Busca do site
menu

‘Inovação Responsável em Saúde’ reorienta o desenvolvimento de inovações éticas, sustentáveis e socialmente desejáveis

ícone facebook
Publicado em:23/07/2020
‘Inovação Responsável em Saúde’ reorienta o desenvolvimento de inovações éticas, sustentáveis e socialmente desejáveisPromovendo o bem comum em tempos de Covid-19: a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde foi o tema da recente entrevista produzida pelo Cadernos de Saúde Pública, e veiculada no Canal da ENSP no YouTube. Os pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Montreal, Hudson Silva, Robson Rocha de Oliveira e Renata Pozelli Sabio, participaram da entrevista. Confira!
 
Neste oitavo episódio da série Entrevista com Autores, produzida por Cadernos de Saúde Pública (CSP), participam Luciana Dias de Lima, editora de CSP, e um time de pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Montreal: Hudson Silva, Robson Rocha de Oliveira e Renata Pozelli Sabio, com a mediação do jornalista Vinícius Mansur. 
 
Os pesquisadores são autores do artigo que embasa a discussão: "Promovendo o bem comum em tempos de Covid-19: a perspectiva da Inovação Responsável em Saúde", publicado no fascículo de julho do CSP, que pode ser acessado aqui - https://bit.ly/3h9Bvw6 
 
De acordo com eles, diversas soluções têm sido propostas para o enfrentamento da Covid-19. Tais soluções incluem testes para rastreamento e confirmação diagnóstica, intervenções não farmacológicas de alcance individual, ambiental e comunitário para reduzir a velocidade de transmissão do vírus e tecnologias para o tratamento dos pacientes.
 
Além de questões relacionadas à eficácia e à segurança dessas soluções, a rapidez com que elas têm sido desenvolvidas e disponibilizadas à população levanta também um conjunto importante de questões éticas, legais, sociais, econômicas e ambientais. Por exemplo, os testes diagnósticos, os medicamentos e as demais tecnologias contribuem para reduzir ou aumentar as desigualdades em saúde? As soluções propostas para monitorar os cidadãos violam seus direitos fundamentais à privacidade e à autonomia? Quais são os impactos dessas soluções para o meio ambiente? E em que medida elas são compatíveis com a sustentabilidade dos sistemas de saúde? Os entrevistados acreditam que a perspectiva da IRS oferece elementos importantes para responder essas questões.
 
O espaço do Cadernos de Saúde Pública "Entrevista com Autores", no Canal da ENSP no YouTube conta com a colaboração da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP), visando contribuir com a divulgação de artigos científicos para o enfrentamento do Covid-19.
 
Para assistir a entrevista clique aqui ou na imagem abaixo.
 
‘Inovação Responsável em Saúde’ reorienta o desenvolvimento de inovações éticas, sustentáveis e socialmente desejáveis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acompanhe CSP: 
 
 
 
 

Fonte: Cadernos de Saúde Pública
Seções Relacionadas:
Coronavírus Entrevistas Vídeos

Nenhum comentário para: ‘Inovação Responsável em Saúde’ reorienta o desenvolvimento de inovações éticas, sustentáveis e socialmente desejáveis