-19, já que, para os pesquisadores envolvidos no projeto, a pandemia veio para fazer modificações no trabalho ainda desconhecidas, como o excesso de trabalho para uns e a falta para outros. 
 
A proposta de dar voz para esses trabalhadores veio de uma das pioneiras na formulação das bases de saúde, trabalho e ambiente do Brasil, a pesquisadora aposentada do Cesteh, Anamaria Testa Tambelinni, e teve rápida adesão de vários pesquisadores do departamento, que começaram a pensar na construção do projeto e chegaram a esse formato de narrativas, tendo como um dos objetivos discutir os transtornos de trabalho com os próprios trabalhadores, já que eles precisam tomar para si as questões da sua saúde, seguindo a perspectiva de saúde do trabalhador de que “Saúde não se delega, saúde se defende”. 
 
O projeto é destinado, inicialmente, para categorias que já são acompanhadas por outros projetos do Cesteh, o que permite maior avaliação dos vínculos precário e seus efeitos, saúde mental, assédio moral, efeitos do teletrabalho, trabalho domésticos, questões de gênero, racismo, dentre outros. As categorias são: profissional de saúde, professor (a), petroleiro (a), motorista/entregador (a) de aplicativos, trabalhador (a) rural ou agente de combate às endemias.
 
O material produzido deverá ser enviado para o e-mail: narrativas.cesteh@gmail.com
 
 

 



Nenhum comentário para: Projeto da ENSP quer dar voz aos trabalhadores e trabalhadoras na pandemia da Covid-19