Busca do site
menu

Fiocruz lança novo informativo Radar Covid-19 Favelas

ícone facebook
Publicado em:04/08/2020
Fiocruz lança novo informativo Radar Covid-19 FavelasEm mais uma iniciativa de vocalização de populações vulneráveis no contexto da pandemia de Covid-19, a Fiocruz lança na sexta-feira (31/7) a primeira edição do informativo Radar Covid-19 Favelas. A publicação faz par com o Boletim Socioepidemiológico de nome homônimo, com a diferença de ser construída a partir do monitoramento ativo de fontes não oficiais (vigilância de rumores) das comunidades cariocas. Ambas foram elaboradas no âmbito da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro. 
 
O informativo usa como base de coleta dos relatos as mídias sociais de coletivos de favelas cariocas, o contato direto com moradores, lideranças e movimentos sociais e busca sistematizar, analisar e disseminar informações sobre a situação de saúde nos territórios em foco em cada edição. Com isso, segundo os organizadores, visa promover a visibilidade das diversas situações de vulnerabilidade e antecipar as iniciativas de enfrentamento da pandemia. 
 
Leonídio Santos, coordenador da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, destaca o compromisso da instituição em reconhecer e agir junto à sociedade civil para que as soluções que emergem de territórios vulnerabilizados e o conhecimento neles produzido possam circular e ganhar legitimidade. “O informativo se soma a um conjunto de iniciativas desenvolvidas pela instituição com objetivo de reforçar a visibilidade do que vem sendo vivenciado nas favelas em relação à pandemia de Covid-19: as iniciativas de solidariedade; os desafios; as análises, articulações e posicionamentos das organizações nas favelas sobre esse contexto”, analisa.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Seções Relacionadas:
Coronavírus Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Fiocruz lança novo informativo Radar Covid-19 Favelas